Componentes de antifurto veicular proporcionam maior segurança para os proprietários de veículos. Dessa forma, a proteção ao modelo também é estendida para os bens presentes no seu interior. 

Há uma série de tecnologias de segurança que contribuem para a proteção do veículo, como alarmes e travas, por exemplo. Por isso, listamos abaixo os principais tipos de antifurto para carros e explicamos quais são as suas funções.

Continue a leitura e e tire suas dúvidas

 

O que é sistema de antifurto veicular? 

Sistema de antifurto veicular são todos os equipamentos presentes no veículo que proporcionam maior proteção contra roubos e furtos, do próprio automóvel ou dos objetos em seu interior. 

As tecnologias ajudam a prevenir uma série de ocorrências, tais como reboque indevido, invasão no interior do veículo ou furto. 

 

Principais tipos de antifurto veicular

As tecnologias de antifurto para carro mais comuns, que também estão presentes nos modelos Mercedes-Benz, são: 

  • Sistema de alarme antifurto e antiarrombamento;
  • Proteção antirreboque com aviso acústico e visual em caso de mudança de posição detectada;
  • Sirene de alarme;
  • Proteção do interior (dispara em caso de movimentos no compartimento interno);
  • Preparação para a instalação de notificação de danos em estacionamento.

Entenda melhor o funcionamento de cada uma dessas tecnologias automotivas abaixo.

 

1. Proteção antirroubo: Função do imobilizador

O imobilizador impede que o seu veículo possa ser colocado em funcionamento sem a chave adequada. O imobilizador é automaticamente ativado quando a ignição é desligada e desativado quando esta é ligada.


2. EDW (sistema de alarme contra arrombamento e roubo)

Com o sistema de alarme contra arrombamento e roubo ativado, é acionado um alarme ótico e acústico nas seguintes situações:

  • Uma porta lateral é aberta;
  • A porta traseira é aberta;
  • O capô é aberto;
  • O sistema de proteção do interior é acionado;
  • A proteção antirreboque é acionada.

O sistema de alarme contra arrombamento e roubo é ativado automaticamente passados cerca de cinco segundos após o trancamento com a chave.

Com o sistema de alarme contra arrombamento e roubo ativado, a luz indicadora pisca na unidade de comando do teto.

O sistema de alarme contra arrombamento e roubo é desativado automaticamente após o destrancamento com a chave e depois da ativação da tecla start/stop com a chave dentro do veículo.

- Leia também: Seguro de carro: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

 

3. Função da proteção antirreboque

Se a inclinação do veículo se alterar com a proteção anti antirreboque ativada, é acionado um alarme ótico e acústico. Isso pode acontecer, por exemplo, se o veículo for levantado lateralmente. 

 

4. Sirene de alarme

Esse sistema de antifurto veicular é capaz de reconhecer tentativas não autorizadas de abrir as portas do veículo, tampa do porta-malas ou capô. Um alarme é acionado em todos esses casos. 

A intenção por trás da sirene de alarme, portanto, é colocar ladrões em potencial para fugir. Além disso, ela também permite que você verifique se o seu veículo está nas proximidades.

 

5. Sistema de proteção do interior do veículo

Se, com o sistema de proteção do interior ativado, for detectado um movimento no interior do veículo, aciona-se um alarme ótico e acústico. Isto pode acontecer, por exemplo, em casos em que um indivíduo tentar arrombar indevidamente o automóvel

O sistema de proteção do interior só é ativado se os seguintes componentes estiverem fechados:

  • Porta do condutor e porta do acompanhante;
  • Portas laterais;
  • Portas traseiras.

 

- Conheça também outras tecnologias Mercedes:

 

Gostou do texto? Confira outros artigos relacionados no blog da Bamaq Mercedes-Benz! Somos uma concessionária Mercedes com anos de experiência!