A câmera veicular pode ser utilizada para diferentes finalidades, como por exemplo, para auxiliar em manobras de estacionamento ou ainda para gravar vídeos do trajeto. 

Portanto, o equipamento tem o objetivo de melhorar a dirigibilidade e segurança durante as viagens. 

Quer saber mais sobre as funções dessa tecnologia? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. 


Funções da câmera veicular

As funções mais comuns de câmeras de carros têm o objetivo de ajudar o motorista em balizas, podendo estar instaladas em diversos pontos do veículo. Além disso, há ainda modelos disponíveis para gravar/monitorar o trajeto do carro. 

Explicamos detalhadamente como funciona cada uma dessas tecnologias. Veja!

Câmera de estacionamento 360°

É uma das tecnologias de câmeras veiculares mais modernas presentes no mercado. 

Geralmente, elas ficam localizadas na dianteira, traseira e logo abaixo de ambos os retrovisores do veículo. Dessa forma, são capazes de gerar uma imagem com detalhes de todo o entorno do carro, oferecendo assim mais segurança e controle para o motorista na hora de manobrar. 

A tecnologia está presente nos veículos Mercedes-Benz e funciona em conjunto com outras funcionalidades do pacote de estacionamento. 

Assistente de estacionamento com câmera 360° nos veículos Mercedes-Benz

O assistente ativo de estacionamento com câmera 360° facilita tanto a procura por vagas quanto as manobras de estacionamento. A escolha é sua: estacione você mesmo facilmente com a ajuda da visão panorâmica, ou relaxe e deixe que o carro estacione por você.

Se você optar pelo estacionamento assistido, o assistente ativo ajuda a colocar o veículo na vaga escolhida. 

O sistema pode ainda oferecer ajuda em diversas tarefas durante a manobra de estacionamento – começando pelas setas e ao virar o volante. 

Se você quiser fazer as manobras para entrar e sair do estacionamento você mesmo, aproveite a visão panorâmica proporcionada pela câmera de marcha à ré e três câmeras adicionais. 

Desta forma você vê a área à frente, ao lado e atrás do veículo no display de mídia. A imagem da câmera é complementada por nítidas linhas guias que se moldam ao ângulo de viragem. 

Além disso, uma interconectividade de todas as perspectivas da câmera possibilita a representação virtual da perspectiva aérea. Assim você pode estacionar sem problemas também em vagas apertadas ou de difícil acesso.

Câmera de marcha à ré

É uma câmera de carro exclusiva para visão traseira. Com ela, fica muito mais fácil e seguro estacionar de ré e manobrar.

Ao se engatar a marcha à ré, ela é automaticamente ativada e o motorista pode ver o entorno atrás do veículo no display do sistema multimídia. Linhas de auxílio dinâmicas proporcionam ao motorista uma clara orientação ao manobrar o veículo.

Podem atuar ainda em conjunto com sensores, que detectam a presença de algum obstáculo, como objetos ou até pessoas. Assim, quando identificado alguma presença, o sistema emite um aviso sonoro para alertar o motorista. 

Dashcam

São câmeras projetadas para gravar e monitorar o trajeto dos veículos. Elas contam com tecnologias que permitem imagens de qualidade e alta precisão. 

Geralmente, uma dashcam, como é conhecido as câmeras que gravam imagens em veículos, contam com recursos como de estabilização de imagem, visão noturna, eixo de rotação, entre outros. Elas podem ser instaladas tanto na parte interna, quanto externa do veículo. 

As dashcam são usadas principalmente em veículos de frota, pois geralmente elas já vem instaladas com GPS, permitindo assim o monitoramento em tempo real e garantindo maior segurança em casos de acidentes ou assaltos. 


Vantagens do acessório 

  • Auxílio visual em manobras. Com a câmera, estacionar o veículo torna-se muito mais fácil, rápido e seguro. 

  • Mais segurança, uma vez que aumenta a visualização do entorno do carro. Assim, o motorista é capaz de identificar possíveis obstáculos na pista e evitar o contato. 

  • O armazenamento de imagens pode servir como prova para o motorista em caso de acidente. 

  • Minimiza as chances de danos ao veículo, uma vez que alerta sobre contatos eminentes. 

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite e baixe também nosso material gratuito com várias dicas para você cuidar de seu Mercedes-Benz.