A chave codificada é mais um equipamento tecnológico que proporciona maior segurança no trânsito. O sistema presente nos veículos Mercedes-Benz impossibilita que o mesmo seja ligado caso você não esteja utilizando o modelo original da chave. 

Mas afinal, você sabe como funciona esse sistema? Quais são as vantagens das chaves codificadas? O que fazer caso o proprietário perca a chave? 

Vamos responder a todas essas perguntas no texto a seguir. Confira! 

O que é chave codificada? 

A chave codificada é um equipamento que conta com um código eletrônico. Por isso, o sistema permite que o veículo dê a partida no motor apenas com uma chave que contenha o código eletrônico compatível com a central de segurança do automóvel. 

No caso das chaves convencionais, o acionamento do motor se dá através de um segredo mecânico esculpido em uma lâmina metálica. Já com a chave codificada, essa leitura é feita através de uma comunicação eletrônica entre a chave e o sistema interno do veículo. 

Basicamente, é como se cada veículo contasse com um cartão de identidade único, que permite o acionamento do motor apenas com a leitura de seu código. 

Como funciona a chave codificada Mercedes? 

Esse tipo de chave conta com um chip (transponder), utilizado para armazenar o código eletrônico. No momento em que a chave é colocada na ignição, um sinal é emitido para a central de segurança, localizada dentro do veículo. 

Caso a central receba a mensagem codificada previamente programada, o motor será acionado corretamente. Portanto, o carro só vai ligar o motor caso a codificação da chave e da central coincidam.

Se a chave não conter o código correto será acionada uma luz de alerta no painel do carro, não sendo possível ligar o veículo. Quando isso acontece, não é possível dar partida no motor nem mesmo com ligação direta.

Assim que o proprietário finaliza a compra de seu Mercedes-Benz, ele recebe da concessionária um cartão com um código eletrônico, além da chave original e reserva. Este é um código único que funciona única e exclusivamente para o veículo em questão. 


Leia também: Sistema keyless: o que é e quais as vantagens dessa tecnologia


Perdeu sua chave codificada? O que fazer nesse caso? 

Primeiramente, caso você perca a chave original, ainda há a reserva para continuar usufruindo do veículo. No entanto, em caso de perda de ambas, será necessário solicitar à concessionária outro equipamento. 

Isso porque você não conseguirá acionar o veículo com nenhuma outra chave, uma vez que ela deve ser configurada com um código exclusivo. 

Por isso, quando perder sua chave, você deverá ir até uma concessionária Mercedes-Benz  e solicitar uma nova chave.  

Vantagens do sistema de chave de carros codificadas

A principal vantagem do equipamento é, claro, a maior segurança proporcionada no trânsito. A chave codificada acaba sendo um impeditivo para furtos, uma vez que não há outro modo de acionar o veículo sem o modelo original. 

Portanto, há uma maior tranquilidade para os proprietários em saber que seu veículo está seguro caso a chave codificada esteja em sua posse.

Neste sentido, é importante que o motorista tenha muito cuidado com sua chave, para não perdê-la e deixar o veículo vulnerável. Por isso, recomendamos que você nunca ande com a chave reserva no carro, busque deixá-la em algum lugar seguro, dentro de casa ou em seu local de trabalho. 

Como descobrir o código da chave codificada? 

Caso você perca a chave codificada será necessário realizar uma nova cópia, para isso, você vai precisar do código do equipamento. 

Mas afinal, onde encontrar essa informação? Apontamos abaixo:

  • No cartão de identificação: os veículos que contam com essa tecnologia vêm com um cartão que contém o código da chave. Nele estará o código único que identifica a senha da chave;

  • Central eletrônica: a central do veículo conta com um chip onde está gravado a senha da chave codificada. Para extrair essa informação você precisará utilizar um equipamento eletrônico. Consulte profissionais especializados para realizar a consulta; 

  • Número do chassi: alguns fabricantes relacionam o número do chassi do veículo ao código da chave.

Por que a chave codificada não funciona?

A chave codificada do seu Mercedes-Benz está apresentando problemas. Veja abaixo quais podem ser os motivos: 

Falha no transponder 

Como mencionado anteriormente, o transponder é o chip da sua chave codificada, este pode ser danificado por uma série de motivos, como por exemplo, em quedas bruscas, infiltrações por conta de contato com líquidos, entre outros. 

Falha na antena

Esse costuma ser um problema provisório. Em geral, ele ocorre por conta da ação do calor do sol, que vai alterar as propriedades condutoras da antena, o que pode fazer com que a leitura do sinal não aconteça da forma correta. 

Falhas eletrônicas

Nesse caso podem ocorrer falhas no sistema eletrônico do seu Mercedes-Benz, dificultando a decodificação da chave. 

O que fazer quando a chave não funciona?

Em todos os casos citados anteriormente, é recomendado buscar a ajuda de profissionais. Estes contam com equipamentos especializados para identificar e corrigir o problema corretamente.


Leia também: 11 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz