A tecnologia Distronic Plus, presente nos veículos Mercedes-Benz proporciona mais conforto e segurança durante as viagens. Ela atua principalmente na manutenção de uma distância segura com os veículos da frente.

Quer entender melhor o funcionamento e benefícios da tecnologia Distronic da Mercedes? Continue a leitura pois vamos explicar tudo o que você precisa saber abaixo.


O que é Distronic Plus?

A tecnologia automotiva, mais uma entre as inovações do Mercedes-Benz Intelligent Drive, tem como principal objetivo garantir a melhor experiência para quem dirige e para quem está ao redor.

O sistema reduz o esforço do motorista ao controlar automaticamente a velocidade, de acordo com outros veículos à frente. Assim, ele é capaz de manter sempre uma distância segura, que é definida e programada pelo próprio usuário.

O sistema emite um alerta visual quando a distância de segurança é desrespeitada, e sonoro, caso haja risco de colisão.


Como funciona a tecnologia Distronic?

O inovador sistema de assistência à condução ajuda o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo da frente e a permanecer no centro da faixa.

Portanto, a tecnologia oferece um grande conforto ao volante, especialmente em longas viagens e trânsito congestionado.

Operando por sinais de radar, o sistema freia quando necessário e acelera novamente, se possível, até o veículo atingir a velocidade desejada. Assim, é reduzido o risco de colisão com o veículo da frente.


Benefícios do Distronic Plus da Mercedes

Listamos abaixo as principais vantagens do controle automático de distância Distronic com piloto de direção. Confira!


1. Permanecer na faixa com descontração

O sistema de auxílio do piloto de direção se baseia nas marcações da faixa de rodagem, que são reconhecidas pela câmera estéreo e que têm de estar bem visíveis em ambos os lados da faixa.

Na direção em congestionamentos a velocidades inferiores a 60 km/h, o sistema se orienta ainda no veículo que trafega à frente, especialmente com marcações inexistentes ou indefinidas na faixa.


2. Reconhecimento inteligente Hands-Off

Se o motorista tirar as mãos do volante, o sistema emite um alarme e desativa o piloto de direção somente se a situação o exigir. Assim, é possível uma condução lenta e sem as mãos em congestionamentos.


3. Dinamismo como desejado

A escolha dos programas de condução também tem influência sobre as características de condução do controle automático da distância.


4. Seu copiloto em rodovias

O sistema é capaz de evitar ultrapassagens pela direita proibidas em rodovias ou estradas semelhantes, por exemplo, quando um congestionamento começa a desaparecer ou em trânsito lento.


5. Avisa quando a situação fica crítica

A frenagem automática atinge uma desaceleração de até 5 m/s2. Ao perceber que é necessária uma frenagem mais forte, o sistema emite um alerta sonoro e acende um sinal de aviso no painel de instrumentos. Logo, esta combinação de sinais requer que o motorista acione o freio. Se necessário, é ativado o assistente de frenagem ativo.

Vale ressaltar ainda que o controle automático de distância Distronic com piloto de direção opera em uma faixa de velocidade de 0 a 200 km/h. Devido à câmera estéreo, o funcionamento do sistema é restrito em caso de contraluz, névoa, chuva, neve ou durante a noite.


Faça um teste drive na Bamaq!

Ficou convencido(a) a adquirir o seu Mercedes-Benz com a tecnologia Distronic Plus? Venha até a Bamaq Mercedes-Benz! Somos uma concessionária Fiat com anos de experiência. Visite nossa loja em Juiz de Fora ou em Belo Horizonte e sinta na pele todos os diferenciais de um veículo Mercedes-Benz.

É durante o test drive que você vai entender se o modelo pelo qual se interessou realmente atende às suas necessidades. É a hora de tirar a prova final com a experiência de condução.

Portanto, certifique-se de aproveitar ao máximo esse momento. Use esse tempo com o veículo para entender como ele reage à situações rotineiras, como em subidas, no trânsito, em funções de estacionamento etc.

 

Conheça outras tecnologias da Mercedes:

  • Dynamic Select: saiba mais sobre o sistema de condução Mercedes-Benz
  • Função HOLD: conheça a tecnologia de segurança de freios da Mercedes
  • Multibeam LED: conheça os faróis adaptativos da Mercedes-Benz e a segurança adicional que eles oferecem