A tecnologia EQ Boost, presente em ambas versões do Novo Classe C, proporciona maior conforto e eficiência para a condução. O resultado é uma dirigibilidade muito mais prazerosa. 

o texto a seguir vamos apresentar mais detalhes sobre o sistema, além de indicar suas principais vantagens. Continue a leitura e fique por dentro. 

Entenda o que é a tecnologia EQ Boost

Este é um sistema que integra as funções do motor de arranque e do alternador em um único equipamento. 

Instalado entre o motor e a caixa de transmissão automática, trabalha em conjunto com o motor fornecendo mais 20 cv de potência e 200 Nm de torque. 

Seu objetivo é proporcionar mais potência e melhorar a eficiência do Mercedes-Benz. 

Principais vantagens do sistema EQ Boost

As vantagens desse equipamento são nítidas, acréscimo tanto em potência, como em torque ao motor, melhorando consideravelmente o prazer em dirigir. 

Além disso, elimina o antigo motor de partida, abrindo espaço no cofre do motor para outros equipamentos e novas tecnologias. 

Ao tirar o pé do acelerador, o equipamento deixa de ser exigido, então o sistema inverte as polaridades do motor de arranque, convertendo as funções do equipamento para alternador e inicia imediatamente o carregamento das baterias. 

Ainda, o motorista pode acompanhar pelo painel de instrumentos quando o sistema está operando. Avisos e gráficos são apresentados no quadro de instrumentos para avisar  se o sistema está ligado e se o veículo está gastando ou regenerando energia durante as desacelerações e frenagens.

O resultado é o aumento do conforto na dirigibilidade, com arrancadas silenciosas, mais potentes e sem vibrações. 

Ainda tem mais! O EQ Boost, presente nos modelos C 200 e C 300 AMG Line, aumenta a eficiência no consumo de combustível (economia de até 10%) e conta com menos emissões de gás carbônico (redução de 8 a 12g/km do CO2), o que vêm de encontro às tendências mundiais, no sentido de preservação do meio ambiente.

Desempenho com do Novo Classe C

  • C 200 AMG Line: Potência de 204 cv e torque de 300 nm. Além disso é adicionado mais 20 cv e 200 de torque obtidos com auxílio do motor elétrico em condições ideais de teste.

  • C 300 AMG Line: Potência de 258 cv e torque de 400 nm. Adicionado 27 cv e 200 de torque obtidos com auxílio do motor elétrico em condições ideais de teste.

Como funciona a tecnologia? 

Como adiantamos acima, o EQ Boost é utilizado para ajudar o motor a alcançar a sua rotação ideal de forma mais rápida durante as trocas de marchas. Dessa forma, alcança-se um tempo de troca de transmissão automática mais reduzido.

Durante as reduções de velocidade, o motor elétrico atua como alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria. A bomba d’água movimenta-se através de eletricidade e é movida por um mapa que adapta de forma contínua o fluxo do líquido de resfriamento à necessidade de condução do momento. 

O sistema conta ainda com uma configuração de duplo fluxo, o que proporciona características de torque otimizadas. 

Outras novidades do Novo Classe C

  • Nova geração do inovador sistema multimídia MBUX que torna a sua experiência de condução digital e intuitiva;

  • Carregamento sem fio para celulares;

  • Display Central 103% maior;

  • Bancos dianteiros que podem memorizar a posição do banco;

  • Maior comprimento, mais largura, menos altura, resultando em dimensões significativamente mais esportivas e luxuosas;

  • Interior totalmente redesenhado, com formas fluidas e materiais de alta qualidade;

  • Programas de dirigibilidade DYNAMIC SELECT capazes de mudar as características de condução do Classe C ao toque de um botão.