O MBUX  (Experiência Mercedes-Benz para o Usuário), tecnologia presente nos veículos Mercedes-Benz, torna a condução muito mais confortável e personalizada. Graças à inteligência artificial, ao longo do tempo, o sistema aprende e se adapta cada vez mais à forma com que o motorista está acostumado a dirigir.

No texto a seguir vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o sistema. Você vai conhecer suas principais funcionalidades e diferenciais. Vamos lá? 


O que é o MBUX?

O MBUX é o sistema multimídia com inteligência artificial dos veículos Mercedes-Benz. A tecnologia chegou para revolucionar a experiência na direção, tornando-a muito mais intuitiva, confortável e personalizada. É uma maneira completamente nova de operar um automóvel.

Com o sistema MBUX, cada detalhe pode ser ajustado com exatidão aos desejos do usuário, desde a posição de dirigir até o acesso a alguns dos seus aplicativos favoritos do celular. 

A interação com o sistema ocorre através de comandos de voz ativados por um simples "Hey" ou "Olá", seguidos da palavra "Mercedes", ou com toques no volante, no touchpad do console central ou na própria tela Widescreen.


Diferenciais da tecnologia MBUX 


Extremamente intuitivo

Os humanos são seres de hábitos, até na operação dos seus veículos. Por isso, o MBUX deixa você no controle de tudo. É possível comandar o sistema por voz ou com a ponta dos dedos, através do touchpad. 

Além disso, caso o motorista tenha interesse, o sistema é capaz até mesmo de reconhecer gestos naturais e recorrentes, replicando-os e simplificando a rotina. 

Ou seja, o MBUX se adapta individualmente ao condutor.


Mundos temáticos

Com os mundos temáticos do MBUX, é possível criar no seu veículo ambientes pré definidos. As representações no display de mídia e no painel de instrumentos adaptam-se em conformidade, bem como a iluminação e o programa de condução. 

E a melhor parte: o condutor também pode compor os seus próprios mundos temáticos individuais. 


User Action Prediction 

O sistema MBUX transforma o seu veículo num parceiro de confiança. A cada dia que passa, o sistema aprende algo novo e, sobretudo, passa a conhecer cada vez melhor o condutor. 

Ele memoriza suas canções favoritas, o caminho para o trabalho e números de telefone para os quais faz chamadas frequentes. Caso pretenda, sintoniza automaticamente a estação de rádio certa ou indica um caminho mais rápido se o habitual estiver congestionado. Tudo isto de modo automático, se assim o desejar. 


Estilos de visualização

Pode adaptar o design e a impressão geral do cockpit panorâmico de modo individual. Tem à escolha quatro estilos de visualização: "Clássico", "Desportivo", "Progressivo" e "Discreto". 

O estilo selecionado influencia visivelmente a atmosfera no interior, sobretudo em combinação com a iluminação ambiente disponível opcionalmente. 


Assistente de Interior MBUX

Desfrute do conforto de operação sem contato: este sistema inovador reúne e interpreta os movimentos da sua mão e braços. Desta forma, você pode ativar as funções selecionadas com toda a rapidez. 

O MBUX da Mercedes consegue ainda perceber a diferença entre o condutor e o acompanhante - para que ambos possam acessar exatamente os menus que pretende controlar. 


Conceito de comando tátil

O MBUX proporciona ao motorista a máxima liberdade para comandar todas as funções da forma mais cómoda. 

No seu veículo, está disponível um ecrã tátil; na consola central está também integrado um touchpad, que reage a gestos com um e com vários dedos, bem como à caligrafia. Além disso, os displays podem ser controlados através dos botões Touch Control no volante. 


Leia também: 7 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz