Mercedes-AMG significa excelente performance em todos os sentidos. Se você ama velocidade e adrenalina, os veículos da marca são a escolha perfeita.

Ela se destaca quando o assunto é esportividade, diversão, conectividade, performance e design. O resultado são veículos diferentes de tudo que você já sentiu! 

O que é Mercedes-AMG? 

AMG – estas três letras representam mundialmente o desempenho automotivo supremo, exclusividade, eficiência e prazer de condução altamente dinâmico.

Mercedes-AMG é a divisão esportiva da Mercedes-Benz e que é responsável pelo desenvolvimento de veículos e motores esportivos de altíssima performance. 

A empresa foi criada em 1967 por Hans-Werner Aufrecht e Erhard Melcher com o objetivo de transformar os veículos da montadora alemã em carros de competição. 

Rapidamente a marca estava se colocando contra equipes de corrida fortes e já renomadas. Em 1971, eles venceram a lendária corrida “24 Horas de Spa” com o AMG 300 SEL 6.8. Isso tornou as letras A, M e G conhecidas em todo o mundo. 

A: o visionário Aufrecht, que continuamente impulsionou a empresa. M: o gênio técnico Melcher, que encontrou soluções até para os desafios mais complexos. G: Großaspach, o lugar onde nasceu Hans Werner Aufrecht. 


Diferenciais dos veículos Mercedes-AMG

A combinação e coordenação perfeitas de todos os componentes dão origem a um veículo que não só é um deleite para dirigir na estrada, mas também é capaz de se afirmar na pista de corrida. Esse é o espírito dos veículos Mercedes-AMG.

Afinal, quão diretamente a aceleração pode ser sentida? Com um Mercedes-AMG, é uma experiência física tangível: direta, poderosa e impressionante. 

Conheça um pouco mais sobre os detalhes que tornam essa a linha de veículos esportivos mais reconhecida do mundo. 

“One man, one engine”

Cada Mercedes-AMG é desenvolvido e construído em sua totalidade em Affalterbach, na Alemanha. Toda a montagem do motor, desde o torque de cada parafuso, até a instalação dos anéis, bronzina e retentor, tudo é realizado por um único engenheiro. 

É o que a Mercedes chama de “one man, one engine” (um homem, um motor), a filosofia que garante ainda mais exclusividade, excelência e precisão em cada um dos veículos da linha.

Afinal, a montagem de cada exemplar é feita manualmente, com o máximo de atenção e cuidado, tudo para garantir o desempenho máximo e longevidade do conjunto mecânico.

São mais de 60 engenheiros-artesãos na seção de montagem de motores da fábrica da AMG, em Affalterbach. Para a elaboração do super motor, são necessárias cerca de 23 etapas, que podem levar até 6 horas para finalização. Quando finalizado, o motor recebe uma plaqueta com o nome redigido à mão pelo engenheiro responsável. 

Portanto, os motores Mercedes-AMG são exemplares únicos. São obras-primas tecnológicas e leves que liberam uma enorme quantidade de energia com máxima eficiência energética.


Leia também: Motores Mercedes-Benz a Diesel: confira características do dispositivo

Atenção aos mínimos detalhes

De modo a garantir a melhor performance e vida útil para o Mercedes-AMG, cada peça é aferida individualmente pelo sistema AMG Trace. Este cataloga cada unidade e faz o cruzamento com as próprias ferramentas: os parafusos que prendem um cabeçote ao bloco, por exemplo, precisam ser torqueados em uma sequência específica, demonstradas num monitor que fica próximo ao engenheiro. 

No caso de haver algum problema, a tela identifica o componente mal ajustado no mesmo instante. As próprias ferramentas são monitoradas pelo AMG Trace – no caso de uma delas apresentar falha funcional com certa constância, é imediatamente substituída ou recalibrada.

Testes de motor

Depois da montagem do motor, ele é submetido a ao menos dois testes: um de pressão, para procura de possíveis vazamentos, e um que a AMG chama de “teste frio”, no qual o motor trabalha em rotação lenta em uma bancada de testes. Ele não é ligado. 

Os componentes internos funcionam de forma passiva, movidos por uma conexão externa ao volante do motor. Este teste é suficiente para detectar o funcionamento da parte elétrica e eletrônica, hidráulica e balanceamento. Considerando todo o rigor nas etapas de montagem, não é de surpreender que um motor nunca tenha sido reprovado nesta etapa.


Leia também: Dynamic Select: saiba mais sobre o sistema de condução da Mercedes

Motores com alma

A oficina de motores da Mercedes-AMG está produzindo atualmente dois motores V8 de alto desempenho: o M 177 biturbo movido a gasolina usado nos atuais 63 modelos, e o M 178, o coração pulsante da família GT. 

Cada um deles pesa cerca de 200 quilos e são feitos de cerca de 600 peças diferentes, que são montadas manualmente em quatro a cinco horas. Depois disso, os V8s estão prontos para serem enviados às fábricas da Mercedes-Benz, onde os modelos AMG são produzidos em todo o mundo.

Espírito inovador

Nosso trabalho começa desde o estágio de planejamento para a arquitetura do veículo de um novo modelo Mercedes-Benz. Dessa forma, garantimos que os requisitos da AMG já sejam levados em consideração no desenvolvimento dos veículos de produção em série. Como já mencionado, cada Mercedes-AMG é desenvolvido e construído integralmente em Affalterbach. 

Quase um terço de nossos mais de 2.000 funcionários trabalham na área de desenvolvimento, contribuindo com as competências essenciais que tornam possível nosso desempenho excepcional. 

Com base nessa experiência, desenvolvemos veículos com um DNA muito especial: o DNA AMG. Nosso espírito se desdobra nas quatro dimensões do nosso processo de desenvolvimento de veículos: sistemas de acionamento, dinâmica de direção, som e design.

Dinâmica de condução

Normalmente, as estradas são para ir de A a B. Para os entusiastas do desempenho, as estradas são muito mais do que isso. Eles veem cada curva como um convite. Eles adoram liberar o poder de seu veículo no asfalto enquanto o dirigem com precisão. 

Libertar a paixão, controlar a potência: um Mercedes-AMG aplica este princípio para transformar a potência em dinâmica de condução. Todos os sistemas de chassis são perfeitamente coordenados para este fim. 

A tecnologia inovadora AMG oferece o equilíbrio certo entre dinamismo e controle: a tração integral AMG Performance 4MATIC e 4MATIC+ desenvolvida internamente é um exemplo disso, assim como a suspensão esportiva inteligente AMG RIDE CONTROL, a direção esportiva sensível à velocidade variável e o sistema de freio de alto desempenho e aerodinâmica otimizada.

O amplo espectro de tecnologias AMG atende a um único objetivo aqui: proporcionar aquela sensação especial de que estamos no controle de cada curva.

Som

Os motoristas de um Mercedes-AMG são tudo menos personagens silenciosos. Isso é bastante óbvio assim que o motor liga. O ronco completo e poderoso do sistema de escape é uma característica marcante de cada Mercedes-AMG, com cada modelo fazendo suas próprias declarações de som distintas. 

Os programas de direção disponíveis adicionam as nuances para completar a experiência de som completa enquanto você estiver em movimento. Cada situação de condução é uma verdadeira sinfonia única para entusiastas do desempenho.


Leia também: 11 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz

Design 

Um Mercedes-AMG na estrada é um design em movimento. Conduzir um Mercedes-AMG é também fazer uma afirmação estética. 

A linguagem de design arrojada e distinta garante que cada Mercedes-AMG seja imediatamente reconhecido como uma personificação de desempenho. As grelhas do radiador marcantes e as grandes entradas de ar conferem ao veículo Mercedes-AMG o seu DNA característico. Todo e cada detalhe no modelo é pensado para proporcionar o máximo luxo, esportividade e conforto.