Os modelos com tração 4x4 da Mercedes-Benz se destacam quando o assunto é potência, esportividade e conforto. Preparados para encarar qualquer tipo de terreno, esses veículos dispõem de tecnologias e características diferenciadas. Conheceremos algumas delas ao longo deste artigo. 

Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre esses veículos. 

Entenda o funcionamento da tração nos veículos 

Você sabe exatamente qual é a função da tração nos veículos? Antes de explicarmos o funcionamento das versões 4x4, é importante deixar claro qual é o papel desse sistema nos veículos. 

A tração é a força que o motor envia diretamente para os pneus, fazendo com que ele rode. A maioria dos veículos populares contam com tração apenas em duas rodas, que pode ser na traseira ou dianteira. 

Os modelos que possuem apenas tração dianteira ou traseira, concentram a força apenas nestes pneus, enquanto modelos com tração nas quatro rodas a distribuem de forma proporcional. 

Isso quer dizer, por exemplo, que ao subir uma ladeira, os veículos com tração apenas em duas rodas terá a força exercida apenas por duas das rodas (traseiras ou dianteiras), enquanto as outras serão apenas puxadas. 

Portanto, ao concentrar a força em todos os pneus, o veículo ganha um desempenho melhor para encarar terrenos mais robustos. 

Tração integral x tração 4x4

A principal diferença entre ambos sistemas está no modo como cada um deles envia força para os eixos dianteiro e traseiro do veículo. 

A tração integral em um veículo indica que o movimento de tracionamento das rodas ocorrerá de forma permanente. Já na tração 4x4, o acionamento é apenas temporário.  Falaremos mais sobre cada uma delas abaixo. 

Funcionamento da tração integral 

Veículos com tração integral recebem força em seus eixos o tempo todo. Contudo, acontece uma variação de torque de acordo com as características de cada piso. 

Essa variação se dá por conta da presença de um diferencial central com embreagem de torque presente no modelo. Este, portanto, vai compensar as rotações diferentes entre cada eixo. Isto é, ocorrerá uma alteração automática na distribuição de torque do motor, de acordo com as necessidades do piso. 

Funcionamento da tração 4x4

Os veículos que dispõem de tração 4x4 podem acionar a função de forma temporária ou permanente. 

Isso quer dizer que, quando o acionamento for temporário, o veículo pode optar pela tração apenas em duas rodas ou acioná-la nos quatros pneus. Sendo que, em geral, a tração traseira é permanente e a da roda dianteira fica como opcional. 

Outro fator importante a ser considerado é a forma como acontece o acionamento da função 4x4 do veículo. Ela pode ser acionada pelo próprio motorista ou pode ainda ocorrer sob demanda. Ou seja, quando a força passa a ser distribuída de forma eletrônica entre os eixos, por meio de acoplamento viscoso, sem que haja necessidade de interferência do motorista. 

Conheça o sistema de tração 4MATIC da Mercedes-Benz

O sistema 4Matic tem como principal função melhorar a tração, a dinâmica e a estabilidade dos veículos, seja em off-road ou on-road.

A tração total permanente nas 4 rodas, ou seja, o 4Matic, em combinação com o ABS e o ESP,  garante máxima aderência e dirigibilidade em qualquer tipo de terreno. 

Como funciona a tração 4x4 da Mercedes-Benz

O sistema 4Matic da Mercedes-Benz é um sistema de tração integral com distribuição integral de torque variável. A tecnologia do sistema é baseada na arquitetura de tração dianteira com motores montados transversalmente.

Uma das grandes inovações desse sistema é o arranque de potência do eixo traseiro, integrado à transmissão e o diferencial traseiro com discos múltiplos acionados hidraulicamente.

Com essa configuração, os veículos Mercedes-Benz alcançam vantagens significativas de peso em relação à concorrência. O resultado é o alcance de níveis excelentes de eficiência, o que contribui para a economia de combustível. 

A ativação do sistema ocorrerá apenas quando necessário. Quando as condições da estrada estiverem normais o veículo com tração 4Matic irá circular com tração em apenas um eixo. 

No entanto, quando percebido condições adversas, o torque da transmissão será canalizado para o outro, tracionando nos dois eixos, garantindo a máxima aderência e performance. 

O processo de inversão ocorre com a mesma agilidade. Portanto, quando o torque da transmissão adicional não for mais necessário (como durante manobras de frenagem com intervenção do ABS), a transmissão no segundo eixo será desativada. 

Modelos Mercedes-Benz 4x4

Ficou interessado em adquirir seu Mercedes-Benz com tração 4x4? Então confira abaixo quais são os modelos da marca com essa tecnologia. 

GLC 220

O Mercedes-Benz GLC 220 Diesel é um veículo 4x4, que proporciona toda tecnologia, conforto, sofisticação e segurança que só um Mercedes-Benz é capaz de oferecer. Além disso, possui mais de 1.000 kms de autonomia!

O modelo não passa despercebido em lugar algum. Os mínimos detalhes evidenciam que ele nasceu para grandes aventuras. 

Diferenciais do modelo 

  • Comando de voz MBUX;

  • Assistente ativo de distância DISTRONIC; 

  • DYNAMIC SELECT.

GLE 400

Com mais de 70 kgfm de torque, o GLE 400 proporciona performance com muita economia, rodando mais de 1.000 kms com um tanque de combustível.

Acomoda até 7 ocupantes, proporcionando muito espaço para você e sua família, além de toda tecnologia e segurança que só um SUV Mercedes-Benz é capaz! 

Diferenciais do modelo 

  • MBUX (Mercedes-Benz User Experience);

  • Recarga e conexão sem fio;

  • Pacote de estacionamento com câmera 360°;

  • Assistente de limite de velocidade.