O motor AMG desperta um verdadeiro fascínio por onde passa, seja pela eficiência, potência acima da média ou pelo prazer proporcionado na condução. Mas afinal, o que está por trás da fabricação dessas unidades de potência tão desejadas? 


Vamos descobrir mais detalhes sobre os motores AMG abaixo. Continue a leitura e fique por dentro! 

Filosofia AMG 

O motor AMG é pura paixão por individualidade e dinâmica: Mercedes-AMG, a marca de desempenho da Mercedes-Benz, combina dinâmica esportiva e refinados detalhes de acabamento com as vantagens de um veículo de série fabricado pela Mercedes-Benz. 

Caráter manufatureiro e a arte da engenharia fazem parte do nosso DNA – e isto há mais de quatro décadas. Cerca de 750 colaboradores, uma ampla gama de modelos de veículos AMG exclusivos, clientes em todos os continentes e uma marca mundialmente conhecida. Tudo isso torna os veículos da linha verdadeiros sonhos de consumo. 

“One man, one engine”

Cada Mercedes-AMG é desenvolvido e construído em sua totalidade em Affalterbach, na Alemanha. Toda a montagem do motor, desde o torque de cada parafuso, até a instalação dos anéis, bronzina e retentor, tudo é realizado por um único engenheiro. 

É o que a Mercedes chama de “one man, one engine” (um homem, um motor), a filosofia que garante ainda mais exclusividade, excelência e precisão em cada um dos veículos da linha.

Afinal, a montagem de cada exemplar é feita manualmente, com o máximo de atenção e cuidado, tudo para garantir o desempenho máximo e longevidade do conjunto mecânico.


São mais de 60 engenheiros-artesãos na seção de montagem de motores da fábrica da AMG, em Affalterbach. Para a elaboração do super motor, são necessárias cerca de 23 etapas, que podem levar até 6 horas para finalização. Quando finalizado, o motor recebe uma plaqueta com o nome redigido à mão pelo engenheiro responsável. 

Portanto, os motores Mercedes-AMG são exemplares únicos. São obras-primas tecnológicas e leves que liberam uma enorme quantidade de energia com máxima eficiência energética.

Fase de testes 

Após o motor AMG passar por todo esse processo de montagem, ele ainda é submetido a rigorosos testes que servem para atestar a sua qualidade e eficiência. 

São realizados pelo menos dois testes. O primeiro serve para avaliar a pressão, com objetivo de buscar qualquer tipo de vazamento e o segundo, conhecido como "teste frio", tem objetivo de avaliar como o motor trabalha em rotação lenta. 

O motor não é ligado durante o teste frio e os componentes do mesmo funcionam de forma passiva, ou seja, movidos por uma conexão externa ao volante. Aqui, serão avaliados a parte elétrica, eletrônica, hidráulica e também o balanceamento do motor. 

Durante todos os anos de testagem dos motores AMG, nunca uma unidade foi reprovada, o que comprova a eficiência e rigorosidade seguidas durante a etapa de montagem. 

Teste com dinamômetro

A Mercedes-Benz conta com um moderno dinamômetro voltado para testagem do motor AMG. Ele ajuda a averiguar o funcionamento do motor em etapas distintas de aceleração. Além disso, é possível controlar as temperaturas do líquido de arrefecimento e do óleo, o que permite criar ambientes limítrofes para testagem do motor AMG, o que, dependendo do teste, pode funcionar por até 1.500 horas ininterruptamente. 

Mesmo após todo esse processo de testagem, o motor AMG ainda é desmontado e é feito uma avaliação individual de cada um de seus componentes, sendo oferecido um foco especial para anéis, bronzinas, roletes e mancais. 

Destaques da linha AMG

E aí, ficou interessado pelo motor AMG? Então conheça alguns destaques da linha atual de veículos Mercedes-AMG. 

AMG CLA35

Com seu visual esportivo e impactante, os modelos Mercedes-AMG CLA Coupé são sinônimo de diversão garantida ao volante e desempenho de ponta no segmento dos esportivos compactos.

MBUX (Mercedes-Benz User Experience)

O sistema com inteligência artificial da Mercedes se adapta completamente a você. Diga "Olá Mercedes" e o seu MBUX ficará atento aos seus desejos. Tudo para proporcionar a você uma rotina muito mais dinâmica, confortável e personalizada. 

Performance 

O Mercedes-AMG CLA 35 4MATIC é equipado com um novo motor turbo 2.0 de 4 cilindros AMG com 306 cv de potência capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. 

A tração total de série distribui a força de forma completamente gradual e varia da tração dianteira pura até uma tração distribuída na proporção de 50:50. A tração AMG Performance 4MATIC alia a melhor propulsão possível com muito prazer na condução. 

A transmissão com embreagem dupla AMG SPEEDSHIFT DCT 7G é capaz de acelerar em todas as faixas de velocidade e garantir uma dose extra de adrenalina.

AMG GLB 35

Alto desempenho, apaixonante e excepcionalmente prático: com o Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC você tem sua vida cotidiana sob controle - com até sete passageiros a bordo.

Destaques: 

  • Grade do radiador exclusiva AMG e elementos decorativos na entrada de ar;

  • Ponteiras de escape duplas redondas com 90 mm de diâmetro;

  • Rodas de liga leve AMG de 53,3 cm (21 polegadas).

Performance

O motor turbo de 2.0 litros, com comportamento de resposta espontânea a todos os movimentos do pedal do acelerador, aliado à mais alta potência de tração, entrega um excelente desempenho em altas rotações, além de um som de motor emocional.

A tração nas 4 rodas oferece uma combinação ideal entre dinâmica, tração e eficiência. 

AMG GLA 35

Projetado para estar com você em todas as suas aventuras. As características esportivas e luxuosas do Mercedes-AMG GLA 35 4MATIC fazem com que o modelo se destaque por onde for. 

Central multimídia

Uma mídia sensível ao toque de alta resolução de 10,25 polegadas (26,03 cm) junto com o grande display de conjunto de instrumentos totalmente digital de alta resolução de 10,25 polegadas (26,03 cm) formam uma cabine widescreen moderna e impactante. 

Performance

O coração do novo Mercedes-AMG GLA 35 4MATIC é o motor AMG 2.0 de 4 cilindros. Ele impressiona graças ao seu turbocompressor twinscroll com reações rápidas a todos os movimentos do pedal do acelerador.

Combina a capacidade de resposta ideal em baixas rotações do motor com um grande aumento no desempenho, mesmo em rotações mais altas e, portanto, oferece puro prazer de dirigir em todas as situações de direção.