O Museu Mercedes-Benz, localizado em Stuttgart, na Alemanha possui um acervo que conta a história do carro desde sua invenção. São 130 anos de história em uma linha do tempo contínua. Se você é apaixonado por carros e velocidade, você precisa conhecer um pouco mais sobre o local.

Nós vamos contar um pouco sobre as atrações e diferenciais do Museu ao longo deste artigo. Continue a leitura e fique por dentro!

Até o final do artigo, você terá acesso as seguintes informações:

  • Conheça o museu da Mercedes-Benz
  • A arquitetura do Museu
  • Organização das exposições no Museu Mercedes-Benz
  • Visita virtual pelo museu da Mercedes-Benz
 

Conheça o Museu da Mercedes-Benz

Fundado em 2006, o Museu Mercedes-Benz leva os visitantes a uma verdadeira viagem no tempo, contada através da história automotiva.

O prédio conta com uma área de 16.500 m², divididos em nove níveis. Ao todo, são mais de 1.500 exposições, com mais de 160 veículos, desde o primeiro veículo patenteado do mundo até projetos futuristas.

O Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart celebra o automóvel inventado por Carl Benz em 1886: ele relata sua história e conta suas histórias, dando vida a ambos ao colocá-los no contexto da tecnologia, da vida cotidiana, da história social e da cultura popular.

Se engana quem pensa que vai encontrar por ali apenas veículos de passeio. O portfólio da Mercedes é enorme e diversificado e o Museu traz toda essa diversidade em suas exposições.

Os visitantes encontrarão carros de corrida, ônibus, carros de polícia e de bombeiro, calhambeques e muito mais.

- Leia também: A história da Mercedes-Benz: da origem aos dias atuais


A arquitetura do Museu

A experiência de visitar o Museu Mercedes-Benz já começa impressionando pela arquitetura inteligente e inovadora do local. O projeto criado pelo escritório de arquitetura UN Studio é um dos mais complexos e imponentes do mundo.

O edifício foi projetado para conter uma circulação espiral em torno de três círculos. A ideia era que o mesmo formasse três loops que se entrelaçam, resultando em algo parecido com um trevo de três folhas.

O interior conta com um grande vão, de modo que todos os níveis do Museu se conectam visualmente.

A visita começa no topo do prédio, onde está localizado o primeiro carro do mundo. Conforme os visitantes vão conhecendo o local, eles devem descer as rampas em espiral, desfrutando de todas as exposições existentes ao longo do percurso.

 

Organização das exposições no Museu Mercedes-Benz

O museu é dividido em duas narrativas distintas:

  • Lendas: Exposição de carros Mercedes clássicos e carros de corrida silver arrow;
  • Coleções: São os carros especiais da marca, ou seja, aqueles desenvolvidos para celebridades, para o governo, entre outros.

Entre as curiosidades da seção de coleções destacamos a presença de um modelo usado pela princesa Diana e também a de um Papa Móvel projetado para o Papa Paulo VI.


Carros de corrida

Uma das exposições mais visitadas no Museu Mercedes-Benz é a que abriga e conta a história os veículos de corrida da marca. Estão expostos modelos icônicos da Fórmula 1 e de diversas outras categorias de automobilismo.

Uma das grandes atrações é a McLaren-Mercedes MP4-13, modelo no qual o finlandês Mika Hakkinen conquistou o título mundial da Fórmula 1 em 1998.

Além dos carros de corridas de várias gerações, a seção 7 (Legend 7) também apresenta antigos uniformes e troféus conquistados pela Mercedes-Benz.

 - Leia também: História da Mercedes na Fórmula 1: relembre a trajetória de sucesso das flechas de prata até os dias de hoje


Faça uma visita virtual pelo museu da Mercedes-Benz

Ficou com vontade de visitar o Museu Mercedes-Benz? Você pode fazer um tour virtual pelo local sem precisar sair de casa.

A página oficial do Museu criou uma funcionalidade, com imagens em 360° para que pessoas de todo o mundo pudessem visitar as sete salas temáticas e as cinco coleções de carros. Além disso, a visita é acompanhada de informações detalhadas de cada uma das exposições.

Clique aqui e faça o passeio virtual pelo Museu da Mercedes-Benz agora mesmo.

 

Confira também:

  • Mercedes-AMG: diferenciais da divisão esportiva da montadora alemã e seus motores de altíssima performance
  • Carro conceito: entenda sua importância para o mercado automotivo