Para manter uma boa aparência e preservar aquele aspecto de carro novo, os motoristas devem seguir algumas boas práticas para conservar a pintura automotiva. 


Além de valorizar o design do veículo, esses cuidados também são importantes para que ele não sofra uma desvalorização grande no mercado. Ou seja, caso você queira revendê-lo no futuro, a pintura pode influenciar significativamente em sua avaliação. 


Listamos algumas dicas importantes que podem te ajudar na conservação da pintura automotiva. Confira!


  1. Cuidado com a exposição solar 

Não é recomendado manter o veículo muito tempo exposto a uma alta incidência solar. Isso porque os raios UV podem desgastar a pintura, tirando o brilho da tinta ao longo do tempo. 


É claro que, em um país de clima tropical, como é o caso do Brasil, seguir essa dica pode ser um tanto complicado. Porém, você pode tomar algumas medidas para minimizar essa exposição, tais como estacionar o veículo em locais com sombra ou, quando a exposição for inevitável, utilizar capas para protegê-lo. 


Mas atenção, as capas são uma boa solução apenas em um curto período de tempo, pois em longo prazo elas podem aumentar ainda mais a temperatura a que o modelo está exposto. 

  1. Atenção nas viagens

Quando for viajar com seu veículo para outros locais, fique atento aos diferentes climas que podem prejudicar a pintura automotiva. 


Por exemplo, a maresia pode ser extremamente prejudicial para a cor do carro. Assim como a lama, que pode até mesmo causar manchas se não houver uma limpeza adequada. 

  1. Estacione o veículo em locais adequados

O local onde você escolhe estacionar seu veículo deve ser pensado com cuidado. Como já adiantamos acima, é sempre indicado optar por vagas com sombras. Mas não é só o sol que pode ser prejudicial para o seu veículo enquanto ele estiver parado. 


Algumas situações e condições também podem trazer danos à pintura do carro. Por exemplo, você sabia que as fezes de passarinhos e seivas de árvores são ácidas e podem danificar o verniz do carro? 


Além disso, alguns locais de alta movimentação e que tenham certo grau de risco também devem ser evitados, como ruas próximas a crianças brincando, áreas de construção etc. 

4. Cuidado com a lavagem do veículo

Uma das formas mais eficientes de manter a pintura automotiva bonita e com cara de nova é mantendo-a sempre higienizada. O ideal é que isso aconteça uma vez por semana. 


Afinal, o contato da pintura com a poluição e poeira durante longos períodos podem trazer danos permanentes para a sua cor. 


Quando for realizar a lavagem do veículo, dê preferência para produtos neutros e com pH baixo, já que produtos como detergente e sabão em pó contam com componentes prejudiciais para o verniz do carro. 


Veja algumas dicas de como lavar seu veículo: 


  • Certifique-se de que os produtos e utensílios utilizados na lavagem estejam limpos. Pequenos pedaços de areia ou detritos podem causar arranhões visíveis na pintura.

  • Retire todo o sabão com água e seque com panos microfibra, esticando-o para evitar riscos na pintura do veículo.

  • Use cera simples durante o polimento. Ela diminui o acúmulo da poeira e aumenta a duração da lavagem.


5. Cuidado quando for abastecer

Você sabia que a gasolina, o etanol e o diesel contam com micropartículas que, quando expostas ao veículo por um longo período, podem causar danos à pintura automotiva? 


Por isso, quando for abastecer, tenha cuidado para não deixar respingar nada na pintura. E, quando isso acontecer, busque higienizar o local o mais rápido possível. 


6. Use cera durante a lavagem do veículo

As ceras automotivas criam uma película protetora que ajuda a proteger o veículo contra os raios UVA e UVB da radiação solar. Além disso, elas o protegem também contra a poeira e poluição que, como já comentamos, também podem ser prejudiciais para a manutenção da cor do veículo. 


É recomendado que a reaplicação da cera automotiva ocorra, pelo menos, a cada três meses. 


E aí, gostou das dicas? Aproveite e baixe nosso material gratuito com várias dicas para você cuidar de seu Mercedes-Benz.