O sensor de ponto cego, presente em alguns veículos Mercedes-Benz, é mais uma tecnologia automotiva que garante mais segurança no trânsito. O sistema auxilia na detecção de potenciais perigos próximos ao veículo.

Quer entender melhor como funciona essa tecnologia? Ao longo deste artigo você vai conferir tudo o que precisa saber sobre o assistente de ponto cego. Continue a leitura e tenha acesso às seguintes informações:

  • O que é sensor de ponto cego? 
  • Vantagens de carros com sensor de ponto cego
  • Como regular o retrovisor?
  • Detector de ponto cego pode se tornar obrigatório no Brasil
  • Conheça o pacote de espelhos para veículos Mercedes-Benz

 

O que é sensor de ponto cego?

Como o próprio nome já diz, é um sensor capaz de identificar e alertar sobre os pontos cegos do veículo. Quando isso acontece, um triângulo vermelho acende no espelho retrovisor externo avisando sobre a aproximação de outros veículos em uma de suas laterais.

Além disso, se o motorista ainda não perceber o alerta e ligar a seta no sentido onde o risco foi indicado, um sinal sonoro também é emitido.

Mesmo após a viagem o sistema ainda permanece atento e emite um aviso se você abrir a porta no momento errado.

O assistente de ponto cego está ativo quando o veículo trafega entre 30 km/h e sua velocidade máxima.

 

Como funciona o alerta de ponto cego?

Basicamente, o sistema utiliza sensores presentes nas laterais do veículo que emitem pulsos ultrassônicos. Quando detectado algum corpo físico se aproximando, os pulsos os identificam e retornam para o sensor, que transmite essa informação para os sistemas do seu Mercedes-Benz.

 

- Leia também: Ergonomia veicular: guia completo para o seu bem-estar e conforto

 

Vantagens de carros com sensor de ponto cego

Os retrovisores têm a função de ampliar a visão do motorista do exterior do veículo, contudo, por mais eficientes que eles sejam, ainda existem pontos cegos que eles não são capazes de cobrir. Logo, a tecnologia chega para potencializar a função dos retrovisores, possibilitando a detecção de qualquer tipo de perigo iminente.

Com isso, o motorista ganha mais segurança para fazer suas manobras, sem ter que se preocupar com a aproximação de veículos pelas laterais que podem representar um risco.

 

Como regular o retrovisor?

A principal regra para ajustar o retrovisor do carro é a de que ele precisa cobrir o máximo possível do campo visual do motorista.

O retrovisor interno, ou seja, aquele que fica na mesma altura da visão do motorista, deve ser ajustado de forma que cubra o máximo do vidro traseiro. Já os externos, precisam direcionar o foco para a pista, evitando pegar partes da lateral do veículo.

 

Detector de ponto cego pode se tornar obrigatório no Brasil

Você sabia que o sensor de ponto cego pode se tornar obrigatório em todos os veículos do país? Isso mesmo, um projeto de lei apresentado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) promete tornar a tecnologia um item de série obrigatório nos veículos.

O principal objetivo da PL 673/2022 é, claro, tornar os carros mais seguros e com isso reduzir os acidentes.

Para embasar seu projeto, a senadora cita uma pesquisa realizada pelo Institute for Highway Safety (IIHS), organização de segurança veicular dos Estados Unidos, que indicou que a identificação de pontos cegos tem capacidade de reduzir em 14% os acidentes de mudança e faixa.

No momento, o projeto está sendo analisado por comissões temáticas da Casa e ainda precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara antes de ser encaminhado para sanção.

Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir o cronograma para exigência do alerta de ponto cego nos veículos em circulação no país.

O projeto será analisado por comissões temáticas da Casa e precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara antes de ser encaminhado à sanção.

 

Conheça o pacote de espelhos para veículos Mercedes-Benz

O pacote de espelhos combina algumas funções práticas para o dia a dia no automóvel: espelhos retrovisores externos com retração elétrica evitam danos desagradáveis ao estacionar, o espelho retrovisor externo direito com opção de abaixar facilita o estacionamento e a função automática anti ofuscamento protege seus olhos.

 

- Leia também: Câmera veicular: principais funções e vantagens do acessório

 

Tirou suas dúvidas sobre o sensor de ponto cego? Confira também outros artigos relacionados no blog da Bamaq Mercedes-Benz! Somos uma concessionária Mercedes em Belo Horizonte e Juiz de Fora com anos de experiência!