Qual o seu preferido, SUV ou Sedan? As duas configurações estão entre as mais vendidas em todo mundo e se destacam quando o assunto é conforto e design. 

Por isso, no texto a seguir vamos apresentar um pouco sobre as principais características de ambos modelos. Dessa forma, você poderá avaliar qual deles é a melhor opção para o seu perfil. Vamos lá? 


Veículos SUVs

SUV significa Sport Utility Vehicle, que em tradução significa veículo utilitário esportivo. Os modelos desta categoria têm como principais características a robustez, versatilidade e conforto. 

Os veículos SUVs têm maior altura em relação ao solo e alguns possuem tração nas quatro rodas, sendo estas geralmente de grande porte, conferindo um visual imponente aos modelos. 

É um modelo versátil, com força capaz de enfrentar todos os tipos de estradas, desde os terrenos mais robustos até a rotina no trânsito urbano. 

Principais características

  • Carroceria elevada

  • Tração 4x4 (alguns modelos)

  • Maior espaço interno


De acordo com as especificações do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), para um veículo entrar na categoria de SUV ele deve preencher quatro das cinco características a seguir: 


  • Distância do solo no espaço entre os eixos de no mínimo 20 centímetros 

  • Vão livre do solo entre os eixos dianteiro e traseiro de 18 cm 

  • Ângulo de entrada (ataque) deve ter no mínimo 23 graus (tolerância de -1º) 

  • Ângulo de saída mínimo de 20 graus (tolerância de -1º) 

  • Ângulo de transposição de rampa mínima de 10 graus (tolerância de -1º).


Veículos Sedans

Por muitos anos os veículos sedans foram os favoritos entre famílias grandes, muito por conta de seu amplo espaço interno e grande capacidade do porta-malas. Portanto, as viagens ficam muito mais confortáveis a bordo de um desses modelos. 

Outro destaque dos sedans é o seu design, que se destaca pela sofisticação e imponência. Um modelo que une tradição e modernidade como poucos. 


Principais características

  • Traseira mais volumosa.

  • Porta-malas mais amplo.

  • Bom espaço interno, tanto para motorista quanto para os passageiros. 


Afinal, qual escolher: SUV ou Sedan?

A melhor opção para você é sempre aquela que melhor atende às suas necessidades de uso. 

Portanto, antes de tomar a decisão de compra, você deve avaliar a sua realidade para então encontrar o modelo que conta com mais características que vão tornar o seu dia a dia mais prazeroso e agradável. 

Por isso, no momento da avaliação dos modelos, indicamos que você se faça os seguintes questionamentos: 

  • Quantos passageiros serão transportados com frequência no carro? 

  • Você vai usá-lo mais na cidade, estrada ou estrada de chão? 

  • Tem preferência por veículos mais potentes ou mais robustos? 


Ao responder essas perguntas, você pode ter um discernimento melhor de quais são as suas reais necessidades, e descobrir, então, qual dos modelos irá atendê-las efetivamente. 

Por exemplo, se você transporta muitos passageiros com frequência, um SUV pode ser uma boa solução, principalmente os modelos que contam com espaço para até 7 pessoas, como é o caso do GLB 200. 

Quem usa muito o carro em estradas e áreas rurais, pode preferir um SUV, já que o mesmo conta com uma estrutura mais preparada para este tipo de terreno. 

Agora, se você trafega mais na cidade e gosta de motores potentes e direção suave, o Sedan pode ser a escolha certa. 


Seja qual for a sua opção, na Bamaq Mercedes-Benz você encontra o modelo ideal de SUV ou Sedan para deixar seus dias no trânsito muito mais agradáveis. 


Veja neste material que preparamos todos os modelos de ambas configurações em nossa linha.