Apresentado com regularidade pelas montadoras em eventos como o Salão do Automóvel, o carro conceito gera curiosidade e expectativa no público. Mas afinal, qual o objetivo desses veículos? Como esse conceito chega às ruas? 


No texto a seguir vamos explicar com mais detalhes qual é o intuito de um veículo conceito. Além disso, apresentaremos os carros conceito apresentados pela Mercedes-Benz nos últimos anos. Continue a leitura e fique por dentro. 


O que é carro conceito? 


Carro conceito são modelos criados pelas montadoras para apresentação de novas tendências e tecnologias propostas para seus modelos em um futuro próximo. 


Isso não significa, necessariamente, que o veículo apresentado chegará às ruas com as mesmas características divulgadas nestes eventos automotivos. Inclusive, na maioria dos casos isso de fato não ocorre. 


Pense no carro conceito como as peças de grife que são apresentadas nos desfiles de moda. O intuito destes eventos é apresentar as tendências que farão parte das coleções das próximas estações. Dessa forma, esses veículos vão representar ideias e visões da marca para um ou mais de seus modelos do futuro. 


Importância do carro conceito para o mercado automotivo


Em geral, os carros conceito servem para experimentação das montadoras de formas, materiais e tecnologias. Além disso, quando apresentados ao público e à mídia especializada, sua função é despertar o interesse e curiosidade. 


Vários itens apresentados não são produzidos de fato, sendo apenas divulgados para contextualizar a visão da marca para seus veículos. 


Por exemplo, uma tecnologia de inteligência artificial ultra avançada pode ser apresentada em um carro conceito, mas isso não significa que ela estará presente nos modelos que serão produzidos. Afinal, provavelmente ainda não há aplicabilidade tecnológica suficiente para que isso seja efetivo no dia a dia no trânsito. 


Contudo, esse conceito de IA apresentado pode aparecer nos veículos da marca de forma adaptada. 


Portanto, podemos dizer que o carro conceito é importante para o mercado automotivo por apresentar quais inovações estarão presentes nos veículos do futuro. 


Inclusive, muitas das tecnologias que hoje já são consideradas comuns, como o sensor de proximidade, foram apresentadas em carros conceito. 


Carros conceito da Mercedes-Benz 


Reconhecida pelo pioneirismo tecnológico, a Mercedes-Benz tem tradição na divulgação de carros conceito. A marca apresenta com regularidade modelos que trazem designs e tecnologias inovadoras que revolucionam o mercado automotivo. 


Recentemente, a montadora apresentou dois modelos conceito que prometem mudar a interação homem-carro. Ambos se baseiam no uso de inteligência artificial para tornar a experiência de condução ainda mais confortável e prazerosa.


Além disso, a Mercedes também priorizou a questão da sustentabilidade em seus mais recentes carros conceito. 


Veja abaixo mais detalhes sobre as ideais da marca para seus modelos dos próximos anos. 


Vision AVTR


Apresentado na Consumer Electronics Show em 2020, o Vision AVTR conta com uma tecnologia que possibilita seu controle através do pensamento. Ou seja, o motorista só precisa pensar em seu trajeto e o carro o levará automaticamente até ele. 


O carro conceito foi produzido em parceria com a Disney, sendo inspirado na conexão neuronal que foi apresentada no filme Avatar. 


Funciona da seguinte forma: um dispositivo BCI é conectado à cabeça do usuário e, após um processo de calibração, analisa suas ondas cerebrais para acionamento de uma determinada função. 


Impacto ambiental zero


A Mercedes-Benz apresentou o modelo como um “carro de impacto ambiental zero”. Suas tecnologias incluem um conjunto de baterias de grafeno, livre de terras e metais zero, além de ser totalmente reciclável. 


Além disso, seu interior é composto por acabamentos e componentes produzidos com materiais reciclados ou renováveis. 


Interior


O carro conceito não conta com volante, sendo controlado pela palma da mão a partir de comandos no console central. 


Motores elétricos


O modelo é equipado com quatro motores elétricos que somados proporcionam uma potência de 476 cv. Tem autonomia para rodas até 700 km. 


Também destaca-se o seu sistema de propulsão, que permite que o modelo faça movimentos laterais em ângulos de até 30º. 


Vision EQXX


O Vision EQXX é o carro conceito mais recente da Mercedes-Benz, apresentado também na CES em janeiro de 2022. 


O modelo inova ao se portar como uma versão elétrica que conta com uma autonomia surpreendente de 1.000 km. 


De acordo com testes feitos pela montadora em condições de tráfego real, o modelo consome uma taxa de 10 kWh a cada 100 quilômetros. 


Energia solar e motorização


O carro conceito Vision EQXX foi produzido com 117 células solares em seu teto. Com isso, há compensação no consumo de energia no sistema de alta tensão e, consequentemente, aumento do alcance do modelo elétrico. 


O sistema desenvolvido em parceria com o Instituto de Sistemas de Energia Solar Fraunhofer (ISE), um dos maiores na Europa, adiciona ao modelo até 25 km de autonomia. 


O modelo foi equipado com motor elétrico de 204 cv de potência sobre o eixo traseiro, com velocidade máxima de 140 km/h. Seu coeficiente aerodinâmico é de 0,17 devido à construção do veículo com componentes leves.


Interior

O interior do carro conceito da Mercedes-Benz é um convite para um futuro pautado na inovação e sinergia entre máquina-homem. 


Um dos destaques é a tela de  47,5 polegadas, com resolução de 8K que se estende por todo o painel do motorista. 


Assim como no modelo anterior, o EQXX também traz conceitos de sustentabilidade, com seus revestimentos sendo construídos com materiais renováveis como fibra de bambu ao invés do tradicional couro.