O airbag é um importante mecanismo de segurança veicular, sendo fundamental para salvar vidas em situações de emergências. Por isso, é importante que você conheça as características e modo de funcionamento deste dispositivo, obrigatório para veículos 0km no Brasil desde 2014.

Além disso, vamos apresentar também alguns marcos importantes que a Mercedes-Benz teve influência para o desenvolvimento do mecanismo.

Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o airbag. 

O que é airbag?

Airbag, como o nome sugere, é uma bolsa de ar. Ele é um componente essencial de segurança que é instalado nos veículos para minimizar lesões em acidentes. 

O mecanismo parece uma almofada, feita de nylon, que é preenchida por um gás resultante de uma reação química acionada em situações de emergência. O gás é normalmente produzido pela reação da azida de sódio e do nitrato de guanidina.

Entenda o mecanismo do airbag

O airbag dispõe de sensores localizados estrategicamente ao redor do veículo, um computador de bordo e um balão de ar. Quando os sensores detectam um impacto ou desaceleração abrupta, essa informação é transmitida a uma unidade de diagnóstico que avalia a força do impacto e identifica quais sensores foram afetados. 

Dependendo do impacto, é emitido um sinal para acionar o airbag mais apropriado. Ao serem aquecidas, as substâncias químicas liberam um gás que enche rapidamente as bolsas de ar, proporcionando um amortecimento para o rosto, peito e coluna dos ocupantes do veículo.


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Tipos de airbags

Existem diversos tipos de airbags disponíveis no mercado, cada um desempenhando um papel específico na proteção dos ocupantes do veículo. Esses incluem airbags frontais, laterais, de cortina, centrais, traseiros, de cinto e até de capô. Cada um desses airbags é projetado para proteger uma área específica do corpo ou, no caso do airbag de capô, até mesmo pedestres.

Validade e manutenção do airbag

Embora não haja um prazo de validade definido para os airbags, é aconselhável realizar uma manutenção de segurança a cada 10 a 20 anos, dependendo das recomendações do fabricante. 

Além disso, é importante estar atento a qualquer luz de aviso do airbag no painel do veículo, pois isso pode indicar uma falha no sistema.

Manutenção pós-acidente

Após um acidente onde o airbag foi acionado, é necessário realizar uma manutenção completa. Isso envolve a substituição do sistema de airbag, incluindo volante, painéis, bolsas de ar, módulo de diagnóstico, sensores, cintos de segurança, cabos e chicotes. 


Uma tradição de segurança com a Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz tem uma tradição de buscar incansavelmente a segurança veicular. O airbag, uma inovação que a marca vem aperfeiçoando há mais de três décadas, é um exemplo claro disso. 

Recentemente, a marca comemorou o 30º aniversário do airbag do passageiro dianteiro e o 20º aniversário do airbag de janela, dois componentes potencialmente salvadores que se tornaram partes essenciais da família crescente de recursos de segurança nos veículos Mercedes-Benz.

Variedade de airbags

Os veículos da Mercedes-Benz são equipados com uma variedade de airbags, demonstrando o compromisso da marca com a segurança em todas as frentes. 

Além do airbag do motorista, os veículos contam com airbags do passageiro dianteiro, airbags de joelho, airbags de cinto na parte traseira, airbags laterais e airbags laterais do tórax/pelve. Cada um desses airbags tem um papel fundamental na proteção dos ocupantes do veículo em diversos cenários de acidentes.

Desenvolvimento inicial

O compromisso da Mercedes-Benz com a segurança passiva começou em 1966, quando a empresa iniciou o desenvolvimento de airbags. A patente correspondente foi registrada em outubro de 1971. 

Este desenvolvimento culminou com a introdução do airbag do motorista em 1981, no Classe S da série de modelos 126, estabelecendo um marco na segurança passiva da Mercedes-Benz e sendo rapidamente adotado por toda a indústria automobilística.


O Airbag do passageiro dianteiro e de janela

O airbag do passageiro dianteiro, apresentado em setembro de 1987, foi uma importante adição à segurança passiva dos veículos Mercedes-Benz. Era uma característica de segurança inédita, que posteriormente foi adotada pela indústria automobilística como um todo. 

Quase uma década depois, a Mercedes-Benz introduziu o airbag de janela. Este se desdobra como uma cortina ao longo das janelas laterais em caso de impacto lateral severo, protegendo a cabeça do motorista, do passageiro dianteiro e dos passageiros nos bancos traseiros externos.

Inovação contínua

A Mercedes-Benz não parou por aí. Novos desenvolvimentos incluíram o airbag lateral de cabeça/tórax, introduzido em 2001, o airbag de joelho, lançado em 2009, e o inovador airbag de cinto, integrado ao cinto de segurança, apresentado em 2013. 

Essas inovações contínuas ilustram o compromisso da Mercedes-Benz em expandir e aprimorar a segurança de seus veículos, sempre colocando a vida humana em primeiro lugar.


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