Com o crescente interesse em alternativas mais ecológicas e eficientes ao motor de combustão interna, entender o funcionamento do motor do carro elétrico torna-se essencial. 

Continue a leitura e confira as seguintes informações sobre o assunto:

  • Como funciona o motor do carro elétrico?
  • Principais componentes do motor elétrico para carros
  • Carro híbrido x carro elétrico: principais diferenças
  • Conheça a tecnologia por trás de um Mercedes-Benz elétrico e seu motor
  • Motor para carro elétrico de alta qualidade é na Mercedes!

 

Como funciona o motor do carro elétrico?

O motor do carro elétrico é alimentado por uma bateria de alta tensão. Este motor converte a energia elétrica armazenada na bateria em energia mecânica, que por sua vez impulsiona as rodas do carro.

Veja a seguir um passo a passo de seu funcionamento: 

  1. Quando você pressiona o pedal do acelerador, o controlador recebe um sinal indicando quanta potência é necessária;
  2. O controlador então ajusta a corrente elétrica da bateria para o motor, baseando-se na demanda de potência;
  3. O motor utiliza essa corrente elétrica para gerar força rotacional (torque) através do princípio do eletromagnetismo. Basicamente, a interação entre campos magnéticos no estator (parte fixa do motor) e no rotor (parte rotativa) cria o movimento rotacional;
  4. Esse movimento é transmitido através do sistema de transmissão para as rodas do carro, fazendo-o mover-se para frente ou para trás.


Componentes principais do motor elétrico para carros

  • Bateria: Armazena a energia elétrica necessária para alimentar o motor. As baterias de íon de lítio são as mais comuns devido à sua alta densidade energética e longa vida útil;
  • Motor Elétrico: O coração do veículo elétrico. Pode ser um motor de corrente alternada (AC) ou de corrente contínua (DC), sendo os motores de indução e os motores síncronos de ímã permanente os tipos mais comuns em carros elétricos;
  • Controlador de Potência: Regula a quantidade de energia elétrica que flui do motor para as rodas, controlando a velocidade do veículo e a aceleração.

 

Carro híbrido x carro elétrico: principais diferenças

Afinal, você sabe a diferença entre carro híbrido e elétrico? Descubra a seguir:

 

Carro híbrido

Como o próprio nome já diz, os modelos híbridos contam com dois tipos distintos de motor, um elétrico e outro a combustão, como nos carros convencionais. 

Seu funcionamento se dá através de uma central eletrônica que fica responsável por acionar o motor que será utilizado para tracionar as rodas. Portanto, o híbrido pode rodar apenas com o motor elétrico em determinadas condições, apenas com o motor de combustão ou com ambos com objetivo de gerar mais potência. 

Geralmente, o motor elétrico em veículos híbridos é acionado por uma bateria que é recarregada durante a regeneração de energia, ou seja, quando há frenagem ou desaceleração. 

No entanto, essa bateria não possui grande capacidade, permitindo que o carro rode apenas alguns quilômetros com essa configuração. 

 

Carro elétrico

Esse tipo de veículo funciona de forma 100% elétrica, através de energias armazenadas em baterias, que geralmente são feitas de íons de lítio. Portanto, nesse caso, o único combustível necessário para fazer o carro rodar é a eletricidade.  

Para abastecê-lo, basta conectar um cabo no veículo e ligá-lo em alguma tomada, geralmente de 110v. Geralmente, esses modelos rodam cerca de 300 a 400 km antes da recarga, conferindo-lhe uma razoável autonomia. 

- Leia também: Autonomia de carros elétricos: 8 informações importantes sobre o assunto

 

Conheça a tecnologia por trás de um Mercedes-Benz elétrico e seu motor

 

1. Bateria de iões de lítio de alta tensão

A bateria de iões de lítio de alta tensão é o acumulador de energia central para o acionamento elétrico. Tanto a autonomia como o desempenho dependem diretamente da bateria. A bateria é carregada a nível externo através da rede elétrica.

Além disso, a energia é recuperada através da recuperação nos processos de travagem e no regime de desaceleração. De modo a proporcionar um centro de gravidade total mais vantajoso em termos de dinâmica, a bateria dividida em vários módulos foi montada na parte inferior da carroçaria.

 

2. Sistema de travagem regenerativa

Uma vantagem em termos de autonomia: um grande potencial para redução de consumos reside no aumento da recuperação em fases de desaceleração e travagem. Este ocorre através da distribuição inteligente e mais eficiente dos binários de atraso. 

Quando solta o acelerador ou o pedal do travão é ativado, a máquina elétrica assume a desaceleração, funcionando como um gerador. Além disso, poderá ajustar a potência da recuperação em diferentes graus através das patilhas seletoras de velocidades no volante. Recupera assim autonomia enquanto conduz.

 

3. Motores elétricos

O motor elétrico converte a energia elétrica da bateria de alta tensão em energia mecânica e oferece uma propulsão impressionante desde a primeira rotação. Nos modelos de tração integral, são utilizados dois motores elétricos: um no eixo traseiro e um no eixo dianteiro. 

Para reduzir o consumo de tensão da dinâmica, a distribuição eficiente da força motriz é regulada continuamente entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro.

 

4. Recuperação

O acionamento puramente elétrico oferece a possibilidade, por meio da recuperação, de gerar energia elétrica ao se desacelerar. Essa energia pode ser alimentada novamente na bateria de alta voltagem do veículo e utilizada para o acionamento. 

A intensidade da desaceleração regenerativa pode ser ajustada manualmente pelo motorista, se necessário, através das borboletas para mudança de marcha no volante. 

Quando se puxa uma das borboletas para mudança de marcha no volante por mais tempo, ativa-se o assistente ECO (Dauto). Ele ajuda você a dirigir de forma proativa e ajusta a intensidade da recuperação automaticamente de acordo com a situação.

 

5. Programas de condução DYNAMIC SELECT

Em um veículo elétrico, o consumo depende bastante do estilo de condução. Por isso, o seu veículo elétrico da Mercedes-Benz auxilia você por meio do DYNAMIC SELECT, que possui diversos programas de condução com diferentes características. 

No programa de condução "Eco", o foco é um estilo de condução com eficiência energética, prolongando assim a sua autonomia. "Comfort" é a configuração padrão com uma curva característica para o pedal do acelerador que favorece um estilo de condução confortável. "Sport" foca em máximo desempenho de condução por meio de uma excelente reação.

Dependendo do modelo, também há o programa de condução inteligente "Max Range" disponível para a obtenção da maior autonomia possível.

 

6. Assistente ECO

Consumir menos energia, aumentar a autonomia - o assistente ECO ajuda você a dirigir de forma proativa. Ele verifica permanentemente se um veículo à frente está mais devagar, se há um limite de velocidade ou uma descida em seguida e indica no painel de instrumentos quando você deve tirar o pé do pedal do acelerador. De acordo com a situação, é selecionado automaticamente o nível de recuperação adequado para recuperar energia ou entrar em regime de desaceleração.

- Leia também: Carro elétrico polui ou não? Confira mitos e verdades sobre o assunto

 

7. Sistema de carregamento

Graças a um sistema de carregamento flexível, a bateria pode ser carregada tanto em estações de carregamento de corrente alternada (CA) como em estações de carregamento de corrente contínua (CC). 

Nas tomadas domésticas, Wallboxes e na maioria das estações de carregamento públicas passa corrente alternada (CA). Enquanto as estações de carregamento rápido de CC podem disponibilizar potências de carregamento superiores e encontram-se principalmente ao longo de autoestradas. 

Uma vez que as baterias apenas aceitam corrente contínua, os veículos elétricos possuem um carregador integrado que converte corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC).

- Leia também: Como carregar carro elétrico? Veja as principais opções

 

Motor para carro elétrico de alta qualidade é na Mercedes!

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