A Mercedes-Benz vem investindo pesado na produção de veículos elétricos. As inovações voltadas para a eletromobilidade fazem parte dos planos de renovação da montadora alemã. A ideia da Mercedes é tornar todos os veículos da marca elétricos até 2039. 

Os principais modelos da linha EQ são os SUV´s EQA, EQB e EQC e o sedan EQE.

Ficou curioso (a)? No texto a seguir vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre os carros elétricos da Mercedes. Você vai descobrir:

  • Conceito EQ da Mercedes-Benz

  • Detalhes do EQC 400: primeiro veículo elétrico da marca no Brasil

  • Outros modelos elétricos da Mercedes previstos para chegar no Brasil


Vamos lá? 

Conceito EQ da Mercedes-Benz

O conceito EQ oferece um ecossistema completo de produtos, serviços, tecnologias e inovações voltado para a eletromobilidade. 

A gama vai de veículos elétricos até acumuladores de energia residenciais, passando pelas estações de recarga Wall Box e serviços de recarga.


Os modelos incorporam a essência da eletromobilidade moderna: o design atraente, o prazer excepcional ao dirigir, a alta praticidade e a máxima segurança, características marcantes de todos os veículos do inventor do automóvel.


Os condutores dos modelos Mercedes-Benz EQ podem usufruir do apoio dos seguintes serviços e funções, entre outros:

  • Programa de condução MAX RANGE para maximizar a autonomia;

  • Mercedes-Benz Wallbox para o carregamento confortável em casa;

  • Otimização ativa da autonomia através do programa de condução MAX RANGE;

  • Pré-climatização do interior do veículo durante o carregamento.

Abaixo listamos alguns destaques dos modelos Mercedes-EQ:

Responsabilidade sustentável

Os carros elétricos da Mercedes chegam para reforçar ainda mais a responsabilidade sustentável da marca. Com a nova gama de modelos, a montadora alemã estabelece uma imagem clara e coerente em seus produtos e serviços sustentáveis com a estrela.

Para o suporte dos veículos elétricos, a Mercedes-Benz já oferece uma ampla infraestrutura de carregamento. 

Existe a estação de recarga rápida Wall Box, o app gratuito "Charge&Pay", para abastecer veículos movidos a energia elétrica de forma confortável em postos de carregamento públicos. Além disso, tem também os acumuladores de energia obtida de sistemas fotovoltaicos, oferecidos para empresas ou residências.

Todos esses produtos e serviços estarão futuramente reunidos na marca EQ. 


Leia também: Carro híbrido ou elétrico: qual a melhor opção?

Motor elétrico Mercedes-EQ

Um motor elétrico no eixo traseiro e dianteiro converte a energia elétrica da bateria de alta tensão em energia mecânica e oferece uma propulsão impressionante desde a primeira rotação.

Para reduzir o consumo de tensão da dinâmica, a distribuição eficiente da força de tração é regulada continuamente entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro.

Bateria de iões de lítio de alta tensão

A bateria de iões de lítio de alta tensão é o acumulador de energia central para a propulsão elétrica. Tanto a autonomia como o desempenho dependem diretamente das capacidades da bateria.

A bateria é carregada a nível externo através da rede elétrica. Além disso, a energia é recuperada através da recuperação nos processos de travagem e no regime de desaceleração. De modo a proporcionar um centro de gravidade total mais vantajoso em termos de dinâmica, a bateria foi montada na parte inferior da carroçaria.

Sistema de carregamento

Graças a um sistema de carregamento inteligente, a bateria pode ser carregada utilizando todas as possibilidades de carregamento comuns, o que incluem tomadas de rede elétrica, Wallboxes, estações de carregamento de corrente alternada (CA) e estações de carregamento rápido (CC).

O carregador está integrado de forma fixa no veículo e controla o carregamento através da rede elétrica pública. Neste processo a corrente alternada (CA) é convertida em corrente contínua (CC). Para além da possibilidade de carregar numa ligação de rede (CA) "normal", é também possível carregar o veículo em estações de carregamento CC (estações de carregamento rápido).