A lavagem a seco de carros é uma forma de limpeza que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Mas será que essa é a melhor opção para o seu carro?

Neste artigo, vamos falar tudo sobre o assunto. Dessa forma, você poderá entender mais a fundo como funciona e optar pela melhor limpeza para seu veículo de acordo com sua necessidade.

Continue a leitura e confira:

  • O que é a lavagem a seco?
  • Vantagens da lavagem a seco de carros
  • Desvantagens da lavagem a seco de carros
  • Bamaq Mercedes-Benz oferece muitas dicas para você

 

O que é a lavagem a seco?

Este tipo especial de lavagem é realizada com produtos específicos para limpeza de carro, sem que seja necessário o uso de água. Esses produtos são capazes de remover detritos e sujeiras da superfície do veículo.

Hoje no mercado existem produtos de alta qualidade para a limpeza, tais como ceras, lubrificantes e solventes que são desenvolvidos especificamente para esse tipo de limpeza. Também os panos e luvas adequados, como materiais em microfibra garantem um excelente acabamento.

Normalmente o serviço dura entre 45 minutos a 1 hora, dependendo da dimensão do veículo. Além disso, este tipo de lavagem não danifica a pintura do carro, pois não contém ingredientes abrasivos que possam arranhar ou desgastar a lataria.

A lavagem a seco de carros é considerada uma das mais eficazes, mas não é o único tipo de limpeza.

Outras opções para você escolher são:

  • Lavagem convencional com água;
  • Limpeza por vapor;
  • Limpeza de carpetes e estofados.

 

Vantagens da lavagem a seco de carros

Essa limpeza exige menos tempo do que uma lavagem convencional e é capaz de remover todos os tipos de sujeira com maior precisão. Essa técnica é bastante segura e não requer químicos abrasivos ou corrosivos para ser realizada.

A principal vantagem deste tipo de limpeza é que ela remove sujeiras profundas, sem danificar a pintura do veículo. Além disso, os produtos utilizados para essa tarefa contém antioxidantes que impedem o envelhecimento prematuro da tinta.

Muitos também consideram como excelente ponto para optar por esse tipo de limpeza o fato de ser extremamente prática e rápida. Ou seja, você economiza tempo, pois não precisa perder horas com o carro no serviço.

Outro grande benefício da limpeza a seco de carros é que ela permite um acabamento superior e pode ser usada para limpar certas áreas, como a parte interna do veículo, que geralmente são impossíveis de alcançar com uma lavagem convencional.

Por fim, podemos citar como vantagem da lavagem a seco de carros o fato de não precisar usar água. Dessa forma, você poupa tempo e protege o meio ambiente, pois não há desperdício de água com essa limpeza. Uma lavagem de carro convencional, que utiliza água gasta em média  200 litros de água por veículo.

 

Desvantagens da lavagem a seco de carros

Por outro lado, a lavagem a seco de carros tem algumas desvantagens em relação às demais formas de limpeza. Por exemplo, esse método pode ser um pouco mais caro e exigir maior atenção na sua execução para garantir o melhor resultado.

Além disso, essa técnica pode não ser adequada para veículos mais antigos ou que estão com muita sujeira acumulada.

Uma das principais desvantagens da lavagem a seco é o preço dos produtos necessários. Esses itens não são baratos e, portanto, podem encarecer o orçamento destinado à limpeza do seu veículo.

Além disso, a lavagem a seco não remove todas as sujeiras profundas e não é tão eficaz na limpeza de áreas difíceis de alcançar, como em porcas ou parafusos.

Outro fator importante a considerar é o local e os profissionais que oferecem o serviço. A qualidade dos materiais utilizados e a técnica empregada na limpeza é o que vai garantir um bom resultado final. Se o local não for confiável, o profissional pode usar substâncias químicas abrasivas para remover sujeiras profundas, o que poderia danificar a pintura do carro, por exemplo.

Em suma, a lavagem a seco de carros é uma das melhores opções para quem deseja ter um veículo limpo e bem conservado por mais tempo. No entanto, é importante escolher bons produtos específicos e profissionais capacitados para esse fim, evitando qualquer tipo de dano ao carro.

 

Bamaq Mercedes-Benz oferece muitas dicas para você

Agora que você já conferiu essas dicas sobre lavagem a seco de carros, visite também outros conteúdos da Concessionária Mercedes Bamaq! Trazemos materiais exclusivos sobre o mundo automotivo.

- Leia também: Cuidados com o carro: 10 dicas para manutenção e conservação do seu veículo