Para garantir o melhor funcionamento e maior vida útil do seu Mercedes-Benz é fundamental ter alguns cuidados com o carro. Esses cuidados vão desde a realização de revisões periódicas, como boas práticas a serem seguidas. 

No texto abaixo listamos algumas dicas que vão ajudar você a garantir a conservação do seu veículo. Continue a leitura e confira!

1. Saiba o momento certo de trocar o pneu

O pneu conta com uma marca chamada TWI, que está localizada entre os sulcos dos pneus. Quando essa marca se iguala à banda de rodagem significa que chegou a hora de trocar o pneu

Andar com os pneus desgastados pode causar uma série de problemas, como derrapagens nas curvas durante as frenagens, perda de aderência com o solo, gerando aquaplanagem e além de você estar sujeito à multa por infração de trânsito. Portanto, fique atento aos sinais e realize a troca de pneus no momento certo!

2. Descubra como enxertar a bateria do seu Mercedes-Benz

O primeiro passo é a localização dos polos da bateria do seu carro. Essa localização vai variar de acordo com cada modelo, alguns contam com os polos no lado esquerdo e outros no esquerdo.

No Classe C, por exemplo, o polo positivo está sinalizado com uma tampa, no lado esquerdo do veículo. Ao retirar a tampa, você irá visualizar um recipiente de segurança na cor vermelha, abra-a e encontre o polo positivo do modelo. 

O polo negativo estará pintado de dourado, aterrado na lataria do carro. Caso necessite de um enxerto, você deve ligar primeiro o polo positivo, com o positivo do outro carro e em seguida ligar o polo negativo, também com o negativo do outro veículo. 

3. Dicas para lavar o carro sem danificar a pintura 

Vai lavar o seu Mercedes-Benz em casa? Então é preciso ter alguns cuidados com o carro para evitar danos à pintura automotiva. Olha só algumas dicas: 

  • Evite encostar na pintura se o carro estiver empoeirado. Esse contato pode marcar o verniz e criar arranhões;

  • É fundamental escolher os produtos corretos para lavar o seu carro. Por isso, recomendamos o uso de produtos específicos para automóveis, que podem ser encontrados em lojas especializadas. Exemplos de produtos: xampus neutros automotivos e biodegradáveis, ceras, esponjas etc;

  • Retire todo o sabão com água e seque com panos microfibra, esticando-o para evitar riscos na pintura do veículo;

  • Use cera simples para o polimento. Ela diminui o acúmulo da poeira e aumenta a duração da lavagem.

Leia também: Ergonomia veicular: guia completo para o seu bem-estar e conforto

4. Momento certo para realizar a troca do óleo

Recomenda-se que a troca do óleo seja realizada a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados. Mas lembre-se, o prazo máximo para a troca é de seis meses, independente da quilometragem.

Você deve se atentar também às trocas do filtro de óleo e do lubrificante, componentes fundamentais para a saúde do motor. Afinal, rodar com óleo velho pode causar grandes prejuízos para o carro.

5. Quando fazer o alinhamento das rodas no veículo?

Em geral, especialistas recomendam que o alinhamento seja feito entre 5 mil a 10 mil quilômetros rodados. Porém, isso pode variar dependendo do veículo. Por isso, indicamos que você consulte o Manual do Proprietário de seu Mercedes-Benz para validar o prazo correto. 

Porém, existem alguns sinais de desalinhamento que podem indicar a necessidade de realização do serviço antes deste prazo. São eles: 

  • Quando o motorista sentir o volante puxar para um dos lados durante a condução;

  • Quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas;

  • Caso o motorista sinta qualquer tipo de vibração no carro;

  • Caso o volante esteja muito duro;

  • Quando existe um desgaste não homogêneo dos pneus;

  • Lembre-se: o alinhamento deve ser feito sempre que for realizada a troca de pneus.

Leia também: 11 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz

6. Atenção com os freios

É um dos elementos primordiais para se manter a segurança do veículo, por isso sua revisão deve ser uma de suas prioridades. 

Verifique especialmente se há algum tipo de vazamento na parte hidráulica do sistema, e também observe se as pastilhas e discos do mesmo estão desgastadas. 

O freio irá alertar emitindo um barulho quando é pressionado, indicando que deve-se realizar a troca das pastilhas.

7. Uso da marcha de carro

O motorista deve evitar algumas práticas, de modo a não prejudicar o funcionamento da marcha do carro. Listamos algumas ações que não devem ser feitas. 

  • Evite reduções muito bruscas: o sistema de transmissão tem a função de trabalhar em rotações específicas, logo, quando forçado, aumenta-se a possibilidade de quebra;

  • Nunca diminua a marcha pulando etapas, como, por exemplo, saindo da posição 4 direto para 1;

  • Não apoie o braço na alavanca do câmbio;

  • Não deixe de fazer as revisões periódicas. Estas devem ocorrer a cada seis meses ou quando o veículo atingir 10 mil quilômetros rodados. 

8. Manutenção do ar-condicionado do carro 

Para garantir um bom funcionamento do sistema de ar-condicionado do carro é importante fazer a manutenção do mesmo regularmente. 

Faça uma limpeza de tempos em tempos no sistema do ar e troque as peças do mesmo sempre que necessário.  O ar-condicionado é composto de várias peças como a bobina magnética, chicote elétrico, entretanto deve-se ter uma atenção especial com o filtro, que deverá ser trocado periodicamente. 

Recomenda-se que seja feita uma manutenção no ar-condicionado do carro a cada 6 meses. 

9. Atenção com o sistema de arrefecimento 

Esse sistema atua no resfriamento do carro. Sem ele, o veículo sofrerá superaquecimento e fica impossibilitado de funcionar. 

Para manter sempre a temperatura adequada e o motor funcionando de forma adequada, recomendamos que você realize a limpeza do radiador e do reservatório de expansão a cada 30 mil quilômetros. Nessa marca, troque também o líquido de arrefecimento e cheque o estado da bomba d’água, da válvula termostática e das mangueiras. 

Leia também: Manutenção de carros: tudo o que você precisa para dirigir com segurança

10. Deixe seu Mercedes-Benz com quem entende de Mercedes-Benz! 

Confie seu veículo à Bamaq Mercedes-Benz. Nós contamos com uma equipe altamente qualificada pela fábrica, além de peças genuínas e atendimento personalizado para garantir que seu veículo se mantenha com a máxima performance e com muito mais segurança.  

Entre em contato:

Agendamento Online Belo Horizonte 

(31) 99745-5949


Agendamento Online Juiz de Fora

(32)98479-9727