O Concept EQ é um ecossistema criado pela Mercedes-Benz que engloba  produtos, serviços, tecnologias e inovações voltado para a eletromobilidade. A gama vai de veículos elétricos até acumuladores de energia residenciais, passando pelas estações de recarga Wall Box e serviços de recarga.


Ao longo deste artigo vamos conhecer mais detalhadamente como funciona esse conceito. Continue lendo e fique por dentro.

Concept EQ: mensagem clara aos clientes.

O portfólio da marca EQ engloba todos os futuros veículos movidos a energia elétrica e os produtos e serviços relacionados da Mercedes-Benz. Com isso, os inventores do automóvel passam uma mensagem clara e transparente aos seus clientes por meio de um portfólio em constante expansão. 


A marca EQ representa, portanto, o próximo passo em sintonia com a estratégia comercial e de marketing que busca a "Best Customer Experience".

A Mercedes-Benz já oferece atualmente uma ampla infraestrutura de carregamento. 


Existe a estação de recarga rápida Wall Box, o app gratuito "Charge&Pay", para abastecer veículos movidos a energia elétrica de forma confortável em postos de carregamento públicos, e os acumuladores de energia obtida de sistemas fotovoltaicos, oferecidos para empresas ou residências. 


Todos esses produtos e serviços estarão futuramente reunidos na marca EQ. Dessa forma, a Mercedes-Benz estabelece uma imagem clara e coerente em seus produtos e serviços sustentáveis com a estrela.

CASE: Connected, Autonomous, Shared, Electric.

"A mobilidade do futuro na Mercedes-Benz se apoia em quatro pilares: conexão, autonomia, compartilhamento e eletricidade. O 'Concept EQ' reúne todas essas qualidades", afirmou o Dr. Dieter Zetsche, Presidente da Mercedes-Benz Group AG e Diretor da Mercedes-Benz Cars. 


"Veículos livres de emissões são o futuro. Nossa nova marca EQ vai muito além do veículo elétrico. A marca EQ oferece um ecossistema amplo de produtos, serviços, tecnologias e inovações voltado para motores elétricos."

A nova geração de veículos elétricos será baseada em uma arquitetura própria projetada especialmente para modelos com bateria elétrica, que poderá ser aplicada de forma escalável em todos os modelos de veículos.


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Design com nova estética elétrica.

"O 'Concept EQ' é sexy e cool", avalia Gorden Wagener, coordenador da área de design da Mercedes-Benz Group AG. "O que fascina é sua capacidade de reinterpretar nossa filosofia de design orientada à clareza sensorial, visando uma estética elétrica autônoma, moderna e de vanguarda. Ao mesmo tempo, o design minimalista dos show cars futuristas revela um progresso sedutor". 


A forma básica monolítica do "Concept EQ" alia os genes do SUV à dinâmica característica do coupé e incorpora elementos do shooting brake na traseira.


Com forma plana e alongada, o conjunto envidraçado confere robustez e purismo às proporções. A fluidez da transição entre o capô preto brilhante, o para-brisa e o teto panorâmico de cor escura caracteriza a nova estética elétrica e forma um contraste fascinante com a pintura em prata Alubeam. Juntas da carroceria quase imperceptíveis, limpadores de vidros ocultos, câmera no lugar do espelho retrovisor externo e a ausência de maçanetas nas portas realçam a silhueta alongada e dinâmica.

Interior: funcional e de vanguarda

No cockpit desenhado para o motorista, o foco se concentra em um controle descomplicado, baseado no toque e com uma estética elétrica inédita, que traduz harmonicamente o visual do exterior também no compartimento interno. Com design assimétrico, o painel de instrumentos com um grande display panorâmico suspenso é feito sob medida para o motorista.


O interior do "Concept EQ" é marcado pelo luxo moderno, expresso sobretudo na interface de usuário completamente nova, que conecta emoção com inteligência e intuitividade. 


O ajuste de assento elétrico típico da Mercedes, sem interruptores e botões, é um exemplo desse conceito.




O console central com moldura em ouro rosé parece flutuar: dispensa elementos de comando mecânicos e está equipado com elementos sensíveis ao toque. Assim como nos elementos de Touch Control do volante, nele o motorista também controla os sistemas de ar-condicionado e de infotainment com apenas um dedo.

Motivos para optar por um Mercedes-Benz elétrico

Condução sem emissões locais de CO₂.

Desfrute do prazer de conduzir um veículo totalmente elétrico em dois sentidos: sem emissões de dióxido de carbono e de óxido de nitrogênio . Dê mais um passo com a consciência tranquila em direção a uma mobilidade neutra em CO2.

Um novo tipo de prazer em dirigir.

A condução elétrica significa uma experiência de condução totalmente nova: dinâmica e praticamente silenciosa. Mesmo parado, quase todo torque está disponível para uma aceleração uniforme.

Recuperação de energia interligada de forma inteligente. 

A condução preventiva poupa energia e prolonga a autonomia: o Assistente ECO oferece uma recuperação otimizada em função da situação, na medida que inclui dados de navegação, detecção de sinais de trânsito e informações dos sensores na sua estratégia de eficiência.

Autonomia adequada para o dia a dia

As baterias de alta tensão instaladas nos modelos Mercedes-Benz são tão generosamente dimensionadas que a sua autonomia elétrica permite cobrir calmamente muitos trajetos quotidianos e também o caminho de ida e volta para o trabalho.

Custos correntes e de manutenção controláveis. 

O acionamento totalmente elétrico, dependendo do modelo, dispensa tudo o que é supérfluo. Pois o que não estiver incluído, não acarreta despesas com manutenção nem custos. Até mesmo o esforço do sistema de freio é significativamente reduzido na sequência da recuperação de energia ao travar.


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Conheça a tecnologia por trás de um Mercedes-Benz elétrico

Bateria de iões de lítio de alta tensão

A bateria de iões de lítio de alta tensão é o acumulador de energia central para o acionamento elétrico. Tanto a autonomia como o desempenho dependem diretamente da bateria.
A bateria é carregada a nível externo através da rede elétrica.


Além disso, a energia é recuperada através da recuperação nos processos de travagem e no regime de desaceleração. De modo a proporcionar um centro de gravidade total mais vantajoso em termos de dinâmica, a bateria dividida em vários módulos foi montada na parte inferior da carroçaria.

Sistema de travagem regenerativa

Uma vantagem em termos de autonomia: um grande potencial para redução de consumos reside no aumento da recuperação em fases de desaceleração e travagem.
Este ocorre através da distribuição inteligente e mais eficiente dos binários de atraso. 


Quando solta o acelerador ou o pedal do travão é ativado, a máquina elétrica assume a desaceleração, funcionando como um gerador. Além disso, poderá ajustar a potência da recuperação em diferentes graus através das patilhas seletoras de velocidades no volante. Recupera assim autonomia enquanto conduz.

Motores elétricos

O motor elétrico converte a energia elétrica da bateria de alta tensão em energia mecânica e oferece uma propulsão impressionante desde a primeira rotação.
Nos modelos de tração integral, são utilizados dois motores elétricos: um no eixo traseiro e um no eixo dianteiro. 


Para reduzir o consumo de tensão da dinâmica, a distribuição eficiente da força motriz é regulada continuamente entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro.

Sistema de carregamento

Graças a um sistema de carregamento flexível, a bateria pode ser carregada tanto em estações de carregamento de corrente alternada (CA) como em estações de carregamento de corrente contínua (CC). 


Nas tomadas domésticas, Wallboxes e na maioria das estações de carregamento públicas passa corrente alternada (CA). Enquanto as estações de carregamento rápido de CC podem disponibilizar potências de carregamento superiores e encontram-se principalmente ao longo de autoestradas. 


Uma vez que as baterias apenas aceitam corrente contínua, os veículos elétricos possuem um carregador integrado que converte corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC).