Os carros elétricos no Brasil já são uma realidade e o número de vendas de veículos dessa categoria cresce a cada ano. Mas afinal, quais são os diferenciais desses modelos? Quais são as suas características? 

Ao longo deste artigo vamos falar sobre o crescimento dos carros elétricos no Brasil em 2023 e nos últimos anos, além de apresentar algumas particularidades dessa modalidade. Continue a leitura e confira:

  • Dados sobre o cenário de carros elétricos no Brasil e no mundo
  • Como os carros elétricos funcionam? 
  • Carros elétricos da Mercedes-Benz
     

Dados sobre o cenário de carros elétricos no Brasil e no mundo

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontam que o número de carros elétricos comercializados em 2023 até o mês de abril foi de 19.579, um aumento de 51% sobre os primeiros quatro meses do ano passado. 

Em abril, foram vendidas 4.793 unidades de modelos elétricos, um crescimento de 53,5% sobre o mesmo mês de 2022

O relatório anual Global Electric Vehicle Outlook da Agência Internacional de Energia aponta que mais de 10 milhões de carros elétricos foram vendidos no mundo em 2022. A expectativa é de crescimento de mais de 35% em 2023, chegando a 14 milhões de unidades. 

Ainda de acordo com a Agência Internacional de Energia, o crescimento na venda de veículos elétricos pode evitar o consumo de pelo menos 5 milhões de barris de petróleo por dia até 2030.

 

Busca por pontos de recarga

Outro dado interessante a ser analisado sobre o crescimento dos carros elétricos no Brasil diz respeito às buscas por pontos de recarga no Google.

Um levantamento feito pela plataforma de busca e divulgado pelo Estadão apontou que as pesquisas por pontos de recarga cresceram 106% na comparação dos dados de abril de 2022 com os de abril de 2023. 

Ao todo, o Google Maps exibe cerca 300 estações públicas de recarga nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A busca ainda detalha os locais onde a recarga é grátis, como em shoppings, por exemplo. 

- Leia também: Como carregar carro elétrico? Veja as principais opções


Como os carros elétricos funcionam? 

Os carros elétricos são movidos apenas por eletricidade e possuem baterias recarregáveis, geralmente de íons de lítio. Existem também os carros híbridos, que combinam propulsão elétrica e motor a combustão. 

Embora os carros elétricos possam ter custo de aquisição mais elevado, são mais baratos de manter a longo prazo. 

A manutenção veicular, por exemplo, é mais prática, afinal, os carros elétricos não necessitam de embreagem, velas de ignição, óleo lubrificante e outros componentes comuns do motor a combustão.

Também há economia no abastecimento de combustível, além do carro elétrico ser até três vezes mais eficiente em termos de consumo que o carro tradicional. 

- Leia também: Autonomia de carros elétricos: 8 informações importantes sobre o assunto

 

Carros elétricos da Mercedes-Benz

Além do veículo já existente, o EQC 400, a montadora alemã apresenta outros modelos, como o EQA, EQB, EQE e EQS.

O EQC é o primeiro dos modelos de carros elétricos da Mercedes-Benz que chegou ao Brasil. O carro entrega 440 km de autonomia com uma única carga, além de ampla infraestrutura de recarga e o mais alto nível de segurança.

Os modelos SUVs EQA 250 e EQB 250, lançados recentemente, reforçam a linha de carros a eletricidade. Já o sedã EQE 300 chega com 645 km de autonomia totalmente elétrica e bateria de 89 kWh de capacidade.

A marca já oferece uma ampla estrutura para suporte dos veículos elétricos, como a estação de recarga rápida Wall Box, além de tecnologias que estarão nos próximos modelos. A ideia da Mercedes é tornar todos os veículos da marca elétricos até 2039.

- Leia também: Carro híbrido ou elétrico: qual a melhor opção?

 

Responsabilidade sustentável

Os carros elétricos da Mercedes chegam para reforçar ainda mais a responsabilidade sustentável da marca. Com a nova gama de modelos, a montadora alemã estabelece uma imagem clara e coerente em seus produtos e serviços sustentáveis com a estrela.

Para o suporte dos veículos elétricos, a Mercedes-Benz já oferece uma ampla infraestrutura de carregamento. 

Existe a estação de recarga rápida Wall Box, o app gratuito "Charge&Pay", para abastecer veículos movidos a energia elétrica de forma confortável em postos de carregamento públicos. Além disso, tem também os acumuladores de energia obtida de sistemas fotovoltaicos, oferecidos para empresas ou residências.

Todos esses produtos e serviços estarão futuramente reunidos na marca EQ. 

Converse com nossos consultores e veja os modelos disponíveis aqui na Bamaq Mercedes-Benz.