Realizar a manutenção do carro é muito importante, mas nem sempre sabemos tudo o que está acontecendo. O alinhamento e balanceamento, por exemplo, são procedimentos que auxiliam na segurança e dirigibilidade do seu veículo. 

Quando o carro está puxando muito para um dos lados ou os pneus estão com desgaste excessivo e desigual é preciso ficar atento.

Você tem dúvidas sobre alinhamento e balanceamento? Então, continue lendo o artigo e confira:

  • O que é alinhamento e balanceamento?
  • Qual a finalidade do alinhamento e balanceamento?
  • Alinhamento e balanceamento: quando fazer?
  • É preciso fazer os dois serviços juntos?
  • Qual o custo do alinhamento e balanceamento?
  • Deixe seu Mercedes-Benz com quem entende

 

O que é alinhamento e balanceamento?

O alinhamento busca o “equilíbrio em movimento” do veículo. Este procedimento é executado medindo e ajustando os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo.

Dessa forma, se equilibram todas as forças que atuam no carro, tais como: gravidade, força centrífuga e força de viragem. Isso proporciona ao veículo:

  • Maior eficiência de rolamento;
  • Desgaste uniforme dos pneus;
  • Maior estabilidade ao carro;
  • Mais segurança para motorista e passageiros.

O balanceamento permite que as rodas atuem sem provocar vibrações. É fundamental para equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo. Ao fazer essa manutenção o motorista terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de influenciar diretamente no desempenho dos pneus.

Quando essa manutenção é mal feita afeta diversos aspectos e causa trepidação do volante, dos bancos, do painel de acessórios e no piso do carro.

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Qual a finalidade do alinhamento e balanceamento?

 Como é um procedimento que ajusta os ângulos das rodas, o alinhamento evita acidentes e previne o deslocamento involuntário do automóvel. 

Além de economizar combustível, diminui o esforço excessivo do carro, e deixa a dirigibilidade mais firme.

O balanceamento evita as trepidações em velocidades acima de 60 km/h, previne a deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de frenagem.

O alinhamento e balanceamento do automóvel fazem parte do processo de manutenção preventiva, garantindo uma direção mais tranquila ao motorista. Alguns benefícios do procedimento são:

  • Maior durabilidade dos pneus;
  • Economia de combustível; 
  • Dirigibilidade suave;
  • Mais segurança na condução do veículo. 

 

Alinhamento e balanceamento: quando fazer?

Para entender se o seu carro precisa de alinhamento e balanceamento é necessário observar dois principais aspectos: 

Se você solta o volante por um breve momento e ele puxa para a direita ou para a esquerda, significa que o carro precisa ser alinhado

Agora, se você sentir o volante vibrando ou o carro apresentando barulhos em determinadas velocidades, é sinal de que as rodas precisam de balanceamento.

A recomendação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada dez mil quilômetros rodados, mesmo quando não existe nenhum comportamento anormal no automóvel. Também é necessário verificar nas seguintes situações:

  • Quando houver troca de pneus/rodas; 
  • For efetuado o rodízio de pneus; 
  • Se o pneu foi consertado por furo ou corte; 
  • Houver choque contra obstáculo na pista ou em buraco; 
  • Se o pneu desgasta excessivamente em pontos isolados.

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É preciso fazer os dois serviços juntos?

As pessoas costumam confundir o alinhamento e balanceamento das rodas, mas são procedimentos completamente diferentes. 

O alinhamento das rodas, também chamado de paralelismo do eixo, consiste em ajustar os ângulos das rodas de modo a obedecerem às especificações do fabricante do veículo.  Os três ângulos de alinhamento mais importantes são: 

  • Cambagem: ajusta o ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo. Pode ser observada quando olhamos o veículo de frente. É o que causa o desgaste irregular dos pneus quando desalinhado.
  • Caster: É o ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção em relação à vertical quando o carro é visto de lado. Responsável por fornecer estabilidade direcional ao carro em altas velocidades.
  • Convergência ou Divergência: É a diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus vistas de cima. Esse ajuste promove melhoria no padrão de desgaste dos pneus, especialmente sob frenagem.

Por outro lado, o balanceamento de pneus e rodas é feito para que elas girem sem causar vibrações desnecessárias.

Existem dois tipos de balanceamento, o estático e o dinâmico. O estático pode ser feito com pneus e rodas imóveis. Já o dinâmico exige que eles estejam em rotação e corrige problemas que o estático não consegue.

Não é obrigatório fazer o alinhamento e balanceamento juntos. No entanto, é recomendado por profissionais que ao fazer um serviço você verifique a necessidade de realizar o outro.

 

Qual o custo do alinhamento e balanceamento?

O preço do alinhamento e balanceamento varia de acordo com alguns fatores, como o tipo do veículo, marca e entre uma oficina e outra. 

No entanto, o serviço pode custar entre R$100 e R$300 reais, dependendo de onde e como o serviço será feito. Em algumas oficinas mecânicas, por exemplo, o balanceamento feito separadamente pode ser cobrado por roda, com custo a partir de R$40 reais.

Para um alinhamento e balanceamento confiável e durável é imprescindível buscar profissionais qualificados e com equipamentos de ponta para uma precisão nos ajustes. 

Normalmente, equipamentos computadorizados são usados para fazer a correção dos ângulos das rodas, utilizando um software específico e um banco de dados da marca e do modelo do seu automóvel. 

 

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