A manutenção de carros é o cuidado mais importante que o motorista pode ter com o seu Mercedes-Benz. Dessa forma, é possível garantir mais segurança na condução, assim como uma melhor eficiência e maior vida útil para o veículo. 

Nós vamos te ajudar nessa tarefa! Preparamos algumas informações importantes sobre manutenção de carros que você precisa saber, como por exemplo: 

  • Como identificar o momento certo para fazer a revisão?

  • O que é avaliado durante a revisão? 

  • Período de manutenção das principais peças e sistemas do seu Mercedes-Benz.

  • Vantagens de realizar a manutenção de carros regularmente;

  • Principais riscos da não realização da manutenção de carros.

Continue a leitura e tire suas dúvidas! 

Como identificar o momento certo para fazer a revisão?

É possível acessar no menu da Central Multimídia de todos os veículos Mercedes-Benz, a informação do período correto para fazer a revisão no seu carro. 

É muito simples acessar a informação, veja o passo a passo: 

1. Pesquise por "Serviço" entre os menus do computador de bordo do seu Mercedes-Benz. 

2. Escolha a opção "Assyst Plus"

3. Você terá acesso à informação de quantos dias/quilômetros faltam para a sua próxima manutenção. 


Leia também: Cuidados com o carro: 10 dicas para manutenção e conservação

O que é avaliado durante a revisão? 

Na manutenção de carros é feito um check up geral para avaliar as condições de funcionamento do seu Mercedes-Benz. Por isso, durante o procedimento serão realizados reparos e atualizações necessárias para alcançar um melhor rendimento do veículo. 

É muito comum que, no momento que for levar seu carro para fazer a revisão você se depare com dois tipos de serviços: A e B. Mas afinal, qual a diferença entre eles: 


  • Revisão A é troca o óleo e o filtro do óleo
  • Já na revisão B é trocado o óleo, o filtro do óleo, o filtro do ar do motor, o filtro do ar condicionado e também o fluido de freio.

Em ambas as revisões são feitas verificações gerais nas partes elétricas, suspensão, sistema de freios e também uma atualização nos módulos eletrônicos do veículo. 

Geralmente, as revisões acontecem de modo alterado, salvo exceções. 

Período de manutenção das principais peças e sistemas do seu Mercedes-Benz

Cada peça e sistema do seu veículo precisa ser revisada em um período específico. É claro que problemas pontuais podem acontecer e exigir que este reparo seja antecipado, entretanto, existe um período médio que foi estipulado pela própria fabricante para que a manutenção seja feita. 

Antes da montadora estipular este prazo, é realizado uma série de testes que servem para a mesma avaliar o período exato em que cada peça do motor começa a perder eficiência. 

Logo, é muito importante se atentar às datas, pois segui-las corretamente é essencial para garantir o melhor desempenho e eficiência do seu Mercedes-Benz. 

Listamos o período médio para a manutenção de algumas das principais peças e sistemas. Veja só: 

  • Sistema de arrefecimento: a limpeza do radiador e do reservatório de expansão deve acontecer a cada 30 mil quilômetros. Também nesta marca, recomendamos que seja feita a troca do líquido de arrefecimento, além da checagem do estado da bomba d’água, da válvula termostática e das mangueiras.

  • Troca de óleo: deve ser feita a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados. Vale lembrar que o prazo máximo para a troca é de seis meses, independente da quilometragem. 

  • Filtro de combustível: a cada 15 mil quilômetros. 

  • Filtro de ar: a cada 15 mil quilômetros. 

  • Correia dentada: a cada 50 mil quilômetros. 

  • Molas e amortecedores: revisão a cada 7 mil quilômetros, e troca a cada 40 mil quilômetros. 


Leia também: Seguro de carro: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Vantagens de realizar a manutenção de carros regularmente

O motivo mais importante para a realização correta da manutenção de carros é, claro, a segurança. Esse é o único jeito de antecipar qualquer tipo de falha e pane no veículo, e que em determinadas situações podem representar um alto risco para os todos os passageiros. 

Além disso, a revisão periódica também pode ser uma forma de economizar. Isso porque ela atua na manutenção da eficiência do veículo, ou seja, ela impede que um problema mais sério de fato aconteça. E, como se sabe, um problema sério, como no motor, por exemplo, representa custos muito mais elevados. 

E por último, mas não menos importante, é a garantia de maior eficiência e maior vida útil que ela representa. A checagem regular dos sistemas e peças é a única forma de garantir que o seu veículo rode com seu máximo desempenho.  

Principais riscos da não realização da manutenção de carros 

Como já mencionado acima, a manutenção do seu veículo é fundamental para garantir a sua melhor performance, segurança e também maior vida útil de todas as peças e sistemas. Quando você não realiza as revisões conforme orientação da montadora, seu carro fica sujeito a uma série de riscos.

Abaixo listamos alguns dos problemas mais comuns observados quando há negligência quanto à revisão de carros. Veja: 

Problemas no motor

Como você já sabe, o motor é a principal parte de qualquer veículo. Para que ele funcione perfeitamente, estão envolvidos pelo menos quatro sistemas: o de arrefecimento, lubrificação, elétrico e exaustão.

Qualquer tipo de problema ou defeito em um desses sistemas pode causar sérios problemas com o veículo. Muitas vezes, inclusive, podendo causar a perda total do motor, ou até mesmo causar graves acidentes.


Mau funcionamento da lubrificação

Os riscos nesse caso são de rompimento de certas peças e também de superaquecimento do sistema.

Mau funcionamento do arrefecimento

A principal função do sistema de arrefecimento do veículo é manter a temperatura ideal do motor para que ele funcione perfeitamente.

Se esse sistema não funcionar corretamente, pode haver um superaquecimento do motor e até causar a perda total do mesmo. Outro problema que pode vir a acontecer é que se a temperatura estiver muito baixa pode-se ter dificuldade para ligar o carro ou o mesmo pode perder a potência com frequência.

Itens mais importantes para verificar durante a manutenção de carros

  • Fluídos: verifique o nível dos fluídos básicos do veículo, como óleo, água e arrefecimento;

  • Bateria: na revisão será medida a carga da bateria, de modo a avaliar se ela está pronta para seguir viagem;

  • Alinhamento e balanceamento: importante para deixar o veículo estável, evitando que o mesmo sofra com trepidações e que os pneus tenham desgaste regular, aumentando a sua vida útil;

  • Velas e cabos: peças em bom estado vão garantir melhor eficiência do veículo, além de contribuir para economia de combustível;

  • Freios: fique atento ao nível do fluído do freio e verifique se os discos e pastilhas estão funcionando plenamente. 


Leia também: Pintura automotiva: dicas importantes para conservar a do seu carro

Deixe seu Mercedes-Benz com quem entende de Mercedes-Benz! 

Confie seu veículo à Bamaq Mercedes-Benz. Contamos com uma equipe altamente qualificada pela fábrica, peças genuínas e atendimento personalizado para garantir o máximo de potência, uma maior vida útil e segurança para o seu modelo. 

Desde uma pequena revisão de rotina ou grandes serviços mecânicos ou de funilaria e pintura, conte com a segurança de uma concessionária autorizada Mercedes-Benz.


Entre em contato:

Agendamento Online Belo Horizonte 

(31) 99745-5949


Agendamento Online Juiz de Fora

(32)98479-9727