Veículos elétricos têm se tornado opção cada vez mais comum nas concessionárias. Eles combinam tecnologia e sustentabilidade e a autonomia de carros elétricos não deixa a desejar.

Você tem dúvidas sobre o assunto? Neste artigo traremos oito informações importantes sobre a autonomia de carros elétricos, entre outras informações.

Continue lendo e confira: 

  • Como funcionam os carros elétricos?
  • Fatores que afetam a autonomia de carros elétricos
  • Como otimizar a autonomia de carros elétricos
  • 8 fatos importantes sobre carros elétricos
  • Carros elétricos da Mercedes-Benz

 

Como funcionam os carros elétricos?

Você já deve ter ouvido falar que carros elétricos são os “carros do futuro”. Mas cada vez mais as marcas têm trabalhado para incluir mais modelos no mercado e, ousamos dizer, o futuro já está aí

Mesmo com esse crescimento, os veículos ainda são motivo de dúvidas. É importante entender como funcionam esses veículos e saber da autonomia dos carros elétricos é indispensável para fins de planejamento.

Como o nome já insinua, os carros elétricos são movidos apenas por eletricidade e possuem baterias recarregáveis, geralmente de íons de lítio. Existem também os carros híbridos, que combinam propulsão elétrica e motor a combustão. 

- Leia também: Carro híbrido ou elétrico: qual a melhor opção?

Embora os carros elétricos possam ter custo de aquisição mais elevado, são mais baratos de manter a longo prazo

A manutenção desses carrps, por exemplo, é mais prática, afinal, eles não necessitam de embreagem, velas de ignição, óleo lubrificante e outros componentes comuns do motor a combustão.

Também há economia no abastecimento de combustível, além do carro elétrico ser até três vezes mais eficiente em termos de consumo que o carro tradicional. 

 

Fatores que afetam a autonomia de carros elétricos

A autonomia de carros elétricos é medida através do ciclo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure). Ele analisa o gasto médio em uma rota mista, dentro da cidade e na estrada.

Como acontece com veículos tradicionais, a autonomia de carros elétricos varia conforme seu uso. Andar em alta velocidade, por exemplo, pode consumir mais bateria, pois exige maior esforço do motor. 

Essa autonomia também pode ser reduzida pelo uso em excesso de ar-condicionado, ao optar por modos de condução que melhoram o desempenho, exigindo mais do veículo.

Nos carros elétricos mais modernos, a autonomia das baterias vem ficando cada vez mais próxima à dos veículos convencionais.

 

Como otimizar a autonomia de carros elétricos?

A estrutura dos veículos elétricos é construída de forma que as baterias e os componentes elétricos tenham longa durabilidade. Desse modo, a vida útil e a autonomia dos carros elétricos podem ser prolongadas.

Por isso, para garantir que o alcance de um veículo elétrico permaneça sempre bom, não é recomendável, por exemplo, deixar a bateria com um nível de carga baixo por muito tempo.

Os elétricos são capazes de retomar parte da carga das baterias em um esquema que aproveita as desacelerações do veículo para gerar energia com o movimento das rodas e acionar um gerador. 

Desse modo, o motor deixa de consumir para gerar eletricidade quando o motorista tira o pé do acelerador, ativando o freio regenerativo. Uma boa maneira de ativar esse sistema é frear o carro gradativamente e evitar paradas bruscas.

Outra forma de otimizar a autonomia dos carros elétricos é aquecer ou resfriar o veículo enquanto ele ainda estiver conectado à tomada. E, sempre que necessário, ativar o modo econômico, que reduz o consumo de componentes secundários.

Os fabricantes têm se preocupado cada vez mais com carros elétricos com maior autonomia de bateria. Como é o caso da Mercedes-Benz, que tem investido na química de ânodo de silício em baterias

A evolução deve permitir até 800 Wh/L (watts-hora por litro), o que em comparação a outras tecnologias presentes no mercado atual representa um aumento de até 40% na densidade de energia.

Ou seja, mais energia armazenada, em menos espaço, aumentando a duração de bateria dos veículos elétricos.

No Brasil, o carro elétrico com maior autonomia de bateria performa 630 km com uma carga e bateria com 111,5 kWh de capacidade. 

Na Alemanha, o modelo Mercedes-Benz Vision EQXX percorreu 1000 km até a França com apenas uma carga, restando ainda cerca de 15% da bateria, com autonomia para perfazer 140 km. 

 

8 fatos importantes sobre carros elétricos

Agora vamos te ajudar a entender algumas questões que ainda cercam os carros elétricos  e a autonomia de carros elétricos.

  1. A condução do veículo elétrico é mais fácil, pois a eletricidade diminui o atrito entre os componentes do motor, se comparado ao motor a combustível.
  2. Pode ser recarregado em casa. A maioria dos veículos elétricos já sai da fábrica com carregadores próprios. As tomadas convencionais precisam ser 220 volts e aterradas, com tempo médio para recarga completa de até dez horas. Em carregadores rápidos é possível recuperar 80% da carga em aproximadamente meia hora.
  3. A bateria de veículos elétricos não vicia, pois todo o sistema do carro é equilibrado. Se uma bateria falha, por exemplo, as outras são capazes de suprir o veículo sem prejuízo ao funcionamento.
  4. Eficiência: elétrico vs. combustão: Um carro elétrico tem consumo médio de 20 kWh para percorrer 100 km. Enquanto um modelo a combustão pode precisar de 10L de gasolina para rodar a mesma distância. 
  5. Carros elétricos podem ser levados ao lava jato e tomar chuva. Afinal, da mesma forma que nos carros tradicionais, todos os componentes elétricos são totalmente isolados. 
  6. A infraestrutura de carregamento para carro elétrico no Brasil ainda deixa a desejar. Poucas estações de recarga disponíveis exigem carros elétricos com maior autonomia de bateria. 
  7. O item anterior nos traz um outro ponto de atenção: não é possível fazer "chupeta" em veículos elétricos. A prática usada para carga em bateria de carros tradicionais não supre a de um carro elétrico.
  8. Carros elétricos têm maior sustentabilidade. Além da não emissão de gás carbônico via escapamento, os veículos elétricos não vazam óleos e combustíveis e acumulam menos metais pesados em sua composição.

A eletrificação dos veículos parece um caminho sem volta a nível global e se torna cada vez mais uma realidade, em uma tendência tecnológica e sustentável. A seguir você pode se familiarizar com os modelos elétricos Mercedes-Benz.

 

Carros elétricos da Mercedes-Benz

Além do veículo já existente, o EQC, a montadora alemã apresenta outros modelos, como o EQA, EQB, EQE e EQS.

O EQC é o primeiro dos modelos de carros elétricos da Mercedes-Benz que chegou ao Brasil. O carro entrega 440 km de autonomia com uma única carga, além de ampla infraestrutura de recarga e o mais alto nível de segurança.

Os modelos SUVs EQA 250 e EQB 250, lançados recentemente, reforçam a linha de carros a eletricidade. Já o sedã EQE 300 chega com 645 km de autonomia totalmente elétrica e bateria de 89 kWh de capacidade.

A marca já oferece uma ampla estrutura para suporte dos veículos elétricos, como a estação de recarga rápida Wall Box, além de tecnologias que estarão nos próximos modelos. A ideia da Mercedes é tornar todos os veículos da marca elétricos até 2039.

- Leia também: Como carregar carro elétrico? Veja as principais opções