Na corrida pelas inovações tecnológicas, o setor automotivo está entre as que mais investem recursos em pesquisas. Com os avanços constantes, trazer os carros do futuros para o presente está cada vez mais próximo da realidade do que se pode imaginar. 


Afinal, muitas das tecnologias inovadoras já são reais e muito utilizadas nos carros mais sofisticados. Além de serem desenvolvidos pensando na melhor experiência possível do usuário, eles também são projetados para serem bem mais sustentáveis e, claro, eficientes na hora da performance.


Pensando nisso, separamos as principais inovações tecnológicas que já marcam os palcos da indústria automotiva. Siga a leitura e se surpreenda! 


Inteligência artificial


Graças à evolução da ciência e da engenharia, a inteligência artificial automotiva vem ganhando cada vez mais potencial na hora de garantir a segurança e a eficiência na hora de dirigir. 

Freios, airbags e sensores para estacionar, detectar outros veículos, pedestres e até mesmo buracos nas estradas - conectados e automatizados - serão cada vez mais indispensáveis na hora de proteger e ajudar o motorista a conduzir e a tomar decisões.

A união de empresas de tecnologia da informação com o setor automobilístico permitirá  o fornecimento de dados precisos e em tempo real sobre a pista, o percurso e o clima, por exemplo. 

Além disso, com o computador a bordo do carro conectado, será possível - inclusive - a prevenção de danos ao automóvel e até mesmo de acidentes nas viagens. 

Internet das coisas


Como falar de inteligência artificial e não falar de Internet das coisas? Conhecida também pelo termo original IoT, ou Internet of Thing, a inovação tecnológica traz à tona um verdadeiro carro futurístico. 


Com uma boa conexão, o automóvel será capaz de se conectar com outros aparelhos e enviar informações precisas, baixar aplicativos e receber informações sobre previsão de tempo. E mais: será possível se comunicar com os aparelhos dos usuários e os da casa! 


O portão poderá se abrir sem a necessidade de um comando manual, por exemplo. A Televisão ou algum outro eletrodoméstico poderá receber comandos imediatamente, e até mesmo empresas responsáveis pela manutenção do carro poderão ser notificadas quando necessário.


Alguns carros já usam essa tecnologia através da cobertura 4G, a melhor dos padrões na atualidade. 


Autonomia máxima


Tendo também como base a inteligência artificial, o carro autônomo é uma das inovações mais buscadas do setor.  Com total segurança e aumentar ainda mais o conforto, sensores, câmeras, radares irão interpretar o trânsito e todos os sinais do contexto.


A capacidade de percepção do veículo estará conectada, automatizada e será muito precisa que a dos humanos. Dessa forma, será possível substituir completamente a intervenção humana na condução do automóvel.


Com a chegada dessa tecnologia, as pessoas poderão utilizar os veículos de formas variadas; poderão assistir filmes, dormir, usar como uma sala de estar, estudo ou até mesmo para o trabalho durante os percursos.


Realidade Aumentada


Outra tendência que promete revolucionar os carros, com certeza é a realidade aumentada. A inovação ainda deve ir além de um display  no painel que exibirá diversas informações sobre o tráfego, aceleração, distância e localização no vidro do carro.


Com a finalidade de auxiliar o condutor, a tecnologia permitirá medir a distância entre os veículos, irá monitorar o seu posicionamento na faixa e indicará com exatidão quando você deve virar, por exemplo.


Isso já é possível com o novo Mercedes-Benz Classe S 2021! O modelo vem se destacando com o novo Head-Up Display de realidade aumentada. Sendo capaz de frear sozinho antes de curvas e rotatórias, ele projeta direto no seu para-brisa diversos tipos de informações.


Ao invés de apenas mostrar uma seta e a contagem de distância, o painel indica exatamente  onde você deve virar com a seta da navegação do GPS. Além disso, usa imagens dos arredores para calcular onde é o caminho a ser percorrido. 


Caso o cliente não compre o modelo com HUD, essa imagem será mostrada na central multimídia. 


E não para por aí!


Além de inovadora, a solução sofisticada é capaz de aprender a pronúncia do motorista, conseguindo entender e corresponder melhor aos comandos recebidos. As ordens dos usuários ainda podem ser dadas em 27 idiomas disponíveis, e as respostas do sistema são diferentes; outras frases são ditas ao invés de repetir a resposta de sempre.


O que não falta no novo Mercedes-Benz Classe S 2021 é tecnologia! Vem com um pacote completo:

  • Tecnologia de controle por voz continua com um processador 50% mais potente;

  • controle de cruzeiro adaptativo que altera a velocidade de acordo com o limite da via; 

  • airbag traseiro na parte de trás do encosto de cabeça dianteiro;

  • comunicação com outros veículos, com informações atualizadas em tempo real;

  • transmissão automática 9G-TRONIC de 9 marchas, com tração integral 4MATIC.

Leia também sobre a realidade aumentada no Novo Sedan Classe E clicando aqui

Biometria


Já imaginou ligar o carro com apenas um toque? Com a biometria, hoje em dia já existem alguns modelos que fazem uso, assim como o reconhecimento facial que identifica o rosto do motorista para ligar e, inclusive, fazer ajustes, como alinhar o banco, os retrovisores, volante e estações de rádio, por exemplo.


Mas a ideia é fazer com que o carro do futuro vá ainda mais longe: tenha sensores nos cintos e nos bancos capazes de detectar e monitorar as funções vitais do condutor. 


Assim, será possível checar os batimentos cardíacos e a respiração; verificar se ele está com sono ou estressado; se está com a pressão alta ou baixa e entre outros fatores. 


Após fazer a verificação e havendo a necessidade, o carro poderá notificar o motorista para realizar um pausa e até mesmo gerar relatórios que poderão ser encaminhados imediatamente para a equipe médica do condutor.


Continue lendo sobre isso e conheça o Attention Assist da Mercedes-Bez! Aproveite também e conheça os modelos disponíveis no mês de Novembro na Bamaq!


Carros 100% elétricos e sustentáveis


Além de serem muito mais econômicos, os carros futurísticos movidos a base de eletricidade serão muito mais sustentáveis. 


Para a total substituição do uso de combustíveis fósseis nos automóveis, será necessário tanto o desenvolvimento das tecnologias de propulsão e carregamento, quanto o aprimoramento de toda a construção do carro.


Portanto, novos materiais - que podem ser até mesmo recicláveis - e tecnologias inovadoras de produção serão adotados, o que permitirá, ainda, diminuir o peso dos veículos e, com isso, garantir percursos muito maiores. 


Com unidades de propulsão mais eficientes e eletrificação inteligente, a energia será utilizada de maneira mais eficaz; diminuirá o uso das baterias e, claro, a emissão de poluentes.


Já existem protótipos de carros movidos sem combustíveis fósseis: hidrogênio, lixo orgânico, energia solar e - até mesmo - o ar são fortes alternativas para os carros no futuro que, pelo que parece, está cada vez mais próximo.


Continue lendo sobre isso: Carros elétricos da Mercedes-Benz: funcionamento, vantagens e modelos


Ter uma experiência única - diferente de tudo que você já sentiu, sentindo na pele a sensação de conduzir um veículo com o máximo de segurança e tecnologia já pode ser uma realidade com os novos modelos da Mercedes-Benz. 


Baixe o material gratuito e conheça a linha de veículos da Mercedes-Benz para escolher qual será a sua estrela! O e-book apresenta todas as características que tornam os veículos Mercedes-Benz referência no mundo automotivo; traz sofisticação, performance, conforto e, claro, inovação.