Os veículos elétricos da Mercedes-Benz chegam para revolucionar o mercado automotivo, trazendo inovações tecnológicas, de segurança e design como nunca visto antes. Mas afinal, você sabe como carregar carro elétrico?

Ao longo deste artigo apresentamos as principais formas de carregar um veículo elétrico. Continue lendo e tire as suas dúvidas.

 

Como carregar carro elétrico?

Para o carregamento de um carro elétrico, utiliza-se um cabo que liga o veículo a alguma tomada fonte de energia elétrica.

Geralmente, esses modelos conseguem rodar cerca de 300 a 400 km antes de precisar de uma nova recarga.

Confira a seguir quais são as principais formas de carregar carro elétrico.

 

1. Locais públicos

Estes pontos de recarga geralmente são construídos em locais públicos como shoppings, supermercados e postos de combustíveis.

O carregamento é gratuito, já que é proibido por lei cobrar qualquer taxa ou tarifa pelo uso de energia elétrica nesses locais.

Mas atenção. Antes de levar seu carro elétrico em um desses locais, verifique se há compatibilidade com o plugue do seu veículo.

 

2.  Recarga em casa com a Mercedes-Benz Wall Box

Enquanto você está confortavelmente no seu sofá, a Mercedes-Benz Wall Box para residências cuida da recarga completa do seu veículo.

A Mercedes-Benz Wallbox Home é uma estação de carregamento com cabo de carregamento fixo, de aproximadamente seis metros de comprimento e uma potência de carregamento máxima de até 22 kW.

Ela pode ser facilmente integrada no uso diário e permite carregar até três vezes mais rápido veículos elétricos ou híbridos plug-in da Mercedes-Benz, em comparação com uma tomada doméstica convencional.

Além disso, é possível garantir uma temperatura interior agradável logo no início da viagem, graças à pré-climatização. O cabo de carregamento fica bloqueado durante o processo de carregamento, impedindo que a ligação seja interrompida.

Uma luz LED na wallbox indica o estado do processo de carregamento. A autorização de acesso é realizada através de um interruptor de chave para proteger contra uma utilização não autorizada.

  • Os modelos Plug-in Hybrid ficam totalmente carregados em aproximadamente 1,5* horas na Wallbox;
  • O EQC fica totalmente carregado em aproximadamente 11* horas na Wallbox.

*Tempo de carga mínimo de 10-100%. Estado de carregamento com tensão de alimentação de 400 V e intensidade da corrente de 16 A.

EQC 400 4MATIC: consumo combinado de energia elétrica: 25,0 - 22,3 kWh/100 km; emissões de CO2 combinadas: 0 g/km.[1]

 

- Leia também: Carro híbrido ou elétrico: qual a melhor opção?

 

Como carregar carro elétrico com a innogy eBox Professional?

A innogy eBox Professional é a solução de carregamento ideal para todos aqueles que procuram mais do que simplesmente carregar em casa o seu Mercedes-Benz elétrico.

Além disso, os clientes também podem desfrutar das funções online desta eBox: além da potência de carregamento de até 22kW, que permite carregar muito mais rápido do que uma tomada doméstica convencional, é possível controlar o processo de carregamento através de smartphone.

Através da conexão é possível criar utilizadores, codificar cartões RFID ou limitar a potência de carregamento para uma utilização ideal. No fim do mês, você pode ainda consultar os dados de carregamento totais e determinar os seus custos de carregamento.

Principais vantagens

- Rápido: opção de carregamento muito mais rápida do que uma tomada doméstica convencional;

- Seguro: autorização possível através de aplicação no smartphone e de cartão RFID;

- Interligado: gestão dos utilizadores através da aplicação e visão geral do carregamento, incluindo os custos;

  • Os modelos Plug-in Hybrid ficam totalmente carregados em aproximadamente 1,5 * hora na innogy eBox Professional.;
  • O EQC fica totalmente carregado em aproximadamente 11 horas* na innogy eBox Professional.

*Tempo de carga mínimo de 10-100% Estado de carregamento com tensão de alimentação de 400 V e intensidade da corrente de 16 A.

EQC 400 4MATIC: consumo combinado de energia elétrica: 25,0 - 22,3 kWh/100 km; emissões de CO2 combinadas: 0 g/km.[1]

 

Como carregar carros elétricos com a Galp electric?

A GalpElectric dispõe de soluções simples de carregamento com 3,7 e 7,4 kVA.

É possível adquirir o serviço através de uma consultoria técnica e instalação profissional, com equipe qualificada que acompanhará todo o processo.

Através da disponibilização de um serviço de consultoria técnica e instalação profissionais, será acompanhado ao longo de todo o processo

Nessa modalidade, o cliente pode usufruir de condições exclusivas na mobilidade elétrica. Ao adquirir a solução de carregamento para a sua casa você ganha um crédito em valor equivalente a 250 kWh no cartão GalpElectric, acumulando o equivalente a 100 ou 200 kWh se for um novo cliente de eletricidade ou eletricidade e gás natural.

Além disso, é possível ganhar ainda 10% de desconto na energia para a mobilidade elétrica ou 18% se for cliente de eletricidade, bem como ganhar descontos em combustível Evologic com o cartão GalpElectric.

 

Como carregar carro elétrico numa tomada doméstica?

Essa é uma alternativa adicional a uma wallbox. Ela nada mais é do que uma tomada doméstica convencional verificada por um eletricista.

Nesse caso, será preciso apenas ter em casa um cabo de carregamento para a tomada de rede elétrica (cabo Modo 2), o qual já está incluso na compra do veículo elétrico ou disponível como equipamento opcional na sua Concessionária Oficial Mercedes-Benz.

 

Recarrega durante a viagem

Não importa onde você esteja: o ser Mercedes-Benz EQ pode ser recarregado em inúmeras estações de recarga CA ou CC públicas, disponibilizadas pela Enel.

Você pode recarregar o seu veículo em estações de recarga CA públicas com o cabo de recarga de série com 7,4 kW de potência enquanto você vai às compras, ao trabalho ou ao restaurante.

- Leia também: Carros do futuro: quais serão suas principais inovações tecnológicas? 

Tipos de carregadores de carros elétricos

Os carregadores de carros elétricos são uma parte essencial da infraestrutura necessária para apoiar a adoção dessa modalidade. No Brasil, a rede de carregamento está em expansão, acompanhando o crescente número de carros elétricos no país. 

Existem diferentes tipos de carregadores, classificados principalmente pela velocidade de carregamento que oferecem. Aqui estão os tipos mais comuns de carregadores de carros elétricos utilizados no Brasil:


Carregadores de Nível 1 (Carregamento Lento)

Geralmente fornecem cerca de 2 a 5 quilômetros de autonomia por hora de carregamento. Esse tipo de carregador para carro elétrico pode ser conectado a tomadas residenciais padrão de 110-220V.

Utilizado principalmente para uso doméstico ou em locais onde o veículo permanece estacionado por longos períodos.

Carregadores de Nível 2 (Carregamento Médio)

Oferecem cerca de 15 a 40 quilômetros de autonomia por hora de carregamento.

Requerem uma instalação elétrica específica, pois operam em tensões mais altas (220V ou mais) e correntes maiores do que as tomadas comuns.

São muito versáteis e podem ser utilizados tanto em residências quanto em locais públicos, como estacionamentos, shopping centers e supermercados.

Carregadores de Corrente Contínua de Carga Rápida (CCCR ou Fast Chargers)

Podem carregar um veículo elétrico de 20% a 80% de sua capacidade em cerca de 20 a 30 minutos. Esse carregador elétrico veicular utiliza corrente contínua (CC) e requer uma infraestrutura elétrica mais robusta.

Seu uso é mais comum em estações de carregamento ao longo de rodovias e em áreas urbanas para suporte a viagens mais longas ou carregamento rápido durante viagens.

Padrões de Conectores para carregador de carros elétricos

Os carregadores de carros elétricos no Brasil seguem principalmente dois padrões de conectores:

Tipo 1 (SAE J1772)

Utilizado principalmente em veículos elétricos e híbridos plug-in da América do Norte e alguns modelos asiáticos.

Possui um conector de cinco pinos e é projetado para carregamento AC (corrente alternada) de nível 1 e nível 2.

Capacidade de carregamento: Pode suportar até cerca de 19,2 kW de potência, embora a maioria das instalações de carregamento doméstico ofereça até 7,4 kW.

Tipo 2 (Mennekes)

Amplamente adotado na Europa e se tornando um padrão em muitos outros países, incluindo o Brasil, para veículos elétricos e híbridos plug-in.

Possui um conector de sete pinos, projetado para carregamento AC e, quando usado com uma estação de carregamento equipada, pode também permitir o carregamento DC (corrente contínua) através de um conector adicional.

Capacidade de Carregamento: Pode suportar potências mais altas para carregamento rápido, geralmente até 43 kW em AC e até 350 kW em sistemas de carregamento DC de alta potência com conectores modificados ou adicionais.

Carros Mercedes elétricos é na Bamaq Mercedes-Benz

Ficou interessado em colocar um Mercedes-Benz elétrico na sua garagem? Aqui na Bamaq você encontra os principais modelos da linha com ótimas condições. Entre em contato com nossos consultores por esse link e tire suas dúvidas. 


Tirou suas dúvidas sobre como carregar carro elétrico? Confira também outros artigos relacionados no blog da Bamaq Mercedes-Benz! Somos uma concessionária Mercedes em Belo Horizonte e Juiz de Fora com anos de experiência!