Para saber se quem tem carro elétrico paga IPVA, é importante observar as variações da lei em cada estado. Por exemplo, em algumas regiões, como São Paulo, a isenção é total, enquanto em outras, como no Rio de Janeiro, é parcial. 

Essa é uma tendência crescente e que deve chegar cada vez mais a outros estados, adotando medidas de incentivo à mobilidade elétrica. 

Continue a leitura e confira em detalhes: 

  • Quem tem carro elétrico paga IPVA?
  • Quais estados têm isenção de IPVA para carros elétricos?
  • Estados com 100% de isenção do IPVA para carros elétricos 
  • Estados que possuem isenção parcial do IPVA para carros elétricos 
  • Por que comprar um carro elétrico? 
  • Encontre o seu carro elétrico ideal na Bamaq Mercedes-Benz

 

Quem tem carro elétrico paga IPVA?

A boa notícia para quem está pensando em adquirir um carro elétrico é que, em alguns estados do Brasil, há a isenção total ou parcial do IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) para esses veículos. Este é um tributo estadual, cobrado anualmente dos proprietários de veículos automotores, sejam eles carros, motos, caminhões ou ônibus. 

O valor do IPVA varia de estado para estado e é calculado com base no valor venal do veículo, ou seja, o seu preço de mercado. A isenção é uma medida adotada como incentivo à utilização de carros elétricos, que são mais sustentáveis e contribuem para a redução da poluição do ar. 

O crescimento da mobilidade sustentável tem levado muitos consumidores a considerarem a aquisição de carros elétricos como uma opção viável. Além dos benefícios ambientais óbvios, como a redução das emissões de gases de efeito estufa, há questões relacionadas à economia que merecem destaque. 

- Leia também: Carros elétricos no Brasil: entenda o crescimento do setor no país


Quais estados têm isenção de IPVA para carros elétricos?

Como explicamos, o IPVA para carros elétricos depende de políticas de incentivo estipuladas em cada estado. Havendo variações em suas regras. Por isso, a seguir, trazemos as particularidades em cada estado:


Estados com 100% de isenção do IPVA para carros elétricos 

  • Distrito Federal;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio Grande do Norte;
  • Maranhão;
  • Pernambuco.

Uma particularidade: em alguns estados o benefício de isenção é concedido para todos os tipos de carros: carros elétricos ou híbridos, enquanto que no Rio Grande do Sul e no Maranhão isso ocorre somente com os modelos de carros elétricos. 


Regras de IPVA para carros elétricos em Minas Gerais 

Em MG ocorre a isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos, mas com uma regra clara: exige-se que a fabricação seja no próprio estado.


São Paulo com 100% de isenção somente na capital 

São Paulo só concede o benefício em sua capital. Para o restante do estado de São Paulo ainda não há uma política definida de incentivos aos carros elétricos e híbridos. 

 

Estados que possuem isenção parcial do IPVA para carros elétricos 

  • Rio de Janeiro: abatimento na alíquota de 0,5%;
  • Mato Grosso do Sul: o benefício vem na redução da base de cálculo e isenção de 70%;
  • Paraná: isenção do IPVA apenas para veículos elétricos com alíquota de 3,5%;
  • Alagoas: a alíquota de isenção é de 2% para veículos elétricos;
  • Ceará: a alíquota é de 1,5% para modelos 100% elétricos.

 

Por que comprar um carro elétrico? 

Já vimos que há grandes benefícios de economia com descontos e incentivos fiscais em diversos estados, para proprietários de carros elétricos. 

Mas claro, são diversos fatores e qualidade que estão levando cada vez mais pessoas a aderirem a um modelo deste tipo: 

 

1. Sustentabilidade Ambiental

Zero emissões locais: Os carros elétricos não emitem poluentes do escapamento, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e redução da poluição local.

Redução das emissões de CO2: Mesmo quando consideramos as emissões da geração de eletricidade, os carros elétricos ainda tendem a emitir menos CO2 do que os veículos movidos a combustíveis fósseis, especialmente quando a eletricidade é gerada a partir de fontes renováveis.

 

2. Economia de Combustível e Manutenção

Custo de Abastecimento: Carregar um carro elétrico é geralmente mais barato do que abastecer um veículo a gasolina ou diesel.

Manutenção Simplificada: Carros elétricos têm menos peças móveis e não requerem trocas frequentes de óleo, filtros e outros componentes associados aos motores a combustão interna, o que reduz os custos de manutenção veicular.

- Leia também: Autonomia de carros elétricos: 8 informações importantes sobre o assunto

 

3. Desempenho e Condução Suave

Torque Instantâneo: Motores elétricos entregam torque máximo instantaneamente, proporcionando uma aceleração rápida e uma experiência de direção suave e silenciosa.

Centro de Gravidade Baixo: As baterias dos carros elétricos são geralmente montadas no assoalho, resultando em um centro de gravidade mais baixo, o que melhora a estabilidade e a dirigibilidade.

 

4.Redução de Ruído e Vibração

Silêncio: Carros elétricos são notoriamente silenciosos, criando um ambiente de condução mais tranquilo e agradável.

Vibração Mínima: A ausência de um motor a combustão interna reduz as vibrações, proporcionando uma experiência de condução mais suave.

 

5. Rede de Carregamento em Expansão:

Pontos de Recarga: A rede de estações de carregamento elétrico está em constante expansão, tornando mais fácil encontrar locais para carregar o veículo, seja em casa, no trabalho ou em viagens.


Encontre o seu carro elétrico ideal na Bamaq Mercedes-Benz

Na Bamaq Automóveis, concessionária Mercedes-Benz em Belo Horizonte e Juiz de Fora, você encontra modelos de carros elétricos da Mercedes que apostam em grandes inovações.

Atualmente, nossos principais modelos da linha EQ são os SUV´s EQA, EQB e EQC e o sedan EQE.

Agora que você já sabe se quem tem carro elétrico paga IPVA, conheça nossos modelos!

- Leia também: Concept EQ: tudo sobre o ecossistema Mercedes para eletromobilidade