A tecnologia Multibeam LED, presente nos veículos Mercedes-Benz, proporciona segurança adicional no trânsito. Além de melhorar a visibilidade, ajustando a iluminação de acordo com a situação, o sistema ainda evita o ofuscamento de outros veículos. 


Entenda melhor como funciona a tecnologia dos faróis adaptativos e conheça suas principais funcionalidades no texto a seguir. 


Como funciona a tecnologia Multibeam LED?

Os faróis MULTIBEAM LED estão disponíveis com o sistema Intelligent Light System da Mercedes-Benz. A tecnologia é capaz de reagir a diferentes situações de trânsito de modo personalizado, ou seja, com LEDs individualmente controláveis. 


O sistema inaugurou as luzes totalmente digitais presentes nos veículos Mercedes-Benz, compostas 100% por LEDs de precisão.  São 84 LEDs dispostos em três fileiras, que tornam a emissão de luzes pelo carro muito mais eficiente, na medida em que consegue prever o que está acontecendo à sua frente.


A tecnologia conta com  uma câmera específica, posicionada atrás do parabrisa, que calcula o padrão ideal de iluminação em até 100 vezes por segundo.


A luz alta parcial não ofusca outros participantes do trânsito. As luzes de conversão e para curvas proporcionam iluminação ideal no campo de visão, permitindo que você reconheça riscos rapidamente.


Funcionalidades do sistema de iluminação  Multibeam LED

Listamos abaixo os principais recursos presentes nos veículos Mercedes-Benz com tecnologia de faróis adaptativos. Veja!


Adaptado para cada tipo de estrada

Além do visual marcante, a tecnologia LED impressiona por proporcionar mais segurança à noite, pela distribuição da luz ideal em cada situação, por sua cor semelhante à luz natural e por menor ofuscamento.


A luz para estradas rurais ilumina a beira da estrada do lado do veículo com maior intensidade e alcance que a luz baixa convencional. 


A luz de rodovia é ativada a partir de uma velocidade de 90 km/h. Primeiramente, é aumentada a intensidade da luz, o que gera uma melhor iluminação da via e das margens da estrada. A partir de 110 km/h o alcance da luz é aumentado. Portanto, quanto mais rápido, mas longe está o facho do farol. 


Dentro da cidade, em condução urbana, quando você der a seta e começar a fazer a curva para a esquina, ela consegue iluminar a 90 graus para o lado que você estiver virando, aumentando a visibilidade dos objetos. 


Evita o ofuscamento de outros veículos

O sistema multibeam consegue fazer o desligamento individual de determinados LEDs para privilegiar uma condução precisa. Ou seja, a iluminação acontece apenas onde precisa acontecer. 


Por exemplo, digamos que você está em uma rodovia com a sua luz alta ligada. Nessas ocasiões, os faróis multibeam LED conseguem detectar veículos indo na mesma direção ou no sentido oposto, logo, os leds que poderiam ofuscar esses condutores são desligados automaticamente.


O mesmo acontece com placas de sinalização com reflexão. A tecnologia detecta o objetivo e desliga LEDs específicos, permitindo que você cruze aquela placa sem nenhum ofuscamento. 


Luz ativa para curvas

A tecnologia é capaz de prever a direção da rodovia graças às câmeras instaladas no parabrisa. Com isso, os faróis direcionam a luz na direção exata da curva, permitindo que o motorista veja muito mais longe. 


Funções de luz para dias de chuva

O multibeam LED se ajusta automaticamente às condições meteorológicas,  assegurando assim a melhor visibilidade possível.


Em dias de chuva forte, motoristas têm uma condição de visibilidade prejudicada, por causa do efeito de brilho que é causado pelo asfalto molhado. A tecnologia consegue perceber isso e desarma os LEDs inferiores, gerando muito menos claridade que poderia ofuscar a visão do condutor da estrada. 


Luz ampliada de neblina

Acontece de maneira automática quando você está em um Mercedes-Benz que tem a tecnologia multibeam LED. Assim que você liga a luz de neblina traseira, os canhões dianteiros são automaticamente posicionados. 


O da esquerda, fica posicionado na parte inferior do veículo, pegando o máximo de área da rodovia, enquanto o da direita fica bem mais para baixo, eliminando por completo qualquer ofuscamento que o farol baixo poderia gerar em função da neblina à sua frente.


Lembrando que o farol alto nunca deve ser usado durante a neblina.