A tecnologia Intelligent Drive transforma os veículos Mercedes-Benz num parceiro inteligente. Os inovadores sistemas de assistência conseguem prever perigos, avisar o condutor e até mesmo desviar e travar de forma automática. Assim, a rotina no trânsito torna-se muito mais segura e confortável. 

No texto a seguir vamos apresentar quais são as tecnologias presentes nos veículos da marca. Continue a leitura e confira!


Os sistemas de assistência de condução Intelligent Drive da Mercedes-Benz

Os sistemas Mercedes-Benz Intelligent Drive contam com uma série de tecnologias automotivas que aumentam a segurança e conforto no trânsito. Veja algumas delas abaixo. 


1. Pack Assistência à Condução

Essa tecnologia Intelligent Drive assiste os motoristas na regulação da velocidade, direção, mudança de faixa de rodagem ou até mesmo em situação de perigo de colisão. Com isso, o risco de acidente diminui – os passageiros e demais usuários da via são protegidos com maior eficácia. 

Quando ativado, o assistente de direção é um aliado mesmo em situações de emergência mais graves. 

Por exemplo, caso o motorista não seja capaz de realizar as tarefas de condução por motivos de saúde, após aviso prévio, o seu Mercedes começará a travar o seu veículo lentamente até pará-lo completamente. 


2. Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC

O inovador sistema Distronic presente no Intelligent Drive ajuda o motorista a manter automaticamente uma distância segura em relação ao veículo da frente, reduzindo seu esforço em longos percursos e em trânsito congestionado. 

Além disso, o sistema emite um alerta visual quando a distância de segurança é desrespeitada, e sonoro, caso haja risco de colisão.


3. PRE-SAFE® Impulse Side

O sistema PRE-SAFE® pode identificar antecipadamente situações de condução críticas e, em caso de acidente iminente, acionar medidas preventivas para a proteção dos ocupantes. 

São algumas das medidas preventivas: os cintos são automaticamente apertados e os vidros abertos são fechados; o banco do acompanhante é deslocado para uma posição mais favorável para a proteção na colisão, entre outras. 


4. Pack Parking com câmera 360°

Este sistema, presente na tecnologia de assistência de condução Intelligent Drive, permite estacionar e realizar manobras com uma visão panorâmica realista graças à utilização de 4 câmeras interligadas. 

O veículo e o seu ambiente circundante podem ser apresentados vistos de cima no display de média, sendo os obstáculos abaixo da linha dos vidros também visíveis pelo condutor.

Portanto, os avisos acústicos e visuais claros podem ajudá-lo a evitar danos desagradáveis ao estacionar e realizar manobras. 


Leia também: Câmera veicular: principais funções e vantagens do acessório


5. Assistente Ativo de Travagem com Função de Cruzamento

Se detectar o perigo de colisão com um veículo ou pedestre, o sistema é capaz de reduzir o risco de colisão com o veículo da frente e acidentes em cruzamentos.

Por meio de sensores de radar e de uma câmera estéreo, a situação na frente do veículo é permanentemente captada e avaliada. O assistente de frenagem ativo com função de cruzamento considera não só o veículo que trafega à frente, mas, a uma velocidade de até 72 km/h, também veículos e pedestres cruzando a via.


6. Assistente de Ângulo Morto

Esse sistema, com tecnologia Intelligent Drive, pode tornar visível uma das maiores causas de perigo na circulação rodoviária.

Caso seja detectado um veículo no ângulo morto, acende-se um triângulo vermelho no espelho retrovisor exterior. Se o condutor ignorar este aviso e ativar o indicador do sentido da marcha, é emitido um alerta sonoro.

O Assistente de Ângulo Morto está ativo a partir dos 30 km/h até à velocidade máxima do veículo.


7. Assistente de Sinais de Trânsito

O assistente de reconhecimento de sinais de trânsito, presente no sistema Intelligent Drive, pode detectar e exibir limites de velocidade, sentidos proibidos e proibição de ultrapassagem.

Isso auxilia o motorista a respeitar as normas de trânsito com eficiência e aumenta a segurança. Portanto, essa tecnologia é particularmente interessante em trechos longos e monótonos com alternação de sinais de trânsito, em áreas de obras e cidades desconhecidas.


8. Assistente Ativo de Faixa de Rodagem

A falta de atenção ou o cansaço podem levar a que o veículo se desvie involuntariamente da faixa de rodagem. Nesse caso, o Assistente Ativo de Travagem pode ajudar o motorista a evitar colisões traseiras e acidentes com peões

Além disso, emite também um aviso de colisão e de distância, além de reforço da força de travagem adaptada à situação. Ou seja, em caso de necessidade, o sistema pode desencadear automaticamente uma travagem de emergência. 


Vantagens dos sistemas Intelligent Drive Mercedes-Benz


1. Cada milissegundo conta para a segurança na condução

Os sistemas de assistência Intelligent Drive aliviam consideravelmente o condutor. Em combinação com um moderno Pack Assistência à Condução, além da potência do motor, os veículos Mercedes-Benz são capazes de reagir com agilidade e eficiência aos perigos no trânsito. 


2. Um Mercedes-Benz protege todos na estrada

O Mercedes-Benz Intelligent Drive assume a responsabilidade por todos na estrada. Com os sistemas de travagem com detecção de pedestres e assistentes de cruzamento, além de seus sensores e câmeras, o motorista de um Mercedes-Benz é capaz de manter a visão nos outros usuários da estrada.  


3. Desfrute do máximo conforto

Seja durante a condução à noite, ao entrar ou sair do estacionamento, os sistemas de assistência e segurança Mercedes-Benz Intelligent Drive aliviam consideravelmente o condutor, aumentando, assim, o seu conforto no trânsito e a sua concentração.


Conheça outras tecnologias Mercedes:

  • MBUX: conheça o sistema multimídia dos carros Mercedes
  • Sistema 4MATIC: saiba tudo sobre o sistema de tração integral da Mercedes-Benz
  • Função HOLD: conheça a tecnologia de segurança de freios da Mercedes