A câmera veicular pode ser utilizada para diferentes finalidades, como por exemplo, para auxiliar em manobras de estacionamento ou ainda para gravar vídeos do trajeto. 

Portanto, o equipamento tem o objetivo de melhorar a dirigibilidade e segurança durante as viagens.

Quer saber mais sobre essa tecnologia automotiva? Continue a leitura e confira as seguintes informações:

  • Tipos de câmera veicular e suas funções
  • O que diz a legislação sobre o uso de câmera para carros?
  • Instalação e manutenção da câmera de segurança para carros
  • Segurança de dados das imagens
  • Vantagens da câmera veicular
  • Mais informações na Bamaq Mercedes

 

Tipos de câmera veicular e suas funções

Existem diferentes tipos de câmera veicular. As funções mais comuns têm o objetivo de ajudar o motorista em balizas, podendo estar instaladas em diversos pontos do veículo. Além disso, há ainda modelos disponíveis para gravar/monitorar o trajeto do carro. 

Mostramos e explicamos detalhadamente como funciona cada uma dessas tecnologias. Veja!

 

1. Câmera de estacionamento 360°

É uma das tecnologias de câmeras veiculares mais modernas presentes no mercado. 

Geralmente, elas ficam localizadas na dianteira, traseira e logo abaixo de ambos os retrovisores do veículo. Dessa forma, são capazes de gerar uma imagem com detalhes de todo o entorno do carro, oferecendo assim mais segurança e controle para o motorista na hora de manobrar

A tecnologia está presente nos veículos Mercedes-Benz e funciona em conjunto com outras funcionalidades do pacote de estacionamento. 

 

Assistente de estacionamento com câmera 360° nos veículos Mercedes-Benz

O assistente ativo de estacionamento com câmera 360° facilita tanto a procura por vagas quanto as manobras de estacionamento. A escolha é sua: estacione você mesmo facilmente com a ajuda da visão panorâmica, ou relaxe e deixe que o carro estacione por você.

Se você optar pelo estacionamento assistido, o assistente ativo ajuda a colocar o veículo na vaga escolhida. 

O sistema pode ainda oferecer ajuda em diversas tarefas durante a manobra de estacionamento, começando pelas setas e ao virar o volante. 

Se você quiser fazer as manobras para entrar e sair do estacionamento você mesmo, aproveite a visão panorâmica proporcionada pela câmera de marcha à ré e três câmeras adicionais. 

Desta forma você vê a área à frente, ao lado e atrás do veículo no display de mídia. A imagem da câmera veicular é complementada por nítidas linhas guias que se moldam ao ângulo de viragem. 

Além disso, uma interconectividade de todas as perspectivas da câmera possibilita a representação virtual da perspectiva aérea. Assim você pode estacionar sem problemas também em vagas apertadas ou de difícil acesso.

 

2. Câmera de marcha à ré

É uma câmera de carro exclusiva para visão traseira. Com ela, fica muito mais fácil e seguro estacionar de ré e manobrar.

Ao engatar a marcha à ré, ela é automaticamente ativada e o motorista pode ver o entorno atrás do veículo no display do sistema multimídia. Linhas de auxílio dinâmicas proporcionam ao motorista uma clara orientação ao manobrar o veículo.

Podem atuar ainda em conjunto com sensores, que detectam a presença de algum obstáculo, como objetos ou até pessoas. Assim, quando identificado alguma presença, o sistema emite um aviso sonoro para alertar o motorista. 

 

3. Dashcam

São câmeras veiculares projetadas para gravar e monitorar o trajeto dos veículos. Elas contam com tecnologias que permitem imagens de qualidade e alta precisão. 

Geralmente, uma dashcam, como é conhecido as câmeras que gravam imagens em veículos, contam com recursos como de estabilização de imagem, visão noturna, eixo de rotação, entre outros. Elas podem ser instaladas tanto na parte interna, quanto externa do veículo. 

As dashcam são usadas principalmente em veículos de frota, pois geralmente elas já vem instaladas com GPS, permitindo assim o monitoramento em tempo real e garantindo maior segurança em casos de acidentes ou assaltos. 

- Leia também: Sensor de ponto cego: entenda o que é e como funciona esse dispositivo

 

O que diz a legislação sobre o uso de câmera para carros?

Não há nenhuma especificação quanto ao uso de câmeras automotivas na legislação de trânsito no Brasil. Portanto, não existem restrições nesse sentido.

Contudo, é indicado que haja prudência, isto é, evitar que a instalação do equipamento atrapalhe de alguma forma a conduta na direção. Por isso, as câmeras não devem ser instaladas em áreas críticas do para-brisa, assim como não devem ser manuseadas pelo motorista durante a condução. 

- Leia também: Personalização de carros: o que é permitido por lei ou não? Confira!

 

Instalação e manutenção da câmera de segurança para carros

A instalação de câmeras veiculares geralmente requer um profissional, pois envolve a conexão com o sistema elétrico do veículo. A câmera é normalmente montada no para-brisa ou no painel.

Em relação à manutenção, é importante verificar regularmente a qualidade da imagem e a capacidade de armazenamento. Além disso, o equipamento deve ser limpo com frequência para garantir uma visão clara.

 

Segurança de dados das imagens

A maioria das câmeras veiculares armazena gravações em um cartão de memória SD. É importante proteger esses dados, especialmente em caso de acidente. Algumas câmeras têm a capacidade de fazer upload de gravações para a nuvem, oferecendo uma camada adicional de segurança.


Vantagens da câmera veicular

  • Auxílio visual em manobras. Com a câmera, estacionar o veículo torna-se muito mais fácil, rápido e seguro;
  • Mais segurança, uma vez que aumenta a visualização do entorno do carro. Assim, o motorista é capaz de identificar possíveis obstáculos na pista e evitar o contato;
  • O armazenamento de imagens pode servir como prova para o motorista em caso de acidente;
  • Minimiza as chances de danos ao veículo, uma vez que alerta sobre contatos eminentes. 

 

Mais informações na Bamaq Mercedes

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite e leia outros artigos do nosso blog. Somos uma concessionária Mercedes com anos de experiência!