O sistema de tração integral 4Matic, presente em alguns veículos Mercedes-Benz, proporciona melhor dirigibilidade, maior performance e segurança. Com isso, a experiência de condução é elevada ao mais alto nível do prazer.

Portanto, se você está buscando um veículo que contribua para tornar seus dias mais agradáveis e seguros no trânsito, você precisa conhecer melhor essa tecnologia automotiva da Mercedes-Benz. Nós vamos apresentar tudo sobre ela no texto abaixo. Confira! 


O que é o sistema de tração 4Matic da Mercedes? 

O sistema 4Matic tem como principal função melhorar a tração, a dinâmica e a estabilidade dos veículos, seja em off-road ou on-road.

A tração total permanente nas 4 rodas, ou seja, o 4Matic, em combinação com o ABS e o ESP,  garante máxima aderência e dirigibilidade em qualquer tipo de terreno. 


Como funciona o sistema 4Matic? 

O sistema 4Matic da Mercedes é um sistema de tração integral com distribuição integral de torque variável. A tecnologia do sistema é baseada na arquitetura de tração dianteira com motores montados transversalmente.

Uma das grandes inovações desse sistema é o arranque de potência do eixo traseiro, integrado à transmissão e o diferencial traseiro com discos múltiplos acionados hidraulicamente.

Com essa configuração, os veículos Mercedes-Benz alcançam vantagens significativas de peso em relação à concorrência. O resultado é o alcance de níveis excelentes de eficiência, o que contribui para a economia de combustível. 

A ativação do sistema ocorrerá apenas quando necessário. Quando as condições da estrada estiverem normais o veículo com tração 4Matic irá circular com tração em apenas um eixo. No entanto, quando percebido condições adversas, o torque da transmissão será canalizado para o outro, tracionando nos dois eixos, garantindo a máxima aderência e performance. 

O processo de inversão ocorre com a mesma agilidade. Portanto, quando o torque da transmissão adicional não for mais necessário (como durante manobras de frenagem com intervenção do ABS), a transmissão no segundo eixo será desativada. 


Benefícios da tecnologia

  • Máxima dirigibilidade com segurança absoluta;
  • Melhor aderência em todos os tipos de piso;
  • Potencializa a performance do veículo.


Sistema 4MATIC+ para os modelos Mercedes-AMG

Os esportivos Mercedes-AMG, referência em altíssima performance, contam com uma tecnologia de tração exclusiva, o 4Matic+, que confere uma combinação ideal entre dinâmica, tração e eficiência. 

O sistema realiza a distribuição de torque variável entre a tração apenas à frente e a distribuição 50:50. 

Neste caso, quando apenas as rodas dianteiras perdem aderência, o torque é transferido quase instantaneamente para as rodas traseiras. O ESP de três fases, que é a referência dos modelos AMG, oferece três modos de condução personalizados: "ESP ON", "SPORT Handling Mode" e "ESP OFF", que podem ser selecionados pressionando um botão. 


Conheça outras tecnologias da Mercedes: