O sistema LINGUATRONIC da Mercedes-Benz representa um avanço significativo na tecnologia de controle por voz para veículos. Com seu design intuitivo, personalização e resposta aprimorada, ele não só melhora a experiência de condução, mas também reforça a segurança ao permitir que os condutores mantenham o foco na estrada.

Neste artigo, você vai conhecer detalhadamente as características dessa tecnologia automotiva. Continue lendo e confira:

  • O que é a tecnologia MBUX?
  • O que é Linguatronic?
  • Evolução do sistema LINGUATRONIC
  • Funções aprimoradas do LINGUATRONIC
  • Conclusão sobre o o sistema de comando de voz da Mercedes

 

O que é a tecnologia MBUX?

O MBUX é o sistema multimídia com inteligência artificial dos veículos Mercedes-Benz. A tecnologia chegou para revolucionar a experiência na direção, tornando-a muito mais intuitiva, confortável e personalizada. É uma maneira completamente nova de operar um automóvel.

Com o sistema MBUX, cada detalhe pode ser ajustado com exatidão aos desejos do usuário, desde a posição de dirigir até o acesso a alguns dos seus aplicativos favoritos do celular. 

A interação com o sistema ocorre através de comandos de voz ativados por um simples "Hey" ou "Olá", seguidos da palavra "Mercedes", ou com toques no volante, no touchpad do console central ou na própria tela widescreen.

- Leia também: ChatGPT e Mercedes: tudo sobre a incorporação do bot como assistente de voz

 

O que é Linguatronic?

Graças ao sistema de comando por voz LINGUATRONIC opcional, o seu veículo é um ouvinte atento. Mas há muito mais: o veículo entende o usuário sem ter de aprender comandos de voz previamente. E ainda fala com eles. Ler ou ditar SMS? Não há problema. 

O veículo também verifica o estado do tempo no local de destino (apenas em combinação com serviços Mercedes me), muda de estação de rádio e leva você para casa pelo caminho mais rápido. Bastam duas palavras: "Olá, Mercedes". E o seu veículo será todo ouvido.

 

Evolução do sistema LINGUATRONIC

A Mercedes-Benz tem priorizado a segurança ao conduzir, e um passo significativo nessa direção é a evolução do sistema LINGUATRONIC. Este sistema de controle por voz permite aos condutores operar várias funções do veículo sem precisar tirar as mãos do volante ou os olhos da estrada.

 

Funções aprimoradas do LINGUATRONIC

Recentemente, o LINGUATRONIC passou por melhorias significativas. Agora, ele oferece uma gama mais ampla de funções, estendendo-se ao sistema de infoentretenimento e navegação do veículo. 

Esses aprimoramentos incluem a capacidade de ajustar a temperatura do ar-condicionado, aquecer os bancos e até controlar funções específicas das luzes do veículo.

 

1.Intuitividade e resposta aprimorada

O sistema foi projetado para ser o mais intuitivo e natural possível. Com até 450 comandos de voz disponíveis, dependendo da versão do idioma e do equipamento do veículo, os condutores podem encontrar facilmente as palavras certas para controlar diversas funções

A Mercedes-Benz também integrou uma função que permite aos usuários interromper a saída de voz do sistema para tornar o controle de voz mais rápido e eficiente.

 

2. Personalização e praticidade

O LINGUATRONIC oferece opções personalizadas, como salvar endereços residenciais e de trabalho nos favoritos, permitindo comandos simples como “levar-me a casa” para iniciar a navegação. 

Além disso, centenas de frases alternativas para cada comando aumentam a probabilidade de o sistema reconhecer e atender aos pedidos do usuário.

 

3. Interface amigável e suporte visual

Um aspecto de suporte do sistema é o “teleponto” no visor do veículo, que exibe possíveis comandos assim que o botão “push-to-talk” é ativado. Isso facilita a comunicação entre o usuário e o sistema, tornando a experiência mais amigável.

 

4. Integração de smartphone

A integração de smartphone associa o telefone ao sistema multimídia através de Apple CarPlay ou Android Auto, para que você possa acessar comodamente os principais aplicativos do seu smartphone. Assim, você pode utilizar de forma rápida e simples aplicativos de terceiros, como o Spotify. 

 

Conclusão sobre o o sistema de comando de voz da Mercedes-Benz

Em síntese, o sistema LINGUATRONIC da Mercedes-Benz representa um avanço notável na interação veículo-condutor, proporcionando uma experiência de condução intuitiva e personalizada.

Com a evolução contínua, suas funções aprimoradas e interface amigável reforçam o compromisso da marca com a segurança e a inovação tecnológica automotiva!

- Leia também: Carros inteligentes: saiba o que são e quais os seus benefícios