A era dos carros inteligentes vem se consolidando cada vez mais, e com ela, uma revolução na forma como interagimos com nossos veículos. Estes automóveis, equipados com as mais recentes tecnologias automotivas, estão redefinindo as expectativas em termos de segurança, eficiência e conforto. 

Para entender mais sobre o conceito, continue a leitura e confira: 

  • O que é um carro inteligente?
  • Carros inteligentes da Mercedes-Benz 
  • Benefícios dos carros inteligentes
  • Carros Inteligentes do Futuro

 

O que é um carro inteligente?

Carros inteligentes são veículos equipados com tecnologia avançada que permite automação, conectividade e uma série de funções inteligentes. 

Eles vão além da simples condução, oferecendo recursos como:

  • Assistência ao motorista;
  • Sistemas de navegação avançados;
  • Conectividade com dispositivos inteligentes;
  • e muito mais!

O objetivo é aumentar a segurança, otimizar o desempenho e melhorar a experiência de condução.

 

Carros inteligentes da Mercedes-Benz 

A Mercedes-Benz é uma das marcas líderes no desenvolvimento de carros inteligentes. Através do sistema Mercedes-Benz Intelligent Drive ela pode cuidar da segurança de motoristas e passageiros de forma preditiva. 

Em diversos modelos Mercedes-Benz você poderá encontrar recursos como:

 

1. Assistência à condução e segurança

 

1.1. Active Distance Assist DISTRONIC

Um sistema de auxílio totalmente inteligente e que foi projetado especialmente para situações de engarrafamento ou dirigindo em rodovias. Com o DISTRONIC, o motorista pode regular automaticamente a distância do veículo à frente

Em conjunto com o Speed ​​Limit Assist, é possível selecionar os limites de velocidade pressionando apenas um botão. Mais facilidade durante a condução. 

 

1.2. Assistente de direção evasiva

Importante para a segurança de todos ocupantes, o assistente de direção evasiva poderá ajudar a executar a manobra de evasão de forma controlada ao detectar risco de colisão com pedestres cruzando a via. Isso porque o seu sistema orienta o motorista com torques adicionais da direção, precisamente calculados, e recoloca a direção em sua posição central após a manobra. 

Disponível na faixa de velocidade de 20 a 70 km/h.

 

1.3. PRE-SAFE® PLUS

Mais um recurso que garante segurança extra em carros inteligentes é o PRE-SAFE® PLUS. Especialmente para caso de colisão traseira iminente, as luzes de advertência traseiras piscam rapidamente, de forma a chamar a atenção do motorista de trás. 

Além disso, os pré-tensionadores reversíveis dos cintos de segurança são ativados preventivamente.

Outra vantagem: os freios são ativados com o veículo parado. Isto reduz o avanço para a frente e, assim, a força aplicada sobre os passageiros, além de minimizar o risco de acidentes subsequentes.

 

2; Luzes e visibilidade 

 

2.1. Assistente de ponto cego

O assistente de ponto cego vê de modo preciso para você, especialmente com a luz indicadora de direção ativada. Assim, o sistema pode alertar você mediante sinal visual e sonoro sobre colisões laterais com outros participantes do trânsito no ponto cego. 

E mais: mesmo após a viagem o sistema ainda permanece atento e emite um aviso se você abrir a porta no momento errado.

 

2.2. Faróis Full LED  

Com alta performance, os faróis de LED oferecem mais segurança à noite, além de conferirem um visual marcante e inconfundível ao veículo. 

Graças ao LED, você terá uma melhor iluminação da faixa de rodagem em comparação com os faróis convencionais, juntamente com um menor consumo de energia. 

Outro ponto alto neste recurso são as lanternas traseiras adaptativas com tecnologia LED, que ajustam a sua intensidade luminosa de acordo com as condições ambientais do momento.

- Saiba mais: Multibeam LED: conheça os faróis adaptativos da Mercedes e a segurança adicional que eles oferecem

 

3. Tecnologias para estacionar em carros inteligentes

 

3.1. Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360º

Com este assistente ativo com câmera 360°, também conhecido como Park Assist, você terá duas principais vantagens: tanto na procura por vagas, quanto na hora das manobras de estacionamento

A escolha é sua: estacione você mesmo facilmente com a ajuda da visão panorâmica, ou relaxe e deixe que o carro estacione por você.

Com o estacionamento assistido, o assistente ativo de estacionamento ajuda a colocar o veículo na vaga escolhida. Assim, ele pode oferecer ajuda em diversas tarefas durante a manobra de estacionamento – começando pelas setas e ao virar o volante. 

Nos veículos com transmissão automática ele pode até assumir as acelerações, frenagens e mudanças de marcha para você com algumas restrições. O mesmo se aplica para o processo de saída do local de estacionamento – desde que você tenha efetuado um estacionamento assistido.

 

3.2. Estacionamento com câmera de marcha à ré

Neste pacote também será possível optar por dois formatos de condução na hora de fazer a vaga. Estacione você mesmo ou deixe que o veículo estacione facilmente por você

O apoio prático já começa com a procura e seleção de uma vaga de estacionamento. Assim que ela é detectada, você pode manobrar com confiança graças à câmera de marcha à ré, ou solicitar ao assistente ativo de estacionamento que o auxilie na entrada ou saída da vaga.

Se optar por manter o controle do volante, a câmera de marcha à ré será o seu mais importante recurso. 

Ela mostra a área atrás do veículo no display de mídia com duas linhas guias que se moldam ao ângulo de viragem em marcha à ré para que você acompanhe facilmente o trajeto a percorrer. Assim você estaciona tranquilamente até em vagas sem visibilidade. Além disso, as imagens da câmera ajudam a manobrar para acoplar reboques.

 

4. Suspensão

 

4.1. DYNAMIC SELECT

Já através da tecnologia DYNAMIC SELECT, basta pressionar um botão para mudar o comportamento de condução. São diferentes programas de condução capazes de mudar a curva característica do motor, da transmissão, da suspensão e também da direção. 

O motorista pode optar por uma condução dinâmica, condicionada no modo Sport, um modo mais descontraído no programa Comfort ou especialmente econômica no modo ECO. Quem determina a prioridade e forma que deseja no momento é o motorista. 

 

Benefícios dos carros inteligentes

Os carros inteligentes vêm equipados com uma gama de tecnologias, incluindo sensores avançados, sistemas de controle eletrônicos, conectividade com a internet e inteligência artificial. 

Eles oferecem numerosos benefícios, tais como:

  • Segurança Aprimorada: Com recursos como frenagem automática de emergência, alertas de colisão e assistência de manutenção de faixa, os carros inteligentes podem reduzir significativamente o risco de acidentes;
  • Conectividade e Conforto: Sistemas de entretenimento avançados, integração com smartphones e controle de ambiente personalizável proporcionam uma experiência de condução mais agradável e conectada;
  • Eficiência de Combustível: A otimização do desempenho do motor e a gestão inteligente de energia contribuem para uma maior economia de combustível e redução das emissões;
  • Navegação e Gerenciamento de Tráfego: Sistemas de navegação inteligentes oferecem rotas otimizadas, ajudando a evitar congestionamentos e a chegar ao destino mais rapidamente.

- Leia também: ChatGPT e Mercedes: tudo sobre a incorporação do bot como assistente de voz

 

Carros Inteligentes do Futuro

No futuro, os carros inteligentes serão ainda mais avançados. Com o desenvolvimento contínuo da tecnologia de condução autônoma, esperamos ver carros no futuro capazes de operar com pouca ou nenhuma intervenção humana

Além disso, a integração com as cidades inteligentes permitirá uma sincronização mais eficiente com semáforos e sistemas de tráfego, melhorando ainda mais a eficiência e a segurança.

À medida que a tecnologia continua a avançar, podemos esperar veículos ainda mais inovadores e integrados, especialmente de marcas como a Mercedes Benz, que estão na vanguarda deste desenvolvimento excitante. 


Conheça os modelos com mais tecnologias incorporadas pela Mercedes-Benz na concessionária Mercedes Bamaq e descubra o modelo que vai atender melhor às suas necessidades!