A central multimídia Mercedes-Benz é referência no mercado automotivo quando o assunto é tecnologia, conforto e comodidade. O sistema, conhecido como MBUX, oferece uma série de funcionalidades diferenciadas, como uso de inteligência artificial para prever seus hábitos, realidade aumentada, entre outros. 

Neste artigo você vai conhecer melhor a tecnologia e algumas de suas funcionalidades. Continue lendo e surpreenda-se.

O que é o MBUX (central multimídia da Mercedes-Benz)?

O MBUX é o sistema multimídia com inteligência artificial dos veículos Mercedes-Benz. A tecnologia chegou para revolucionar a experiência na direção, tornando-a muito mais intuitiva, confortável e personalizada. É uma maneira completamente nova de operar um automóvel.

Com o sistema MBUX, cada detalhe pode ser ajustado com exatidão aos desejos do usuário, desde a posição de dirigir até o acesso a alguns dos seus aplicativos favoritos do celular. 

A interação com o sistema ocorre através de comandos de voz ativados por um simples "Hey" ou "Olá", seguidos da palavra "Mercedes", ou com toques no volante, no touchpad do console central ou na própria tela widescreen.

Vantagens da central multimídia Mercedes-Benz


Adaptado às suas necessidades

As possibilidades de configurar o seu Infotainment pessoal são praticamente ilimitadas. O usuário tem vários estilos de visualização disponíveis para escolher como “Clássico”, “Progressivo”, “Discreto” ou “Desportivo” e poderá organizar individualmente muitas informações. 

Siga a sua intuição

Os humanos são seres de hábitos, até na operação dos seus veículos. O MBUX deixa-o escolher: pode comandar o sistema por voz ou com a ponta dos dedos, através do ecrã tátil e do touchpad. 

Além disso, caso você queira, o sistema pode reconhecer até mesmo gestos naturais. 

Experiencie a inteligência artificial

O sistema memoriza as suas canções favoritas e o caminho para o trabalho. Com base nos seus hábitos, mostra-lhe as estações de rádio adequadas como favoritas ou um caminho mais rápido, caso o trajeto habitual esteja congestionado

Funcionalidades da Central Multimídia Mercedes-Benz

Veja a seguir os principais recursos da central multimídia dos veículos Mercedes-Benz:

Sistema de comando de voz LINGUATRONIC

Graças ao sistema de comando por voz LINGUATRONIC opcional, o seu veículo é um ouvinte atento. Mas há muito mais: o veículo entende o usuário sem ter de aprender comandos de voz previamente. E ainda fala com eles. Ler ou ditar SMS? Não há problema. 

O veículo também verifica o estado do tempo no local de destino (apenas em combinação com serviços Mercedes me), muda de estação de rádio e leva você para casa pelo caminho mais rápido. Bastam duas palavras: "Olá, Mercedes". E o seu veículo será todo ouvido.

Realidade aumentada para navegação

O vídeo de realidade aumentada MBUX para navegação liga o mundo virtual ao real para ajudar você a se orientar em situações de trânsito complexas. 

A tecnologia inclui indicações gráficas de navegação e trânsito em imagens ao vivo. Dessa forma, você poderá chegar ao seu destino mais rapidamente, em segurança e sem preocupações. 


Integração de smartphone

A integração de smartphone associa o telefone ao sistema multimídia através de Apple CarPlay ou Android Auto, para que você possa acessar comodamente os principais aplicativos do seu smartphone. Assim, você pode utilizar de forma rápida e simples aplicativos de terceiros, como o Spotify. 

Assistente de Interior MBUX

Desfrute do conforto de operação sem contato: este sistema inovador reúne e interpreta os movimentos da sua mão e braços. Desta forma, você pode ativar as funções selecionadas com toda a rapidez. 

O MBUX da Mercedes consegue ainda perceber a diferença entre o condutor e o acompanhante - para que ambos possam acessar exatamente os menus que pretende controlar.


Conceito de comando tátil

O MBUX proporciona ao motorista a máxima liberdade para comandar todas as funções da forma mais cómoda. 

No seu veículo, está disponível um ecrã tátil; na consola central está também integrado um touchpad, que reage a gestos com um e com vários dedos, bem como à caligrafia. Além disso, os displays podem ser controlados através dos botões Touch Control no volante. 


Assistente de estacionamento com câmera 360° nos veículos Mercedes-Benz

O assistente ativo de estacionamento com câmera 360° facilita tanto a procura por vagas quanto as manobras de estacionamento. A escolha é sua: estacione você mesmo facilmente com a ajuda da visão panorâmica, ou relaxe e deixe que o carro estacione por você.

Se você quiser fazer as manobras para entrar e sair do estacionamento você mesmo, aproveite a visão panorâmica proporcionada pela câmera de marcha à ré e três câmeras adicionais. 

Desta forma você vê a área à frente, ao lado e atrás do veículo no display de mídia. A imagem da câmera é complementada por nítidas linhas guias que se moldam ao ângulo de viragem. 

Além disso, uma interconectividade de todas as perspectivas da câmera possibilita a representação virtual da perspectiva aérea. Assim você pode estacionar sem problemas também em vagas apertadas ou de difícil acesso.

Câmera de marcha à ré

É uma câmera de carro exclusiva para visão traseira. Com ela, fica muito mais fácil e seguro estacionar de ré e manobrar.

Ao se engatar a marcha à ré, ela é automaticamente ativada e o motorista pode ver o entorno atrás do veículo no display do sistema multimídia. Linhas de auxílio dinâmicas proporcionam ao motorista uma clara orientação ao manobrar o veículo.

Podem atuar ainda em conjunto com sensores, que detectam a presença de algum obstáculo, como objetos ou até pessoas. Assim, quando identificado alguma presença, o sistema emite um aviso sonoro para alertar o motorista. 

Conheça também o MBUX Hyperscreen

O MBUX Hyperscreen, tecnologia inovadora presente no Mercedes-Benz EQE, é tão grande quanto inteligente: num único plano mostra simultaneamente o mapa da navegação e as aplicações usadas com mais frequência. 

No total, são 3 visores que se unem perfeitamente sob uma única superfície de vidro. O resultado é luxuoso. 

Além disso, o sistema apresenta ainda sugestões inteligentes e personalizadas conforme a situação sem ter de alternar entre aplicações.