Os automóveis são alguns dos maiores causadores do efeito estufa e do aquecimento global. Pensando nessa realidade, montadoras de veículos passaram a desenvolver carros sustentáveis

A meta é que, nos próximos anos, esses carros passem a ser mais acessíveis para a população, não só no Brasil como no mundo todo. Além dos benefícios para o meio ambiente, os carros sustentáveis são vantajosos para os consumidores - e para o bolso.

Quer saber como funciona essa tecnologia? A gente te mostra! Continue a leitura e confira:

  • O que é sustentabilidade?
  • Como funcionam os carros sustentáveis
  • As vantagens dos carros sustentáveis
  • Modelos de veículos sustentáveis

 

O que é sustentabilidade?

Ela é composta por três bases principais: pilar ambiental, pilar empresarial ou econômico e pilar social. O ambiental diz respeito aos recursos naturais e à maneira como eles são utilizados pela população e pelas empresas. 

O pilar econômico é composto pelas questões socioambientais, relacionadas à produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Enquanto isso, o pilar social tem como foco a qualidade de vida das pessoas, levando em consideração o acesso a serviços básicos, como saúde, lazer, educação e segurança. 

Para que a sustentabilidade seja, realmente, efetiva para a sociedade, é preciso que esses pontos estejam bem estruturados. As principais montadoras de automóveis no mundo, como a Mercedes, já têm demonstrado preocupação em relação a esse tema. 

Os automóveis são os principais emissores de gases poluentes na atmosfera. O desenvolvimento de carros sustentáveis é um dos desafios que estão sendo propostos para que a sociedade possa se modernizar, sem comprometer os recursos naturais do planeta. 

 

Como funcionam os carros sustentáveis? 

Os carros sustentáveis utilizam a tecnologia sustentável, também chamada de tecnologia verde. As inovações baseadas nesses recursos impulsionam decisões ecológicas e priorizam a preservação do meio ambiente. 

Essa sustentabilidade, ancorada em recursos modernos, incentiva a redução do uso de elementos causadores do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, trazendo o conceito para o setor de transportes, os carros sustentáveis são aqueles que conseguem diminuir essas consequências. 

 

1. Carros elétricos

Muitas pessoas, erroneamente, acreditam que carros sustentáveis são sinônimos de carros elétricos. Um carro elétrico pode, sim, ser sustentável, contanto que tenha uma fonte de energia limpa. Então, carros elétricos são realmente sustentáveis?

Os carros elétricos são aqueles que precisam ser recarregados na energia elétrica. Apesar de não emitirem gás carbônico, eles podem causar um impacto negativo ao meio ambiente, dependendo dos efeitos de sua fonte de energia. 

- Leia também: Carros elétricos da Mercedes-Benz: funcionamento, vantagens e modelos

 

2. Carros híbridos 

Os exemplares híbridos de carros sustentáveis utilizam dois motores, um elétrico e um à combustão. Mesmo ainda tendo a necessidade de queimar algum combustível, seja ele álcool, gasolina ou biodiesel, eles são gastos em quantidades muito menores, quando comparados a carros convencionais. 

Os modelos híbridos podem ser divididos entre o híbrido tradicional e o híbrido plug-in. O motor elétrico de um carro híbrido convencional é recarregado pelo próprio sistema do veículo e, para isso, o carro precisa ficar inerte. 

Já os híbridos plug-in, que também têm um motor à combustão e um elétrico,  possuem cabo para que sejam recarregados na tomada, tendo, assim, a possibilidade de carregar a bateria através da corrente. 

 

As vantagens dos carros sustentáveis

Como já falamos anteriormente, a importância de pensar na nossa relação com o planeta tem ficado cada vez mais evidente. Para garantir que as próximas gerações possam ter suas necessidades supridas, é preciso tomar atitudes agora, no presente. 

A vantagem mais evidente dos carros sustentáveis é a contenção dos danos causados ao meio ambiente. Esses veículos diminuem os índices de poluição, através da energia renovável, garantindo não só o desenvolvimento sustentável como também o conforto dos usuários. 

Com a redução de componentes e gases tóxicos, esse tipo de tecnologia aumenta a eficiência das operações. Algumas máquinas, inclusive, conseguem recuperar o gás carbônico liberado e transformá-lo em energia limpa. 

 

1. Autonomia 

Para escolher a fonte de energia: muitos modelos de veículos sustentáveis são híbridos. Dessa maneira, o motorista pode, se quiser, alternar entre energia elétrica e gasolina, em determinadas situações, como em longos trajetos ou em lugares que não possuem fontes de abastecimento acessíveis.

 

2.Conforto

Os carros sustentáveis, de forma geral, fazem menos barulho do que os modelos que funcionam à combustão. Especialmente para viagens longas, é interessante evitar os ruídos. Assim, você pode aproveitar o passeio enquanto conversa ou escuta uma música. 

Ao perceber esse conforto, os motoristas passam a estimular amigos e colegas a experimentarem o carro sustentável. Quanto maior for a rede de indicações, maiores são as chances de as pessoas se tornarem mais conscientes. 

 

3. Redução dos gastos com combustíveis

O valor dos combustíveis oscila muito - e raramente para menos. Em questão de dias, o preço que estava nas bombas pode ter disparado. Fica mais difícil controlar os gastos, e ainda mais complicado quando surge um imprevisto de última hora que faz com que você tenha que deixar o tanque completo. 

Com o carro sustentável, essas mudanças constantes não afetam muito a vida do motorista. Você economiza energia e ainda reduz as idas ao posto de gasolina

 

4. Diminuição de custos com manutenção

Os motores a combustão necessitam de cuidados frequentes, como revisão e a troca do óleo do motor. Mesmo tendo um valor inicialmente mais alto, os carros sustentáveis, a médio e longo prazo, são bem mais econômicos. 

Os veículos elétricos ou híbridos são mais simples do que os tradicionais, em sua composição. Eles contam com menos peças e com poucos procedimentos de atrito, o que reduz as chances de falhas no motor.

- Leia também: Manutenção de carros: tudo o que você precisa para dirigir com segurança

 

Modelos de veículos sustentáveis

Para que um carro seja considerado sustentável, ele precisa seguir alguns parâmetros relacionados a economia de combustível, impacto global ambiental, emissões de carbono e fonte de energia utilizada.

A Mercedes é uma das fabricantes que já firmou um compromisso com a tecnologia sustentável. A partir de 2030, a Mercedes-Benz produzirá apenas carros elétricos, encerrando a fabricação de veículos a combustão. 

Conheça, agora, três modelos da marca que já podem ser encontrados no mercado internacional. 

 

1. Mercedes-Benz C200

Com tecnologia EQ Boost, o Mercedes-Benz C200 apresenta um sistema híbrido leve, com um motor a combustão de 1.5 turbo e 197 cv. 

O carro, que mede  4,69 metros de comprimento, 1,81 de largura, 1,44 de altura e 2,84 de distância entre eixos, tem uma média de consumo de 10,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.

Além do propulsor elétrico para auxiliar o veículo nas acelerações e nas arrancadas, o C200 também conta com bateria elétrica, com boa autonomia. 

 

2. Mercedes-Benz EQC 400

O EQC 400 é o primeiro automóvel elétrico da Mercedes, com dois motores que, juntos, somam 408 cv de potência. Com autonomia máxima de 471 quilômetros, ele leva até oito horas na tomada para obter 80% de carga.

Uma das funcionalidades avançadas do carro é a central multimídia Mercedes-Benz User Experience, que ativa funções a partir do comando de voz “Hey Mercedes”.

A bateria, de 80 kWh, oferece autonomia de 471 km a uma velocidade de até 180 km/h. Com 4,76 metros de comprimento, 1,88 de largura, 1,62 de altura e 2,87 de distância entre eixos, o carro se mostra, além de espaçoso, amigo do meio ambiente. 

 

3. Mercedes-Benz Vision EQXX

A alta tecnologia permitiu que a bateria do EQXX, mesmo tendo apenas metade do tamanho da bateria do EQS e sendo 30% mais leve, armazenem a mesma quantidade de energia. 

O Vision EQXX é capaz de percorrer cerca de 1.000 km com uma única carga, podendo viajar mais de 6 milhas (quase 10 km) por quilowatt-hora de eletricidade. 

E a bateria não é o único ponto sustentável do veículo. Para a confecção do carro, a fabricante utilizou uma série de materiais reciclados e sustentáveis, como fibras de bambu, cactos moídos, lixos, restos de comidas e fibras de cogumelos, estas últimas usadas nos assentos. 

No teto, os painéis solares captam energia suficiente para fornecer energia suplementar para luzes, ar-condicionado e sistemas de tela sensível ao toque do carro, o que reduz a demanda energética da bateria. 

- Leia também: Mercedes-Benz EQE: conheça o novo sedã 100% elétrico

 

Os carros sustentáveis são, sem dúvidas, excelentes alternativas para driblar os danos causados à natureza e, ao mesmo tempo, permitir a evolução da tecnologia e o avanço cada vez mais rápido das novas funcionalidades. 

A Mercedes apresenta novidades frequentes, não só em relação a carros sustentáveis, como também a toda sua produção. Conheça os modelos em destaque neste mês aqui na BAMAQ, concessionária Mercedes autorizada, e confira os principais lançamentos.

- Leia também: Como carregar carro elétrico? Veja as principais opções