A revisão de carro é fundamental para que o veículo mantenha a sua melhor performance, além, claro, de garantir mais segurança e conforto durante a condução. 

Por isso, é importante entender como e quando realizar a manutenção do seu Mercedes-Benz. E nós vamos te ajudar com isso.

Ao longo deste artigo você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre o assunto. Continue lendo e confira: 

  • Como funciona a revisão de carro?
  • Como identificar o momento certo para fazer a revisão em seu Mercedes?
  • O que verificar em uma revisão automotiva?
  • Itens importantes para ficar de olho na revisão de carro
  • Deixe seu Mercedes-Benz com quem entende

 

Como funciona a revisão de carro?

A revisão veicular consiste na avaliação periódica necessária para garantia do perfeito funcionamento de todas as peças e sistemas do carro

A montadora do veículo em questão estabelece um calendário de revisões específico para cada modelo. Esse prazo é definido após a realização de uma série de testes e estudos que avaliam o desempenho do veículo a longo prazo, logo, eles indicam o momento certo de revisar cada item. 

Durante a revisão do carro são avaliados dezenas de itens relacionados à segurança e conforto do modelo, como a suspensão, freios, fluidos, entre outros. 

 

Como identificar o momento certo para fazer a revisão em seu Mercedes?

É possível acessar no menu da Central Multimídia de todos os veículos Mercedes-Benz, a informação do período correto para fazer a revisão no seu carro. 

É muito simples acessar a informação, veja o passo a passo: 

  1. Pesquise por "Serviço" entre os menus do computador de bordo do seu Mercedes-Benz;
  2. Escolha a opção "Assyst Plus";
  3. Você terá acesso à informação de quantos dias/quilômetros faltam para a sua próxima manutenção. 

- Leia também: Revisão Mercedes-Benz: como é feita, diferenciais e principais valores

 

O que verificar em uma revisão automotiva?

Durante a revisão de carros será feito um check up geral para avaliar as condições de funcionamento do seu Mercedes-Benz. Portanto, durante o procedimento serão realizados reparos e atualizações necessárias para alcançar um melhor rendimento do veículo. 

É muito comum que, no momento que for levar seu carro para fazer a revisão você se depare com dois tipos de serviços: A e B. Mas afinal, qual a diferença entre eles: 

Revisão A é trocado o óleo e o filtro do óleo

Já na revisão B é trocado o óleo, o filtro do óleo, o filtro do ar do motor, o filtro do ar condicionado e também o fluido de freio.

Em ambas as revisões são feitas verificações gerais nas partes elétricas, suspensão, sistema de freios e também uma atualização nos módulos eletrônicos do veículo. 

Geralmente, as revisões acontecem de modo alterado, salvo exceções. 

 

Itens importantes para ficar de olho na revisão de carro

Falamos sobre algumas peças e sistemas que merecem atenção especial durante a revisão no carro. Confira a seguir. 

 

1. Pressão e estado dos pneus

Os pneus são itens de suma importância para a segurança no trânsito. Por isso, é fundamental que eles estejam em perfeito estado. 

Você, motorista, deve ficar atento ao estado de seus pneus. Busque sempre observar se há rasgos, bolhas ou desgaste excessivo nos sulcos

Além disso, é muito importante também manter os pneus sempre calibrados no nível adequado. Especialistas recomendam que a checagem e complementação do ar nos pneus aconteça a cada 15 dias. 

- Leia também: Pneus Run Flat: o que são, como funcionam e principais vantagens

 

Dica de como verificar se o pneu está apto para rodar 

Todo pneu conta com um TWI (Tread Wear Indicator), um indicativo de desgaste das rodas

O TWI são barras de borracha que estão localizadas entre os sulcos dos pneus. Elas possuem 1,6 mm de profundidade e ao chegarem em seu limite indicam que é hora de realizar a troca do pneu. Esse é o limite mínimo de desgaste recomendado pelo CONTRAN. 

Quando atingir essa marca, o pneu deve ser trocado pois passa a ter o risco de aquaplanagem, além de ficar suscetível a furos e ainda causar o aumento no consumo de combustível.

Os pneus originais comercializados na Bamaq são identificados pelas siglas MO e MOE e são produzidos especificamente para a marca da estrela.

- Leia também: Quando trocar os pneus do carro? O TWI e a importância dos pneus em bom estado para a sua segurança

 

2. Sistema de arrefecimento 

Esse sistema atua no resfriamento do carro e, caso tenha algum problema, pode causar o superaquecimento do veículo. Por esse motivo, a sua avaliação durante a revisão de carro é importante.

Se na sua rotina você enfrenta muito congestionamento e costuma rodar em trajetos com muita subidas, é importante ter uma atenção ainda maior. Isso porque essas situações exigem uma maior refrigeração do motor, portanto, é fundamental que o sistema esteja em pleno funcionamento. 

Especialistas recomendam que você realize a limpeza do radiador e do reservatório de expansão a cada 30 mil quilômetros. Além disso, é indicado também realizar a troca do líquido de arrefecimento e a checagem do estado da bomba d’água, da válvula termostática e das mangueiras nessa marca. 

 

3. Alinhamento e balanceamento

Alinhamento e balanceamento são fundamentais para manter o veículo estável, evitando que o mesmo sofra com trepidações. Além disso, eles ajudam a evitar o desgaste irregular dos pneus. 

Especialistas recomendam a revisão do alinhamento e balanceamento pelo menos a cada 5 mil quilômetros. Contudo, caso o veículo apresente sinais como o carro "puxar" para um dos lados, é recomendável realizar a manutenção o quanto antes. 

 

4. Sistema de freios

Os freios estão entre os sistemas mais importantes para a segurança do veículo. Logo, eles merecem atenção especial durante a revisão de carro. 

Durante o procedimento, deve-se avaliar se há algum tipo de vazamento na parte hidráulica do sistema, além de observar se as pastilhas e discos estão desgastados

Atenção: se o freio estiver emitindo algum barulho quando pressionado, é indício que deve-se realizar a troca das pastilhas.  

A manutenção do sistema de freios deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros rodados. Além disso, é preciso trocar anualmente o fluido do freio. 

 

5. Óleo do motor 

Outro item importante a ser verificado na revisão de carro é o óleo do motor. Este deve ser trocado a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados, dependendo do modelo ou a cada seis meses, para os veículos que não atingirem essa marca. 

Além disso, durante a revisão também serão avaliados o filtro de óleo e o lubrificante, ambos fundamentais para a boa performance do motor.

 

6. Sistema elétrico 

É importante dar uma atenção especial para os componentes elétricos do veículo. Afinal, qualquer problema do tipo pode causar panes graves que comprometem a segurança na condução. 

É indicado que seja realizada uma revisão detalhada do sistema pelo menos uma vez ao ano. A bateria e o alternador devem ser avaliados pelo menos a cada 6 meses. 

 

Deixe seu Mercedes-Benz com quem entende de estrela! 

Você já conhece os serviços especializados da concessionária Bamaq Mercedes-Benz

Com atendimento personalizado, profissionais certificados, equipamentos modernos e peças genuínas, nós oferecemos uma assistência técnica completa para o seu veículo.

Desde revisão de carro rotineira , troca de pneus originais MB, serviços mecânicos e de funilaria e pintura, enfim, tudo o que a sua estrela precisa para manter sua melhor performance sempre!

Seu Mercedes-Benz merece a Experiência Bamaq!

- Leia também: Manutenção de carros: tudo o que você precisa para dirigir com segurança