Os sistemas de assistência à condução da Mercedes-Benz garantem maior segurança e conforto no trânsito. O Attention Assist é uma das tecnologias mais eficientes neste sentido. 

O equipamento utiliza sensores inteligentes para identificar sinais de cansaço no motorista e, quando necessário, emite alertas sonoros e visuais. 

Quer conhecer melhor o sistema? Então é só continuar a leitura que vamos explicar tudo sobre essa tecnologia. 


O que é Attention Assist? 

É um sistema tecnológico de segurança veicular presente nos veículos Mercedes-Benz. Em tradução livre significa “Assistente de atenção”. 

Ele vai analisar comportamentos e identificar os primeiros sinais de cansaço  e perda acentuada de atenção, alertando o motorista para que faça uma pausa. 

De acordo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), cerca de 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao sono. 

Portanto, esse alerta, realizado de forma visual e acústica, contribui para aumentar a segurança da condução, principalmente, em longas viagens e à noite.

O Attention Assist está ativo a uma velocidade de 60 a 200 km/h, podendo ser desativado e ajustado no painel de instrumentos de acordo com a sensibilidade desejada.

Como funciona o Attention Assist? 

Os veículos Mercedes-Benz equipados com esse sistema contam com sensores que observam o comportamento do motorista. Com essa leitura, é possível fazer o reconhecimento, principalmente com base nos movimentos do volante, se o motorista está ficando sonolento. 

O Attention Assist mede mais de 70 parâmetros e os avalia para detectar sinais de falta de atenção. 

Além do perfil individual de cada motorista, são avaliados também aspectos externos, como:  

  • velocidade e aceleração longitudinal/lateral;

  • movimentos do pedal;

  • ventos laterais ou ondulações da estrada.


De forma simplificada, o sistema atuará da seguinte forma: 


  1. Ao dar a partida, o sistema avalia o estilo de direção do motorista em mais de 70 parâmetros;

  2. Uma vez que o comportamento for identificado, o sistema procurará indícios de condução específicos que sugerem que o motorista possa estar sonolento; 

  3. Além da parte comportamental do motorista, também são consideradas as interações com controles e botões do veículo. Também avalia-se as condições externas;

  4. Feitas todas essas avaliações, caso o Attention Assist conclua que o motorista está sonolento, ele emitirá um alerta visual e sonoro para indicar que é hora de fazer uma pausa;

  5. Caso o motorista não faça a pausa e continue a conduzir apresentando sinais de cansaço, o aviso será repetido após 15 minutos, no mínimo. 

Quais são as limitações do sistema?

É importante deixar claro que o Attention Assist apenas avisa o condutor que está sonolento. Portanto, é responsabilidade do mesmo fazer uma pausa e garantir que ela seja suficiente para restaurar seus níveis de atenção.

O Attention Assist não pode avaliar a qualidade da pausa do condutor. No entanto, mesmo após a pausa, o sistema continuará a monitorar o padrão de direção e avisará o motorista novamente se for detectada sonolência. 

Além disso, é possível que em condições climáticas extremas, como ventos muito fortes, o sistema possa caracterizar incorretamente o padrão de direção como o de um motorista sonolento.

Confiabilidade do Assist Attention da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz conduziu testes extensivos usando simuladores para determinar o padrão que caracteriza a direção sonolenta. 

Testes de estrada também foram realizados, sob condições rigidamente controladas e com motoristas supervisionados avaliando seu próprio nível de sonolência. 

Em alguns casos, a eletroencefalografia (EEG) foi usada como método para avaliar o esforço e a sonolência do motorista. 

Além disso, os testes de estrada foram realizados em ambientes extremos para garantir que o sensor do ângulo de direção tenha um desempenho confiável e robusto em todas as condições.

Portanto, dito isso, pode-se garantir que o nível no qual o Attention Assist emite um aviso pode ser definido como um nível apropriado e seguro.