O Park Assist é uma tecnologia presente nos veículos Mercedes-Benz que auxilia nas manobras de estacionamento. A funcionalidade torna mais simples o desafio de colocar e retirar o veículo de uma vaga. Tudo isso para proporcionar uma experiência de condução mais confortável e dinâmica para os motoristas. 

Mas afinal, você sabe como funciona o Park Assist? Qual é a tecnologia presente no sistema que permite que ele execute manobras perfeitamente? É o que vamos explicar no texto a seguir. Confira! 

Conheça a tecnologia Park Assist 


Também conhecido como Parktronic, o assistente ativo de estacionamento facilita a procura de vagas, as manobras de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares. 

Ele movimenta o veículo automaticamente para dentro da vaga de estacionamento, aliviando para o motorista o trabalho de manobrar. 

Além de encontrar vagas de estacionamento, o Park Assist ajuda você a entrar e sair da vaga. Ele ajuda o motorista durante as manobras e, em veículos com transmissão automática, também auxilia nas acelerações, frenagens e mudanças de marcha.


Leia também: 11 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz

Entenda como funciona a tecnologia do Park Assist 

Os veículos Mercedes-Benz que possuem a tecnologia Park Assist contam com sensores presentes na dianteira e traseira, além de câmeras de ré que auxiliam durante o processo de manobra. 

Como já dissemos anteriormente, o park assist é uma funcionalidade que vai ajudar a simplificar a manobra de estacionamento. O sistema funciona da seguinte forma: 

  • Primeiro o motorista deve acionar o botão do Park Assist no painel de controles de seu Mercedes-Benz

  • Em seguida, deve-se aproximar o veículo do local onde deseja estacionar. Feito isso, os sensores irão inspecionar a região, de modo a avaliar se o espaço é suficiente para o veículo. 

  • Ao encontrar uma vaga adequada, o motorista pode deixar o volante solta que o sistema vai assumir o comando. 

  • O motorista deve se atentar às orientações do computador de bordo, uma vez que ele fica responsável ainda pela dosagem de frenagem, além da troca de marchas. Mas fique tranquilo, pois todos os comandos que precisam da sua ação serão sinalizados no painel. 

  • A aproximação de um obstáculo detectado é informada por sinais visuais e sonoros. Primeiro, são ativadas somente as luzes de LED amarelas. Com uma maior aproximação, ocorre a ativação das luzes de LED vermelhas e dos alertas sonoros.

E vale lembrar ainda que o Park Assist é uma funcionalidade opcional, ou seja, caso o motorista não se adeque à tecnologia, este pode ainda realizar a manobra manualmente, sem o auxílio da tecnologia. 

E quando desejar utilizá-la, basta que seja acionado o botão no painel de controles. 


Leia também: Sensor de ponto cego: entenda o que é e como funciona esse dispositivo

Distronic Plus: conheça o controle de distância ativo da Mercedes

Principais benefícios do Park Assist 

A assistência ao estacionamento é realmente muito benéfica para você. A tecnologia permite que você encontre vagas de estacionamento com facilidade, para que você nunca precise estacionar ao lado de uma e debater se o seu veículo cabe ou não lá. 

Isto é, ela apenas sugere pontos que calcula serem grandes o suficiente para o seu carro entrar. Portanto, você nunca terá que passar pelo constrangimento de tentar estacionar em paralelo e desistir após cinco tentativas porque não consegue encaixar seu veículo.



Além do mais, o Park Assist torna mais fácil para você estacionar sob pressão, pois você pode deixar o carro fazer a direção. Você ainda precisa manter o controle para acelerar ou frear, mas a parte mais técnica do estacionamento é feita para você. Isso pode economizar tempo e evitar que você se estresse! Além disso, também pode evitar solavancos e arranhões, uma vez que a tecnologia alerta você quando estiver perto de bater em um carro.

O assistente ativo de estacionamento Park Assist presente nos veículos Mercedes-Benz contribuem para uma experiência de condução superior, proporcionando uma rotina mais simplificada e confortável para o motorista. 

Fizemos uma lista com as principais vantagens de contar com essa tecnologia. Veja só: 

  • Mais segurança ao estacionar e manobrar.

  • Ajuda o motorista a encontrar vagas de tamanho adequado para o seu veículo. 

  • Facilita as manobras de estacionamento também em espaços reduzidos.

  • Funciona tanto em vagas paralelas, quanto em vagas perpendiculares.

  • Transforme o estresse com vagas de estacionamento em tranquilidade e controle.


Leia também: Opcionais de carro: 10 itens que vale a pena investir

Visite nosso site e conheça mais detalhes sobre os veículos Mercedes-Benz.