O ar condicionado automotivo é um dos maiores aliados dos motoristas no trânsito. Além de tornar a climatização interna mais agradável, o sistema também garante maior segurança, uma vez que não é necessário rodar com os vidros abertos. 

Para garantir a plena eficiência e maior vida útil do ar condicionado automotivo, é necessário alguns cuidados.

No texto a seguir vamos apresentar algumas informações úteis sobre o sistema, além de dicas de utilização. Vamos lá? 


Como funciona o ar condicionado automotivo? 

Basicamente, o ar condicionado automotivo funciona através da energia gerada pelo motor. Isso acontece através de uma polia, sendo esta responsável por transferir essa energia do giro do motor para o compressor. 

O compressor faz a pressurização do fluido e em seguida o envia até o condensador, onde o fluido torna-se líquido, em decorrência da alta pressão e queda na temperatura. 

Em seguida, o fluido é enviado até o filtro de ar, etapa onde serão removidas todas as impurezas e umidade do ar. O próximo passo é a redução da pressão e temperatura do fluido, que acontece na válvula de expansão. 

A última etapa do processo é a condução do material refrigerante até o evaporador. Aqui, o fluido passa por uma espécie de ventilador, responsável por lançar o ar frio pelas tubulações do veículo e finalmente, por refrigerar o ambiente. 


Ar condicionado automotivo Thermotronic 

O sistema automático de climatização THERMOTRONIC está presente nos veículos Mercedes-Benz. A tecnologia regula automaticamente a temperatura, quantidade e a distribuição de ar em duas zonas. 

Com o sistema, é possível ajustar individualmente as temperaturas para atender tanto ao gosto do motorista quanto do acompanhante. 

Além disso, não é necessário fazer reajustes de temperatura, pois os sensores de alta sensibilidade detectam também alterações das condições, tais como a irradiação solar. Ou seja, o sistema de ar se ajusta automaticamente de acordo com a necessidade.


Dicas de utilização do ar condicionado automotivo


Circulação interna x externa: qual a diferença? 

Na circulação interna faz-se uso apenas do ar presente dentro do veículo, enquanto isso, na externa é realizada a troca de ar com o ambiente externo. 

A grande vantagem da circulação interna é o fato dela acelerar o processo de refrigeração, além de impedir que as impurezas do meio externo entrem dentro do carro. Por isso, é interessante utilizá-la em momentos específicos, como por exemplo:

  • Quando o veículo estiver próximo a locais com muita fumaça;
  • Regiões muito poluídas;
  • Durante a neblina;
  • Em regiões com mau cheiro;
  • Em estradas de chão;
  • Quando estiver conduzindo próximo a caminhões que estejam emitindo fumaça. 

No entanto, esta função do ar condicionado automotivo não deve ser utilizada com frequência, uma vez que ela diminui a quantidade de oxigênio dentro do veículo e promove o acúmulo de CO², o que pode causar efeitos como dificuldade de respirar e até sonolência. 

O mais indicado, para maior conforto e eficiência do sistema de ar, é variar entre o uso da circulação externa e interna.


Ligue o ar condicionado automotivo regularmente

Especialistas indicam que o ar condicionado automotivo seja ligado pelo menos uma vez por semana, mesmo durante o inverno. Isso é importante pois evita a lubrificação e ressecamento das peças do sistema, o que pode ocasionar na perda de eficiência do mesmo. 


Utilização do ar condicionado automotivo em estradas

Em estradas, não é indicado rodar com os vidros abertos, pois a pressão do vento afeta a aerodinâmica do carro, o que eleva o consumo de combustível e prejudica seu desempenho.

Portanto, em estradas, durante altas temperaturas, dê preferência para o uso do ar condicionado automotivo. 


Evite ligar o ar condicionado imediatamente em dias quentes

Sabe aquela sensação desagradável de entrar no carro após ele ter ficado um período parado no sol? O primeiro instinto é ir logo ligando o ar condicionado do carro, verdade? Mas essa não é a medida mais adequada. 

Neste caso, o mais recomendável é rodar por um período com as janelas do carro abertas até o calor se dissipar. Ao ligar o ar condicionado  automotivo de imediato, você exige muito do sistema, o que pode causar pane no mesmo com a frequência deste hábito. 

Portanto, ao entrar no veículo nessas condições, ligue o motor e conduza por alguns minutos com as janelas abertas. Quando a temperatura estabilizar, ligue o ar condicionado automotivo na temperatura que desejar. 


Faça a manutenção do sistema de ar condicionado automotivo

Para garantir a eficiência e maior vida útil para o sistema de ar de seu Mercedes-Benz, é fundamental que você faça uma manutenção periódica do mesmo. Caso contrário, o sistema pode apresentar falhas como: dificuldade para resfriar o ambiente, mau cheiro e até prejudicar a saúde respiratória dos ocupantes.

Deve-se ter uma atenção especial com o filtro de ar, uma vez que a peça deve ser trocada regularmente. Estima-se que em um período de 6 meses. 

Além disso, também deve ser feita, regularmente, uma limpeza no sistema de ar por profissionais capacitados. Estes vão utilizar os produtos corretos para higienização de todo o sistema, além disso poderão substituir possíveis peças danificadas.

Faça a revisão do seu ar condicionado automotivo com a Bamaq, concessionária autorizada Mercedes-Benz, e garanta mais segurança e qualidade no serviço. Faça o agendamento no nosso site!


Leia também: Manutenção de carros: tudo o que você precisa para dirigir com segurança