Direção semi-autônoma: como funciona a tecnologia presente nos veículos Mercedes-Benz?

27/11/2020

A direção semi-autônoma da Mercedes-Benz possibilita uma experiência de condução muito mais livre, segura e confortável. Com a tecnologia, o veículo pode se guiar automaticamente no trânsito, estacionar sozinho e até mesmo frear automaticamente para evitar acidentes. 


Ficou curioso (a)? Então continue a leitura e descubra como funciona a direção semi-autônoma!


O que é uma direção semi-autônoma? 

Um veículo com direção semi-autônoma conta com uma série de tecnologias que proporciona um maior conforto e segurança para o motorista na condução. 


A direção é semi-autônoma pois ela ainda depende do motorista para dar alguns comandos importantes e sua atuação é mais no sentido de potencializar as suas reações. Ou seja, ela usa dispositivos tecnológicos que são capazes de responder às situações adversas de forma muito mais ágil. 


Estes dispositivos vão atuar de diversas formas, podendo manter uma distância segura em relação aos veículos da frente, estacioná-los remotamente e até reduzir a velocidade em situações de risco. 


Tecnologias semi-autônomas presentes nos veículos Mercedes-Benz

Os carros da Mercedes-Benz contam com sistemas de assistência e segurança inteligentes que auxiliam na redução de esforço do motorista. Além disso, diminui os riscos de acidente e aumenta a proteção dos ocupantes e de outros veículos e pedestres. 


Existem várias tecnologias que atuam com a finalidade de assistir a condução dos veículos Mercedes-Benz. São elas:


  • Controle de distância ativo DISTRONIC

  • Assistente ativo de direção

  • Assistente ativo de limite de velocidade

  • Adaptação da velocidade baseada no trajeto

  • Assistente de frenagem ativo com função de cruzamento

  • Assistente de direção evasiva

  • Assistente ativo de mudança da trajetória

  • Assistente ativo de parada de emergência

  • Assistente ativo para ponto cego

  • Assistente ativo de manutenção da trajetória

  • PRE-SAFE® PLUS


Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC com assistente de direção

O sistema inovador de assistência à condução ajuda automaticamente o condutor a manter uma distância segura em relação ao veículo da frente. Logo, é uma funcionalidade que liberta o motorista dessa preocupação em trajetos longos ou na condução em trânsito congestionado. 


O sistema emite um alerta visual quando a distância de segurança não é mantida, além disso, ele emite um sinal sonoro em caso de perigo de colisão.


Principais características do assistente ativo DISTRONIC

  • Regulação automática da distância.

  • Utiliza as informações do sistema de sensores do radar.

  • O Assistente Ativo de Travagem avisa o condutor visual e acusticamente se a distância de segurança em relação ao veículo da frente ou a obstáculos fixos for ultrapassada.

  • Funciona a velocidades entre 0 e 200 km/h, podendo ser ativado ainda quando o veículo está parado.

  • Velocidade pretendida configurável de 30 até 200 km/h.

  • Aceleração e travagem automáticas com uma desaceleração de até 5 m/s2.

  • Pode reduzir o risco de colisões traseiras e alivia a sobrecarga sobre o condutor

  • características de condução dependentes do programa de condução selecionado.


Vantagens da direção semi-autônoma

Listamos as vantagens do assistente de regulação de distância DISTRONIC com assistente de direção. São elas:


Mais tranquilidade no trânsito rodoviário

As marcas rodoviárias, quando presentes e bem visíveis de ambos os lados da faixa de rodagem, são detectadas pela câmara stereo, presente nos veículos com direção autônoma da Mercedes-Benz. Dessa forma, o assistente de direção poderá auxiliar o motorista ao longo do trajeto.  


Na condução em trânsito congestionado a menos de 60 km/h, o sistema orienta-se também pelo veículo da frente, especialmente em caso de marcas rodoviárias ausentes ou pouco distintas.

Hands-Off inteligente

Se o condutor retirar as mãos do volante, é emitido um aviso e o assistente de direção é desativado apenas se a situação assim o exigir. Tal permite uma condução em trânsito congestionado lenta, sem o uso das mãos.


Aviso em situações de risco

A travagem automática é feita com um atraso de até 5 m/s2. Portanto, o tempo de reação do motorista em situações adversas é muito curto. 


Caso o sistema detecte que é necessário uma travagem mais acentuada, será emitido um sinal sonoro de aviso e acende-se um sinal de advertência no display de instrumentos. Ambos solicitam ao condutor que acione o sistema de travagem. Em caso de necessidade, é ativado o Assistente Ativo de Travagem.


O assistente de regulação de distância DISTRONIC com assistente de direção funciona numa faixa de velocidades entre 0 e 200 km/h. O funcionamento do sistema depende da câmara stereo, porém esta apresenta limitações em caso de contraluz, nevoeiro, noite, chuva ou neve.