Como o próprio nome já diz, o volante multifuncional agrega diversas funções na condução, como comandos da central multimídia e telefone, por exemplo. Tudo para fazer com que o motorista mantenha a mão no volante o máximo de tempo possível, garantindo assim viagens mais seguras e confortáveis. 

Quer entender melhor como funciona e quais são as principais funcionalidades de um volante com várias funções? Abaixo listamos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Continue lendo e fique por dentro. 

O que é volante multifuncional? 

Como já explicitado, esse é um volante que conta com uma série de funções, que vão desde comandos simples como controles na multimídia até funcionalidades envolvendo a mecânica do veículo. 

Podemos pensar nesse equipamento da mesma forma que os smartphones. Há décadas atrás os aparelhos de celular tinham como função básica realizar ligações, nada muito além disso. Mas, hoje em dia, esses aparelhos já realizam uma série de funcionalidades, como tirar fotos, navegar na internet, entre outras. 

Essa mesma evolução aconteceu com os volantes de carros. Antes eles tinham a função básica de girar as rodas, contudo, na medida em que novas tecnologias foram desenvolvidas para simplificar/melhorar a vida do usuário, novas funções foram agregadas também a esse equipamento. 

O principal objetivo de um volante multifuncional é proporcionar maior conforto e segurança para o motorista no trânsito. Conheceremos um pouco mais das funções que contribuem para isso abaixo. 

Funcionalidades do volante multifuncional

As funcionalidades deste equipamento podem variar de acordo com o modelo do veículo. Mas, para explicitar um pouco mais sobre a tecnologia, listamos abaixo alguns dos comandos mais comuns. Confira! 

Funções na central multimídia 

Uma série de comandos da central multimídia foram instalados no volante de modo a evitar que o motorista tire a mão da condução para realizar os ajustes desejados. 

Aumentar ou diminuir o volume do som, trocar de estação de rádio ou de música e atender a uma ligação são algumas das funcionalidades mais comuns. 

Comando por voz LINGUATRONIC

Nos veículos Mercedes-Benz é possível acionar comandos de voz por meio da tecnologia MBUX. 

O motorista precisa apenas acionar o botão de voz no volante multifuncional e dizer "Oi, Mercedes". Dessa forma, ele pode solicitar uma série de funções sem precisar apertar vários botões e nem tirar a mão da condução. 

Assistente ativo de manutenção da trajetória

Caso você atravesse involuntariamente uma linha contínua ou descontínua, o sistema pode alertá-lo pela vibração do volante. 

Caso o sistema detecte que a linha é contínua ou que a faixa além da linha descontínua está ocupada, o assistente também pode interferir por meio de frenagem unilateral.

Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC

Outra tecnologia presente nos veículos Mercedes-Benz, o assistente de estacionamento assume o controle assim que solicitado pelo motorista. Este deve acionar o comando no volante e a tecnologia irá realizar as manobras necessárias. 

Além de encontrar vagas de estacionamento, o assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC ajuda você a entrar e sair da vaga. Ele ajuda você ao virar o volante e, em veículos com transmissão automática, também nas acelerações, frenagens e mudanças de marcha.

Leia também: 11 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz

Principais vantagens do equipamento

O principal benefício da instalação de volante multifuncional nos veículos atuais foi o aumento da segurança no trânsito. 

Sem esse equipamento sempre que o motorista precisava realizar comandos na central multimídia, por exemplo, ele precisava tirar a mão do volante e desviar os olhos por alguns segundos para o local. Nesse momento ele perde a atenção total na pista, o que aumenta os riscos dele se envolver em um acidente. 

Além da segurança, há de se destacar também o conforto e comodidade proporcionados. Nada como poder realizar uma série de funções sem precisar se movimentar a todo momento, não acha? 

Conheça o volante capacitivo da Mercedes-Benz

Recentemente a Mercedes-Benz divulgou mais uma novidade relacionada à tecnologia dos volantes multifuncionais. O volante capacitivo, inicialmente lançado no modelo Classe E, veio para modernizar e facilitar ainda mais a vida do motorista. 

Esse volante conta com um sensor de duas zonas que tem a função de detectar se o motorista está com as mãos posicionadas no equipamento. 

Este recurso é especialmente útil para trazer mais eficiência para as tecnologias de assistência de condução. Isso porque atualmente, para que os sistemas sigam operando, é necessário que o recurso sinta um "peso" das mãos no volante. Agora, com o volante capacitivo, essa detecção é muito mais precisa. 

Além disso, os botões do Touch Control presentes no volante também passam a funcionar capacitivamente. Ou seja, eliminando teclas ou botões físicos. 

De acordo com a Mercedes-Benz, o objetivo dessa novidade é transformar a operação do volante cada vez mais próxima a de um smartphone. 

O novo volante da marca virá em três versões distintas: Sport, Luxury e Supersport, sendo esse último inspirado nos carros esportivos mais exclusivos. 

Dica: faça a regulagem correta do volante

Agora que você já conhece um pouco melhor o volante multifuncional, anota aí essa dica. Não se esqueça de regular a altura e posição do equipamento para ter viagens mais confortáveis. 

Na maioria dos veículos é possível regular no volante em relação à profundidade e inclinação. Use essa funcionalidade para encontrar a posição mais confortável para você durante a condução. 

É recomendável que o ajuste seja feito de forma que os pulsos possam ficar posicionados confortavelmente na parte superior do volante.

Além disso, o motorista deve ser capaz de visualizar o painel de instrumentos sem a necessidade de mover a cabeça. Por isso, não se esqueça de regular a inclinação do volante antes de dirigir. 

Veja outras dicas sobre ergonomia veicular nesse texto.