O sistema keyless, tecnologia presente em alguns veículos Mercedes-Benz, permite abrir e fechar o veículo apenas com um toque na maçaneta da porta. Seu objetivo é proporcionar mais comodidade e segurança para os motoristas e demais usuários do veículo.

Quer entender melhor o funcionamento e benefícios da tecnologia? Continue lendo e até o final do artigo tenha acesso às seguintes informações:

  • O que é keyless?
  • Como funciona o sistema keyless entry?
  • Funcionamento do sistema keyless-go
  • Vantagens do sistema Keyless

 

O que é Keyless?

Keyless, em tradução livre significa "sem chave", sendo este o princípio básico dessa tecnologia automotiva. Isto é, o sistema permite trancar, destrancar, além de dar partida no veículo sem a necessidade de nenhum tipo de chave.

Com esse sistema de acesso e liberação para a partida, o motorista só precisa ter a chave eletrônica consigo. Mesmo sem ter a chave em mãos, todas as portas podem ser abertas e travadas, bastando para isso tocar na maçaneta. Além disso, graças à função de partida KEYLESS-GO, o motor também pode ser ligado e desligado ao pressionar a tecla start-stop.

A função de abertura e fechamento permite ainda abrir e fechar automaticamente todas as janelas laterais e teto panorâmico com acionamento elétrico, usando o controle remoto por rádio quando se está fora do veículo.

 

Como funciona o sistema keyless entry?

Os veículos que contam com a tecnologia keyless dispõem de um sensor instalado próximo à porta do motorista. Este por sua vez reconhece o código da chave através de ondas de rádio que são emitidas a partir de um gerador.

Portanto, para abrir o veículo basta que o motorista se aproxime da porta e puxe a maçaneta para que o sistema realize a abertura das portas automaticamente.

Uma dúvida comum em relação à tecnologia é sobre a segurança. Afinal, qualquer pessoa com uma chave desse sistema consegue abrir o seu veículo? Não, cada carro conta com uma frequência particular e só pode ser aberto com uma chave com um código específico.

O trancamento do veículo também acontece de forma automática, quando o motorista se afasta do modelo por mais de 1,5 metro.

 

Funcionamento do sistema keyless-go

Já o acionamento keyless-go acontece quando o motorista aciona o botão Start/Stop no painel de controle. Ao realizar essa ação, o carro será ligado automaticamente, sem a necessidade de virar a chave na ignição.

 

Vantagens do sistema keyless

Listamos abaixo quais são os principais benefícios relatados por proprietários de veículos que contam com a tecnologia keyless. Confira!

 

1. Mais comodidade

Em alguns casos, além de abrir as portas do carro, essa tecnologia também possibilita a abertura do porta-malas. Assim, a rotina do motorista pode se tornar ainda mais cômoda.

Imagine que você esteja sozinho e carregando compras até o seu veículo. Nesse momento você teria que colocá-las no chão, pegar as chaves no bolso para então abrir o veículo. Com o sistema keyless você não precisa passar por esse desconforto. Basta se aproximar do carro e puxar a porta.

 

2. Praticidade de acionar o carro sem chave

Apesar de parecer uma coisa boba, poder ligar o carro apenas com um botão é uma praticidade e tanto no dia a dia. Essa ação simples e rápida ajuda a deixar a sua rotina ainda mais prazerosa e confortável.

Contudo, é importante deixar claro que alguns modelos com o sistema keyless necessitam que a chave seja inserida na ignição, e somente depois disso é possível acionar o botão de "Start Engine".

 

3. Mais segurança

Como já mencionado anteriormente, não existe o perigo de que outra chave de um veículo com a mesma tecnologia consiga abrir ou ligar o seu modelo. Portanto, nesse ponto a segurança está garantida.

Outro ponto interessante a respeito de segurança proporcionado pelo sistema keyless é pela agilidade que ele proporciona. Isto é, digamos que você esteja em uma região afastada e perigosa, nesse momento é comum ficar apreensivo e ter pressa para sair do local o quanto antes, certo?

Com a tecnologia keyless, o tempo que você terá para abrir e ligar o veículo é muito menor. Ou seja, você não precisa colocar a chave na maçaneta, inseri-la ainda na ignição e só depois disso dar a partida.

 

- Conheça também outras tecnologias Mercedes:

  • Chave codificada: entenda como funciona esse dispositivo
  • Multibeam LED: conheça os faróis adaptativos da Mercedes-Benz e a segurança adicional que eles oferecem
  • 4MATIC: saiba tudo sobre o sistema de tração integral da Mercedes-Benz

 

Gostou do texto? Confira outros artigos relacionados no blog da Bamaq Mercedes-Benz! Somos uma concessionária Mercedes com anos de experiência!