Chave codificada: entenda como funciona esse sistema

Chave codificada: entenda como funciona esse sistema
12/02/2021


A chave codificada é mais um equipamento tecnológico que proporciona maior segurança no trânsito. O sistema presente nos veículos Mercedes-Benz impossibilita que o mesmo seja ligado caso você não esteja utilizando o modelo original da chave. 

Mas afinal, você sabe como funciona esse sistema? Quais são as vantagens das chaves codificadas? O que fazer caso o proprietário perca a chave? 

Vamos responder a todas essas perguntas no texto a seguir. Confira! 


O que é chave codificada? 

A chave codificada é um equipamento que conta com um código eletrônico. Por isso, o sistema permite que o veículo dê a partida no motor apenas com uma chave que contenha o código eletrônico compatível com a central de segurança do automóvel. 

No caso das chaves convencionais, o acionamento do motor se dá através de um segredo mecânico esculpido em uma lâmina metálica. Já com a chave codificada, essa leitura é feita através de uma comunicação eletrônica entre a chave e o sistema interno do veículo. 

Basicamente, é como se cada veículo contasse com um cartão de identidade único, que permite o acionamento do motor apenas com a leitura de seu código. 


Como funciona a chave codificada Mercedes? 

A chave codificada conta com um chip (transponder), utilizado para armazenar o código eletrônico. No momento em que a chave é colocada na ignição, um sinal é emitido para a central de segurança, localizada dentro do veículo. 

Caso a central receba a mensagem codificada previamente programada, o motor será acionado corretamente. Portanto, o carro só vai ligar o motor caso a codificação da chave e da central coincidam.

Se a chave não conter o código correto será acionada uma luz de alerta no painel do carro, não sendo possível ligar o veículo. Quando isso acontece, não é possível dar partida no motor nem mesmo com ligação direta.

Assim que o proprietário finaliza a compra de seu Mercedes-Benz, ele recebe da concessionária um cartão com um código eletrônico, além da chave original e reserva. Este é um código único que funciona única e exclusivamente para o veículo em questão. 


Perdeu sua chave codificada? O que fazer nesse caso? 

Primeiramente, caso você perca a chave codificada original, ainda há a reserva para continuar usufruindo do veículo. No entanto, em caso de perda de ambas, será necessário solicitar à concessionária outro equipamento. 

Isso porque você não conseguirá acionar o veículo com nenhuma outra chave, uma vez que ela deve ser configurada com um código exclusivo. 

Por isso, quando perder sua chave, você deverá ir até uma concessionária Mercedes-Benz e solicitar uma nova chave.  


Vantagens do sistema de chave de carros codificadas

A principal vantagem do equipamento é, claro, a maior segurança proporcionada no trânsito. A chave codificada acaba sendo um impeditivo para furtos, uma vez que não há outro modo de acionar o veículo sem o modelo original. 

Portanto, há uma maior tranquilidade para os proprietários em saber que seu veículo está seguro caso a chave codificada esteja em sua posse.

Neste sentido, é importante que o motorista tenha muito cuidado com sua chave codificada, para não perdê-la e deixar o veículo vulnerável. Por isso, recomendamos que você nunca ande com a chave reserva no carro, busque deixá-la em algum lugar seguro, dentro de casa ou em seu local de trabalho. 


Leia também: 7 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz