Antes de comprar um veículo, é muito importante realizar um test drive para avaliar se o modelo é o mais adequado para suas necessidades e estilo de condução. 

Pensando nisso, preparamos esse artigo para falar sobre a importância do test drive e para indicar boas práticas para aproveitar ao máximo essa experiência. Vamos lá? 

O que é e como funciona o test drive?

É um benefício oferecido pelas concessionárias para os clientes experimentarem na prática todas as funcionalidades de alguns de seus veículos. 

Afinal, todo motorista sabe que uma coisa é conhecer os detalhes do carro, outra coisa é sentir isso na prática. Isto é, a verdadeira experiência de condução daquele veículo. 

O test drive é o momento que o cliente tem para avaliar se o veículo irá atender às suas necessidades de uso. Portanto, deve-se avaliar questões como conforto, tecnologia, performance etc. 


Leia também: Meu primeiro carro: 7 dicas para acertar na escolha

Como aproveitar ao máximo o test drive? 

Vai agendar um test drive em breve? Então você precisa conferir as dicas que separamos para você não esquecer de nada e aproveitar essa experiência ao máximo. 

Escolha trajetos rotineiros

Caso seja possível, escolha o mesmo trajeto que você usa na sua rotina, ou algo bem semelhante. Dessa forma você poderá testar exatamente como o veículo se comporta em situações comuns no seu dia a dia.

Digamos, por exemplo, que você precisa usar o veículo em estradas de chão ou em ruas muito íngremes. Logo, é preciso avaliar como o modelo irá se comportar nessas situações. 

Avalie o conforto interno

O conforto é um dos quesitos que mais influenciam na decisão de compra de um veículo. Por isso, aproveite o test drive para avaliar todos os pontos que beneficiam o bem estar, tanto para o motorista quanto para os passageiros. 

Verifique se há espaço suficiente entre os bancos para as pernas de quem ocupará o modelo frequentemente.

Veja também se o modelo conta com tecnologias que propiciem o conforto interno. Por exemplo, alguns veículos Mercedes-Benz contam com uma funcionalidade em que é possível programar o banco para fazer pequenas massagens durante o trajeto.

Facilidade de manobras

Use o test drive também para avaliar como o veículo se comporta em manobras rotineiras, como por exemplo, ao estacionar. 

Veja se o modelo proporciona boa visibilidade dos obstáculos e se as rodas contam com bom giro para realizarem curvas estreitas. 

Muitos veículos contam com tecnologias que facilitam manobras, principalmente de estacionamento. 

Os veículos Mercedes-Benz contam com o Park Assist, que movimenta o veículo automaticamente para dentro da vaga de estacionamento, aliviando para o motorista o trabalho de manobrar. A tecnologia também ajuda-o a entrar e sair da vaga.

Certifique-se de testar a funcionalidade e veja se você se adapta bem à tecnologia. 

Avalie a segurança do veículo

Além do conforto e desempenho, a segurança é um fator crucial na escolha do veículo. Durante o teste drive, verifique os recursos de segurança, como airbags, cintos de segurança, sistemas de frenagem (ABS), controle de tração e assistência à condução. 

No caso dos veículos Mercedes-Benz, confira os sistemas específicos da marca, como o assistente de distância DISTRONIC, de frenagem, ponto cego, entre outros. 

Confira a garantia e o suporte pós-venda

A garantia e o suporte pós-venda são aspectos importantes na decisão de compra de um carro. Pergunte ao consultor sobre a garantia oferecida pela montadora, incluindo tempo e quilometragem, e o que está coberto.

Tire todas as suas dúvidas durante o trajeto

Geralmente, durante o test drive são percorridos cerca de 2 km. Aproveite esse momento para tirar todas as suas dúvidas sobre o veículo do seu interesse.

Selecionamos algumas perguntas que podem ser interessantes: 

  • O veículo do test drive é o mesmo pelo qual você está interessado? Se não, quais são as principais diferenças entre ambos? 

  • Pergunte sobre a relação entre desempenho e consumo de combustível;

  • Veja sobre disponibilidade e valores de peças, assim como sobre a periodicidade de revisão necessária; 

  • Pergunte sobre acessórios opcionais do modelo. 


Enfim, tente extrair o máximo de informações possível do Consultor. Dessa forma, você terá certeza de que tomou a decisão mais acertada para as suas necessidades. 


Leia também: 11 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz

Outros itens a serem avaliados durante o test drive 

  • Experimente o ar-condicionado e veja como o veículo se comporta com o sistema ligado; 

  • Observe possíveis ruídos do motor e de rodagem/suspensão; 

  • Estabilidade do carro em curvas; 

  • Dê uma olhada também no porta-malas e veja se o tamanho é ideal para suas necessidades; 

  • Desempenho em diferentes velocidades: Teste o veículo em diferentes velocidades para verificar a precisão e o conforto;

  • Avalie o desempenho do veículo em acelerações, retomadas e subidas;

  • Visibilidade: avalie a visão dos espelhos externos e internos, além da dianteira/pontos cegos;

  • Avalie a facilidade para regular o banco e volante, além do acesso aos comandos e leitura dos instrumentos do veículo;

  • Faça testes na Central Multimídia do veículo. Use o rádio e o compartilhamento de smartphones por bluetooth, e verifique a qualidade do som. No caso dos veículos Mercedes-Benz, experimente também as funcionalidades do sistema MBUX.  


E aí, gostou das dicas? Aproveite e venha até a Bamaq Mercedes-Benz e realize o test drive em um de nossos veículos. Faça o seu agendamento aqui