A experiência de condução é excepcional em todos os sentidos a bordo de um Mercedes-Benz. O sistema de som Burmester é a tecnologia automotiva que torna a audição nas viagens muito mais divertida e espetacular.

Os alto-falantes de alto desempenho produzem no ambiente uma sonoridade de altíssima fidelidade. Quer saber mais sobre a tecnologia do som dos modelos da marca? Continue lendo e confira:

  • A história do som Burmester
  • Como funciona a tecnologia do som Burmester da Mercedes-Benz?
  • Benefícios do sistema de som Burmester 

 

A história do som Burmester 

Em 1978, Dieter Burmester criou a Burmester Audiosysteme GmbH, empresa responsável por grandes inovações tecnológicas no ramo de componentes de áudio. 

Um dos marcos da companhia foi a criação do primeiro CD player com acionamento por correia. 

Em 2022 Dieter Burmester começou a trabalhar com o setor automotivo, quando ele recebeu uma proposta da VW para projetar um sistema de som para o seu novo lançamento. Em seguida a empresa fechou parcerias também com outras montadoras de carro, com a Porsche em 2009 e com a Mercedes-Benz em 2013.  

A parceria Mercedes-Burmester teve início com a instalação do sistema de som no Classe S, mas atualmente a tecnologia já foi incorporada em todos os modelos da marca, inclusive na linha esportiva Mercedes-AMG

 

Como funciona a tecnologia do som Burmester da Mercedes-Benz?

A tecnologia de som presente nos veículos Mercedes-Benz atualmente é a 3D high-end surround Burmester, um sistema de alto desempenho que produz no ambiente uma sonoridade de primeira qualidade. 

A quantidade de alto-falantes e de watts de potência variam de acordo com o modelo, podendo chegar a 1.610 watts com até 26 alto-falantes

Você dirige o sistema como uma orquestra pessoal, ou seja, você pode ajustar o timbre por meio de cinco predefinições de som. Além disso, é possível ajustá-la individualmente nos bancos dianteiros e traseiros e intensificar a experiência acústica. 

Além disso, uma compensação de ruído altamente avançada (VNC) ajusta a música e os tons dinamicamente à sua situação de condução. Tão refinado quanto o seu som é o design dos alto-falantes com as coberturas metálicas características. 

Com as inscrições "Burmester" nas coberturas dos alto-falantes, o sistema de som 3D high-end surround ostenta sua qualidade premium mesmo quando está em absoluto silêncio.

- Leia também: Sistema keyless: o que é e quais as vantagens dessa tecnologia

 

Benefícios do sistema de som Burmester 

Confira abaixo quais são as principais características e vantagens do sistema de som Burmester. 

 

1. Melhorias contínuas 

A tecnologia Burmester está sempre se aperfeiçoando. O cliente que compra hoje poderá desfrutar da mais recente tecnologia de áudio por muito tempo. Isso porque as atualizações são realizadas de forma contínua. 

 

2. Sofisticação e elegância em níveis máximos

Linhas claras e inconfundíveis, bem como placas cromadas distintas, tornam os sistemas de áudio Burmester objetos não apenas musicais, mas também de arte visual

De acordo com a filosofia de design da marca Burmester, o cromo é muito mais do que apenas um elemento visual. Seu acabamento requintado representa o alto valor e durabilidade do produto. 

 

3. Simplicidade de controle total

O sistema de som Burmester possui funcionalidades lógicas e autoexplicativas. Embora a tecnologia seja cada vez mais avançada, o sistema chega para mostrar que sua aplicação não precisa ser um mistério. Afinal, a intenção é que a atenção seja totalmente dedicada ao prazer da música.

 

4. Qualidade excepcional

A tecnologia Burmester combina tecnologia de ponta com os melhores componentes eletrônicos e artesanato. Antes da montagem do sistema, são selecionados os melhores componentes para atender às exigências de qualidade da marca de som. 

Ao final do processo de fabricação, cada componente é testado e cuidadosamente medido. São mais de 300 medições assistidas por computador realizadas durante a elaboração do produto. Um componente só entra na fase final de teste se as medições não apresentarem desvios. 

 

5. Feito à mão na Alemanha

Todos os sistemas de som Burmester levam o selo "Made in Germany", o que significa que eles foram fabricados individualmente na sede da empresa na Alemanha

A Burmester valoriza o artesanato local, por isso, mais de 95% dos componentes e unidades são comprados de fabricantes alemães. 

Do primeiro esboço de design aos protótipos, até o produto final: Cada componente marcado com o nome Burmester foi completamente desenvolvido internamente e montado manualmente por técnicos altamente qualificados. 

 

- Conheça também outras tecnologias Mercedes:

  • Chave codificada: entenda como funciona esse dispositivo
  • Multibeam LED: conheça os faróis adaptativos da Mercedes-Benz e a segurança adicional que eles oferecem
  • 4MATIC: saiba tudo sobre o sistema de tração integral da Mercedes-Benz
     

Gostou do texto? Confira outros artigos relacionados no blog da Bamaq Mercedes-Benz! Somos uma concessionária Mercedes com anos de experiência!