O que torna o novo Mercedes-Benz Classe A tão especial? Dentre as principais características do modelo podemos citar duas que se sobressaem: esportividade e tecnologia

Uma experiência de condução diferente de tudo que você já sentiu. Design imponente, estiloso em todos os detalhes, o Classe A surpreende pela interatividade com o motorista. Além, claro, de entregar uma potência incomparável. 

Descubra você mesmo, a seguir apresentamos as 10 principais características desse modelo que vão te surpreender. Confira!


1. Design externo: um novo design, uma nova era

As linhas do novo Mercedes-Benz Classe A não foram inspiradas apenas pela funcionalidade, mas também pelas emoções.

Todas as linhas do novo Classe A seguem apenas uma direção: a nova filosofia de design "Sensual Purity". As superfícies são ainda mais puristas e os detalhes ainda mais marcantes. Separamos alguns dos principais elementos dessa composição. Confira!


Lanternas traseiras bipartidas

O design traseiro foi redefinido e ficou mais robusto, esportivo e sexy. As elegantes lanternas traseiras bipartidas são discretas, mas ao mesmo tempo merecedoras de atenção, graças à sua precisão e ao seu visual. 


Conceito generoso de espaço

A capacidade do porta-malas do novo Classe A está maior! Em números, ele ganhou mais 110 milímetros de comprimento, 225 milímetros a mais de largura e ao todo mais de 29 litros de capacidade em comparação ao modelo anterior.


Grade diamante ainda mais esportiva

Com o capô plano, os faróis estreitos e a grade diamante, o Mercedes-Benz Classe A chama a atenção por onde passa. Os destaques da versão A 250 Launch Edition, ficam por conta dos cromados na grade e das aberturas de ar pronunciadas na parte inferior dos para-choques AMG.


Faróis Full LED

Os novos faróis Full LED de alta performance, além do seu visual distinto e inconfundível, proporcionam maior segurança à noite. A tecnologia LED ilumina melhor a estrada comparado aos faróis convencionais, além de utilizarem menos energia.


2. Design Interno do Mercedes-Benz Classe A

O interior completamente renovado do novo Classe A ficou ainda mais espaçoso e envolvente com o seu design jovem e esportivo. As transições entre o painel de instrumentos, o console central e os revestimentos das portas são fluidas e criam o agradável design "Wrap around".


Bancos e acabamentos

Nada é mais agradável que o conforto. Sobretudo quando tem uma aparência tão atrativa.

No novo Mercedes-Benz Classe A não faltam detalhes. Desde os elementos decorativos em alumínio escovado até os difusores de ventilação e, particularmente, os bancos, que além do exclusivo acabamento em ARTICO podem ser ajustados tanto pelos botões na porta como por comando de voz.


Touchpad

Com o novo touchpad, você pode comandar o sistema multimídia de modo intuitivo, assim como no seu smartphone. Mova ou aumente os conteúdos com simples toques e movimentos dos dedos. Além disso, o touchpad consegue reconhecer a sua caligrafia caso pretenda inserir endereços ou números de telefone silenciosamente.


Acabamento do painel em alumínio escovado

O interior do Classe A se torna ainda mais atraente graças ao acabamento em aço escovado distribuído tanto no painel como nas portas. Essa combinação além de harmoniosa proporciona ainda mais qualidade e aspecto premium ao seu design interno.


3. Segurança: vamos falar sobre confiança

O sistema Active Braking Assist do novo Classe A pode te avisar de uma colisão iminente, ajudar com a frenagem e a manobra de evasão, e até mesmo acionar, de forma autônoma, a frenagem de emergência.


4. Mercedes-Benz User Experience

Através de comandos de voz é possível configurar funções diversas do automóvel como a abertura das janelas e do teto-solar, regular os bancos e o ar-condicionado, além de acessar alguns dos seus aplicativos favoritos do celular como Spotify e Waze.

O novo sistema multimídia intuitivo MBUX (Mercedes-Benz User Experience) foi concebido para apenas uma pessoa no mundo: você. É por isso que cada detalhe pode ser ajustado aos seus desejos com exatidão, desde a sua posição de dirigir até o acesso a alguns dos seus aplicativos favoritos do celular. 

A interação com o sistema do Classe A ocorre através de comandos de voz, ativados por um simples "Hey" ou "Olá" seguidos da palavra "Mercedes", ou de toques no volante, touchpad e na própria tela.


5. Design das telas Widescreen

Aqui uma imagem vale realmente mais do que mil palavras. O interior do novo Classe A tem um visual inovador e propõe novas perspectivas. 

Logo de cara é possível notar não apenas um, mas dois displays de alta definição integrados, cada um deles com 26 centímetros (10,25 polegadas). O comando das funções é igualmente simples e intuitivo, seja através dos botões Touch Control, no volante; do touchpad, no console central; ou do toque na tela.


6. Teto solar panorâmico

Experimente o prazer de dirigir a céu aberto com o Mercedes-Benz Classe A. E mesmo fechado, o teto solar elétrico panorâmico, torna o ambiente ainda mais iluminado.

A grande área de vidro também é um destaque em seu exterior, atraindo olhares de admiração.  


7. Assistente de frenagem ativo

O assistente de frenagem ativo presente no Classe A está sempre a postos e pode auxiliá-lo a evitar graves acidentes devido à falta de atenção ou à distância muito curta até o veículo da frente.

O sistema alerta sobre uma colisão iminente por meio de sinais visuais e sonoros. Se após o alerta você frear com força insuficiente, o sistema oferece a servoassistência ajustada à situação.

Se você não reagir, o assistente de frenagem ativo assume o controle e executa uma frenagem autônoma para tentar reduzir a energia ao máximo possível. Isso pode evitar acidentes ou, ao menos, reduzir sua gravidade. 

O sistema também é capaz de detectar veículos parados e pedestres atravessando a pista e frear de uma velocidade de até aproximadamente 60 km/h. Conforme a situação, isso até mesmo reduz colisões a velocidades de até 50 km/h.


8. DYNAMIC SELECT

Dirija conforme sua preferência. Com um apertar de botão, o DYNAMIC SELECT, presente no Mercedes-Benz Classe A, oferece diferentes programas de condução que determinam o funcionamento do motor, da caixa de mudanças, da suspensão e da direção. Entenda um pouco mais sobre os programas: 

  • Modo Sport: permite maior dinamismo ao dirigir;
  • Programa básico Comfort: é mais equilibrado;
  • Programa ECO: visa a máxima eficiência e proporciona economia de combustível e redução de custos;
  • Programa de condução ECO: é de grande auxílio, principalmente se você quer reduzir as emissões de CO2. Nesse programa, o aquecedor do banco e a climatização operam com potência reduzida, contribuindo para economizar energia;
  • Programa Individual: neste modo você pode selecionar cada um dos parâmetros ao seu gosto. Isso permite, por exemplo, ajustar a tração no modo esportivo e a suspensão no modo confortável.


9. Pacote de estacionamento

Esse pacote permite também estacionar em vagas apertadas. Confortável: o assistente ativo de estacionamento procura uma vaga e, em seguida, ajuda a estacionar perfeitamente o seu veículo. 

Mais tranquilidade também é o lema da câmera de marcha à ré, que permite ampla visibilidade na traseira e pode evitar amassados e seus elevados custos.

Abaixo os componentes do pacote de estacionamento presentes no Mercedes-Benz Classe A:

  • Com sinal de advertência sonoro e visual na detecção de obstáculos e indicação de vagas de estacionamento no painel de instrumentos, o assistente ativo de estacionamento auxilia em manobras de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares;
  • Sensores de ultrassom: localizados nos para-choques dianteiro e traseiro;
  • Câmera de marcha à ré na tampa do porta-malas: exibição no display de mídia com gráfico e linhas auxiliares.

Leia também: Park Assist: como funciona a tecnologia de estacionamento automático?


10. Potência e outras características do Mercedes Classe A

  • Motor 2.0 turbo;
  • Tipo de combustível: Gasolina;
  • Potência: 224 CV;
  • Transmissão: Câmbio automático 7G-DCT de dupla embreagem com 7 marchas;
  • Volante esportivo revestido em couro;
  • Ar-condicionado automático THERMOTRONIC;
  • Soleiras das portas dianteiras iluminadas;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): 6,2 s;
  • Velocidade máxima: 250 km/h.


Leia também: Mercedes-Benz Classe C: tudo sobre a linha de maior sucesso da marca