A história da Mercedes-Benz no Brasil é marcada por conquistas significativas e um legado profundamente enraizado na indústria automobilística brasileira. Com 67 anos de presença no país, a empresa tem uma trajetória cheia de marcos notáveis que ajudaram a moldar a indústria de transportes brasileira.

Continue a leitura e confira: 

  • A chegada da Mercedes-Benz ao Brasil
  • Mercedes-Benz e a revolução do diesel
  • Mercedes conquistando as ruas e estradas
  • A Mercedes-Benz e a produção de automóveis
  • O legado da Mercedes-Benz no Brasil
  • Saiba mais sobre o nascimento da marca
  • A Estrela de três pontas

 

A chegada da Mercedes-Benz ao Brasil

No dia 28 de setembro de 1956, sob a presença do então presidente Juscelino Kubitschek, a Mercedes-Benz inaugurou sua primeira fábrica fora da Alemanha em São Bernardo do Campo, São Paulo

Essa chegada da Mercedes-Benz no Brasil marcou o início da industrialização no país, um marco crucial para a evolução tecnológica e humana na sociedade. Inserida no primeiro capítulo da indústria automotiva brasileira, a Mercedes-Benz simbolizava uma nova era na produção de caminhões e ônibus.

 

Mercedes-Benz e a revolução do diesel

A Mercedes-Benz não só introduziu a produção de veículos comerciais no Brasil, como também promoveu uma mudança de paradigma com a introdução de caminhões com motores a diesel

Até então, todos os caminhões à venda no país eram movidos a gasolina. O L312, primeiro modelo nacional da Mercedes-Benz, destacava-se com um motor seis cilindros a diesel que gerava 110 cv de potência e uma capacidade de carga de seis toneladas.

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Mercedes conquistando as ruas e estradas

Durante os seus 67 anos de produção no Brasil, a Mercedes-Benz consolidou uma forte presença nas ruas e estradas. Atualmente, de cada dez caminhões novos vendidos no país, quatro são da marca. No segmento de ônibus, a participação é ainda maior, com seis modelos da marca para cada dez emplacados.

 

A Mercedes-Benz e a produção de automóveis

No final dos anos 90, a Mercedes-Benz expandiu a sua produção para automóveis, que foram produzidos em duas plantas. Entre 1999 e 2010, a empresa fabricou em Juiz de Fora (MG) o hatch Classe A e o cupê CLC. Depois, inaugurou em Iracemápolis (SP) uma planta para produzir o sedã Classe C e o SUV GLA, que operou até o fim de 2020.

 

O legado da Mercedes-Benz no Brasil

Com o passar do tempo, a Mercedes-Benz se transformou na maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da América Latina. Até hoje, já produziu mais de 2,3 milhões de unidades, das quais 1,6 milhão foram de caminhões. 

As vendas no mercado doméstico superam 1,8 milhão de unidades, e as exportações, mais de 500 mil. Essa trajetória ilustra o papel integral da Mercedes-Benz no setor automotivo brasileiro, demonstrando sua capacidade de inovar, adaptar-se e prosperar. 

O legado da Mercedes-Benz no Brasil não se resume apenas aos produtos de qualidade, mas também à sua contribuição para a indústria e economia brasileiras.

 

Saiba mais sobre o nascimento da marca

Vamos contextualizar também um pouco da história do nascimento da marca. Essa história teve início há mais de um século, na Alemanha, e traduz o primeiro capítulo da motorização veicular no mundo. 

Os protagonistas Gottlieb Daimler e Carl Benz construíram paralelamente os primeiros automóveis motorizados do mundo.

O pioneirismo desses homens fez com que eles colecionassem outras conquistas como a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a diesel do mundo. 

- Saiba mais em: Conheça a história da Mercedes-Benz: da origem aos dias atuais

 

A Estrela de três pontas

O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler.

Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra.

Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.

A versão atual do logo da Mercedes-Benz é utilizada desde 1990.

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