A estrela, símbolo da Mercedes-Benz, é referência de luxo, exclusividade e imponência no universo automotivo. Mas você sabe qual é sua origem?

Ao longo deste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre a história de um dos símbolos mais famosos de seu segmento e também vamos nos aprofundar na trajetória de sucesso da montadora alemã. Continue a leitura e confira:

  • O nascimento da Marca
  • A Estrela de três pontas
  • Linha do tempo das logomarcas da Mercedes-Benz

 

O nascimento da Marca

Antes de falarmos sobre a estrela de três pontas, símbolo da Mercedes-Benz, vamos contextualizar a história do nascimento da marca. 

Essa história teve início há mais de um século, na Alemanha, e traduz o primeiro capítulo da motorização veicular no mundo

Os protagonistas Gottlieb Daimler e Carl Benz construíram paralelamente os primeiros automóveis motorizados do mundo.

O pioneirismo desses homens fez com que eles colecionassem outras conquistas como a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a diesel do mundo. 

- Leia também: Museu Mercedes-Benz: há 15 anos contando a história automotiva

 

Início da distribuição de motores e veículos

Em abril de 1900, Emil Jellinek e a DMG assinaram um acordo de distribuição de veículos e motores. Logo de início, foi acertado o desenvolvimento de uma nova forma de motor que deveria levar o nome "Daimler-Mercedes".

Poucos dias mais tarde, Jellinek encomendou 36 veículos pelo preço global de 550 mil marcos, que, em valores atuais, corresponderia a 5,5 milhões de marcos. Não apenas para aquela época, foi um grande pedido. Depois de mais algumas semanas, ele encomendou mais 36 veículos, todos com motor de 8 HP.

O primeiro dos veículos com o novo motor, um carro de competição com 36 HP, foi entregue em dezembro de 1900 a Jellinek.

Este primeiro "Mercedes", desenvolvido por Wilhelm Maybach, construtor chefe da DMG, fez furor no início do século. As características do veículo - entre elas, seus baixos pontos de apoio, quadro de aço prensado, motor leve de alto desempenho e radiador tipo colmeia - representavam uma riqueza de inovações que o tornaram o primeiro automóvel moderno.

A "Semana de Nice", em março de 1901, com a Mercedes praticamente imbatível em todos os requisitos, ajudou Jellinek e a Mercedes com uma publicidade excepcional.

Em março de 1901 foram lançados os modelos irmãos 12/16 HP e 8/11 HP. As encomendas de Jellinek excederam a capacidade de produção da fábrica Daimler de Cannstatt.

- Saiba mais em: Conheça a história da Mercedes-Benz: da origem aos dias atuais e História da Mercedes na Fórmula 1: relembre essa trajetória de sucesso

 

A Estrela de três pontas

O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler.

Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra.

Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada, salvo pequenas atualizações.

A versão atual do logo da Mercedes-Benz é utilizada desde 1990.

 

Linha do tempo das logomarcas da Mercedes-Benz

Para que você entenda melhor um pouco da trajetória de uso das logomarcas da Mercedes-Benz, preparamos uma linha do tempo de seus principais marcos. Veja: 

  • 1886: Karl Benz cria a Benz Patent-Motorwagen.
  • 1901: Fundação da Mercedes, marca da Daimler-Motoren Gesselschaft (DMG) por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach.
  • 1902-1909: Primeiro logo da Mercedes, com inscrição MERCEDES em branco contornada por um traçado oval preto. Benz utiliza seu nome cercado por uma engrenagem mecânica.
  • 1909-1916: Benz estreia logomarca azul e dourada com coroa de louros ao redor do sobrenome do fundador. DMG registra a estrela de três pontas e uma estrela de quatro pontas (não utilizada).
  • 1916: Estrela de três pontas ganha destaque com nome Mercedes na parte inferior, cores branca, preta e vermelha predominam na logomarca da montadora alemã.
  • 1926: Fusão de Mercedes e Benz, criando a Mercedes-Benz. Logotipo combina louros da Benz e estrela de três pontas da Mercedes, com cores azul, prata, preto e vermelho.
  • 1934: Cor prata adicionada ao logotipo após envolvimento da marca no Grande Prêmio de Nurburgring.
  • 1980: Primeiro logo da união entre Mercedes e Benz substituído por versão minimalista, com estrela de três pontos em um círculo cinza, sem os louros da Benz.
  • 1990: Logotipo atual da Mercedes-Benz, mais detalhista e moderno, com inscrição MERCEDES-BENZ na parte inferior.

- Leia também: Mercedes-AMG: principais diferenciais da divisão esportiva da montadora alemã