A compra do primeiro carro geralmente envolve uma série de dúvidas, principalmente quando se trata de motoristas de primeira viagem. Há uma série de questões a serem consideradas para garantir uma escolha assertiva. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas importantes que devem ser levadas em conta durante o processo de pesquisa do primeiro automóvel. Continue lendo e tire suas dúvidas. 

 

O que avaliar na compra do primeiro carro?

Comprar o primeiro carro próprio é a realização de um sonho para muitas pessoas. Por isso, essa decisão deve ser muito bem pensada para evitar arrependimentos no futuro. 

É muito comum que por conta da falta de experiência, o motorista de primeira viagem acabe fazendo essa escolha baseado mais em questões estéticas do que funcionais, o que pode ser um grande erro.

Por isso, abaixo listamos alguns pontos importantes que você deve avaliar antes de fechar um negócio. Confira e aprenda a escolher o seu primeiro carro!

 

1. Faça um planejamento financeiro 

O primeiro e um dos mais importantes passos para fazer uma escolha assertiva do seu primeiro carro é definir o seu orçamento

A partir dessa definição você poderá buscar no mercado as opções disponíveis dentro do limite do seu planejamento financeiro. Avalie, por exemplo, qual a quantia você está disposto a pagar na entrada do veículo, assim como o montante que será desembolsado nas parcelas mensais de um possível financiamento. 

 

2. Modalidade de pagamento

Ainda falando sobre questões financeiras, outra decisão importante na compra do primeiro carro é a forma de pagamento que será utilizada na negociação

A modalidade mais utilizada nesse tipo de compra é o financiamento de veículos. Mas, você pode ainda optar pela compra à vista, o que lhe dá um maior poder de negociação de descontos. Além disso, há ainda a opção do consórcio. 

O consórcio de carros é uma boa opção para quem não tem urgência em adquirir o veículo logo ou não possui uma grande quantia para investir de imediato. 

 

3. Avalie a sua necessidade de uso

É muito importante que para a compra do seu primeiro carro você leve em consideração qual é a sua necessidade de uso.


Para ajudá-lo a entender melhor quais seriam os objetivos que o carro precisaria atender, você pode se fazer questionamentos como: 

  • O veículo seria utilizado mais para o trabalho ou para o lazer? 
  • Quantas pessoas serão transportadas no carro regularmente? 
  • O tamanho do porta-malas pode influenciar na sua decisão? 
  • Qual tipo de rua você mais irá frequentar? Estrada, cidade ou estrada de chão? 

Além disso, você deve estabelecer também quais aspectos do veículo podem influenciar mais na sua decisão. Por exemplo, ter um modelo com tecnologias de ponta é importante? Equipamentos de segurança são prioridades? E questões relacionadas a potência do carro? 

Portanto, pondere bem sobre essas questões e você conseguirá ter mais clareza na hora de procurar o modelo ideal para você. 

 

4. Escolha do modelo do carro

É chegada a hora de escolher qual modelo de carro vai combinar mais com o seu perfil e sua rotina. Atualmente, é possível encontrar uma vasta gama de modelos, desde sedans, picapes, SUVs, coupés, entre outros. 

Nossa dica é que você não se deixe influenciar muito pelo design, mas busque olhar para a funcionalidade do modelo. Por exemplo, se você andar muito em estradas de chão, então é interessante buscar modelos mais robustos, como os SUVs. 

Outro ponto importante a ser considerado aqui é que o tamanho do carro também é um ponto crítico para motoristas de primeira viagem. Isso porque esse fator pode gerar dificuldade para estacionar em pequenas vagas. 

- Leia também: SUVs Mercedes-Benz: modelos atuais e principais características

 

5. Direção hidráulica ou elétrica? 

Na hora de escolher o seu primeiro carro você terá que optar por um modelo com direção hidráulica ou elétrica. A primeira opção é a mais tradicional no mercado, proporcionando uma condução mais leve na hora das manobras. A segunda tem como vantagem o fato de exigir um menor esforço do motorista. 

A direção hidráulica tem como ponto negativo o fato de exigir uma constante troca de óleo, o que pode ser desgastante para motoristas iniciantes. Já a elétrica não costuma ser muito apreciada por motoristas que gostam sentir um controle maior do veículo durante a condução. 

 

6. Seguro do carro

Se você está comprando o seu primeiro carro, recomendamos que não deixe de fazer um seguro para o seu bem. Esse serviço vai ajudar você a se sentir mais seguro e respaldado, afinal, ele garante que você será respaldado em caso de eventuais danos ao bem. 

Portanto, o seguro de carro é especialmente indicado para motoristas de primeira, pois esses não têm muita experiência no trânsito, logo, o risco de acidentes por desatenção pode ser maior. 

Avaliar isso é importante na hora de escolher o carro porque o seguro dependerá do valor do carro e suas características. Por isso, indicamos que faça a busca pelo seguro ao mesmo tempo da busca pelo veículo e avalie os prós e contras da negociação. 

- Leia também: Direção defensiva: conheça boas práticas para dirigir e evitar acidentes

 

7. Não se esqueça do test drive

A melhor maneira de ter certeza da compra do seu primeiro carro é fazendo um test drive no modelo. Dessa forma você poderá sentir realmente como é conduzir o veículo, além de conhecer todas as suas especificações. 

Esse teste é ainda mais importante para motoristas iniciantes, uma vez que eles ainda não sabem muito qual é o seu estilo de condução. Mas, com o test drive você poderá tirar as dúvidas sobre o veículo e avaliar se ele lhe agrada de fato. 

- Leia também: Aplicativos para motoristas: dicas de programas úteis para condução