Opcionais de carro: 10 itens que vale a pena investir

Opcionais de carro: 10 itens que vale a pena investir

Data da postagem: 27/05/2022

Opcionais de carro: 10 itens que vale a pena investir

Opcionais de carro são itens complementares disponíveis para tornar o modelo ainda mais completo.

Todo veículo tem uma lista de opcionais que podem ser adicionados no momento da compra para melhorar a experiência de condução, além de ajudarem na segurança e contribuírem para dar mais conforto para motoristas e passageiros.

Listamos abaixo uma lista de opcionais de carros que vale a pena investir. Confira!

 

O que são opcionais de carro?

São itens que podem ser adicionados nos veículos para deixá-lo ainda mais personalizado. Esses itens, em geral, são aplicados ainda na fábrica, logo, são adquiridos no momento da compra.

Além dos itens opcionais, todo veículo conta ainda com itens de série, que são os equipamentos que vêm de fábrica em todos os modelos da linha. Existem também os acessórios, que são itens que podem ser adicionados na concessionária, com o veículo já projetado.

 

Itens opcionais de carro que vale a pena investir

Selecionamos dez itens que vão deixar seu veículo ainda mais completo e exclusivo. Veja abaixo quais são.

 

1. Vidros e travas elétricas

A maioria dos veículos contam com vidros e travas elétricas de fábrica. Contudo, se o seu modelo não dispõe desses equipamentos, é muito indicado adicioná-los como opcionais.

Além de conferirem mais segurança no trânsito, eles ainda proporcionam mais praticidade para os usuários do veículo.

 

2. Ar-condicionado

Assim como o item anterior, o ar-condicionado automotivo também costuma vir de fábrica na maioria dos carros atualmente. Mas, se não for o caso do seu veículo, é recomendável instalar o equipamento, principalmente em cidades mais quentes.

Mesmo veículos que já vem com ar condicionado de série, podem trazer opcionais que vão turbinar o equipamento, como modelos de duas zonas e opções automáticas.

 

3. Bancos de couro

Além do aspecto estético, investir em bancos de couro como opcionais traz uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Facilidade de higienização: carros com banco de couro são muito mais fáceis de limpar. Basta passar um pano úmido nos assentos de couro e ele estará com aspecto renovado;
  • Alta durabilidade;
  • Benéfico para a saúde: esse tipo de estofado não acumula poeira, o que inibe a proliferação de ácaros e fungos nos assentos.

- Leia também: 6 vantagens de comprar carros com banco de couro

 

4. Central multimídia

Todo carro atualmente vem com algum tipo de equipamento multimídia, nem que seja um sistema de som básico. Mas, muitas montadoras disponibilizam opcionais para turbinar a central multimídia, seja adicionando funções mais avançadas ou ampliando a qualidade do sistema de série.

É comum a disponibilização de itens opcionais como telas de entretenimento para os passageiros de trás e sistemas de som com alto-falantes com desempenho otimizado.

O sistema multimídia da Mercedes é o MBUX, que torna a condução muito mais confortável e personalizada.

 

5. Pintura

Outro item opcional de carro interessante para investir é a personalização da pintura.

Você pode investir em uma tonalidade diferenciada, com uma cor como azul ou amarelo ou ainda optar por tons metalizados, que dão ainda mais exclusividade para o veículo.

- Leia também: Pintura automotiva: dicas importantes para conservar a do seu carro

 

6. Sistemas de estacionamento

As montadoras, como a Mercedes-Benz, vem investindo em tecnologias de segurança e um dos focos são aquelas voltadas para ajudar o motorista com manobras de estacionamento.

Muitos desses sistemas são colocados à disposição dos motoristas como opcionais na hora da compra.

No caso da Mercedes, o pacote de estacionamento inclui o Park Assist ou PARKTRONIC, sistema que facilita a procura e manobras em vagas paralelas e perpendiculares.

O sistema conta ainda com câmera 360° que permite estacionar e manobrar com uma visão realística em torno do veículo, gerada pela combinação de 4 câmeras interligadas. Ela é ativada automaticamente quando a marcha à ré é engatada ou o motorista a ativa quando necessário.

 

7. Pacote de espelhos

O pacote de espelhos combina algumas funções práticas para o dia a dia no automóvel: espelhos retrovisores externos com retração elétrica evitam danos desagradáveis ao estacionar, o espelho retrovisor externo direito com opção de abaixar facilita o estacionamento e a função automática anti ofuscamento protege seus olhos.

 

8. Pacote de iluminação e visibilidade

Esse item opcional, disponível para alguns veículos Mercedes-Benz, proporciona mais conforto para o motorista e passageiros durante as viagens.

O sistema de iluminação interna conta com mais fontes de luz para uma melhor orientação, proporcionando ainda uma valorização estética para o veículo. Por exemplo, lentes de luz transparentes produzem um efeito tridimensional de cristais na unidade de comando no teto. Para uma rápida conferida ou para retocar a maquiagem, o espelho de cortesia do para-sol é iluminado.

Confira alguns dos componentes desse opcional da Mercedes-Benz:

  • Lanterna do compartimento interno/luz de leitura traseira na placa de fixação (traseira/esquerda/direita);
  • Iluminação do touchpad (dianteira);
  • Luzes de leitura (dianteira/esquerda/direita), iluminação do console;
  • Lanternas para espelho de maquiagem (dianteira/esquerda/direita);
  • Luz de sinalização e iluminação do ambiente;
  • Luzes de sinalização de desembarque (dianteira/esquerda/direita);
  • Iluminação da concha da maçaneta/puxador (dianteira/traseira/esquerda/direita);
  • Iluminação da área para os pés (dianteira/esquerda/direita);
  • Iluminação do porta-copos/porta-luvas;
  • Iluminação do porta-objetos.

 

9. Pacote de assistência à condução

Mais um opcional disponível nos veículos Mercedes-Benz, o pacote de assistência à condução Plus oferece o máximo de conforto e segurança, rumo à condução autônoma.

Como complemento ao pacote de assistência à condução, também está incluído o assistente ativo de congestionamento, que reduz expressivamente seu esforço nas rodovias.

Outra vantagem deste pacote: no caso de colisões laterais causadas por terceiros, o PRE-SAFE® Impulse Lateral pode oferecer proteção adicional.

 

10. Pacote de memória dos bancos

O pacote de memória, disponível como opcional para os veículos Mercedes-Benz, oferece um conforto operacional prático, especialmente quando seu veículo é usado por várias pessoas.

Os perfis de posição individuais abrangem além do ajuste do banco também a posição da coluna de direção e dos espelhos externos. No caso de troca de motorista ou acompanhante, sua posição pode ser restabelecida, bastando para isso apenas apertar um botão.

 

- Leia também: 11 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz


Gostou do texto? Confira outros artigos relacionados no blog da Bamaq Mercedes-Benz! Somos uma concessionária Mercedes com anos de experiência!

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: